Erbium Escreveu: ↑18 out 2019, 17:19
migle Escreveu: ↑15 out 2019, 21:06
Não vamos sempre voltar a esta conversa!
Onde é que a versão a gasolina é equivalente?
O que tem o elétrico a mais?
Voltámos. Sempre que há um eléctrico mais pequeno fico completamente em oposição convosco.
Basicamente, vocês sub-valorizam todas as qualidades que o carro eléctrico tem a mais.
Por outro lado, sobre-valorizam exageradamente cada cm3 de volume do habitáculo.
Em todas as marcas, todos os modelos, paga-se mais por um carro que tem um motor mais potente, com mais aceleração, mais forte, que anda melhor, tem travões melhores e mais segurança, que tenha uma caixa sequencial, ou com mais velocidades (no caso do 208 há uma sequencial na versão diesel, o preço não é o mesmo). O preço dos injectores, travões não é o mesmo.
Paga-se também mais por um carro mais cómodo de conduzir, com uma transmissão automática.
Também se paga mais por mais equipamento, até melhor infotainment, etc.
O eléctrico aqui é o único que nos semáforos irá deixar todos os outros carros lá atrás, sem o condutor sequer dar por isso.
E fá-lo em silêncio.
É verdade que há versões por 16500-17500€ mas têm 75cv e caixa manual de 5 velocidades. Nem vale a pena ir ver o equipamento, também.
Para chegar aos 130cv é preciso começar com a versão 1.2 Puretech 130cv com caixa automática de 8 velocidades.
Aqui já estamos a falar de um carro que deve ser interessante de conduzir, mas começa nos 23750€. O Allure eléctrico correspondente custa 31350€.
GT Line são 25700€ contra 33250€.
Ou vocês pensam que os construtores começaram a oferecer os carros?
São 7600€ de diferença para uma versão a gasolina que, mesmo com 130cv, não pode ter as prestações do eléctrico, tem de ser muito mais fraco e tem caixa de 8 velocidades...
Não é este número, 7600€, que vale?
São os 16000€, porque o que interessa são os cm3 do habitáculo?
E se eu disser que 31350€ é o preço de um Golf aí vão-me dizer que é totalmente incomparável, por causa dos tais cm3...
Erbium Escreveu: ↑18 out 2019, 17:19
migle Escreveu: ↑15 out 2019, 21:06
Quem quer este carro quer um eléctrico. Não há substituto. Um eléctrico anda quase de borla. E todos os construtores aproveitam-se disso para os venderem mais caros... Que fazer? É o que temos.
Não fazemos nada, aceitamos pq os elétricos são um segmento à parte...
Eles podiam pedir 100k por um citadino da peugeot e estava tudo bem!
[...]
15k€ de diferença dá para mais de 100k km's de gasolina, é de caras que compensa e vai o povo todo a correr a comprar!
100k km pode parecer um número alto nos EUA. Na Europa, um carro destes faz sempre à vontade muito mais perto dos 200k km.
É claro que se paga a diferença, nem há discussão possível.
Claro que o povo não vai a correr comprar porque não tem o € para dar.
Pode pedir um empréstimo maior, mas isso é uma decisão muito mais arriscada.
Mas vão comprar muito mais do que até aqui. Lembro-me de estar na posição do povo, olhar para o preço do Leaf e do i-Miev e pensar 30k... mesmo que fizesse um esforço muito grande e arriscasse, tudo isso para um carro que faz pouco mais de 100km?
Agora é diferente, esse faz 340km.
Ainda na linha dos cm3...
Se a Tesla vendesse uma versão do Model 3 a gasolina, com travões mais fracos, tambor atrás, jantes de aço indiferenciadas, bancos em espuma forrados a poliéster, ajuste manual, retrovisores manuais, ar condicionado manual, ecrã do rádio de 5", faróis em halogéneo, nem sei que mais... é ridículo!
Mas se vendesse essa versão do TM3 por 30000€, isso tornava a "versão eléctrica" mais cara para vocês? (Ou, por outro lado, seriam completamente indiferentes a esta nova linha de negócio que a Tesla tinha aberto?)