Leaf - Coimbra

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 566
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por FiwiPITO » 29 mar 2019, 15:16

:mrgreen: Tava a dizer MK2 para MK1, ficaste contudo igual excepto as Celulas ;)
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 08 abr 2019, 15:11

Atualização após 3 semanas da transferência das células:

Imagem
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1274
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por mafgod » 08 abr 2019, 15:17

Já voltaram as barras? ;-)
Já conseguiste fazer reset?
Autonomia máxima que conseguiste fazer?
Problemas/side effects que não contavas?

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 566
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por FiwiPITO » 08 abr 2019, 17:34

Muito parecido com o Meu, Praticamente igual no Ahr e Soh ;) :clap:
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por mjr » 08 abr 2019, 20:08

Já está no SOH das 12 barras! Ainda continuam a subir os Ahr?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 08 abr 2019, 21:00

mjr Escreveu:
08 abr 2019, 20:08
Já está no SOH das 12 barras! Ainda continuam a subir os Ahr?
Sim. Há pouco ia em 56,00.

A segunda tentativa de reset será daqui a uma semana. Nada de barras.

Em termos de autonomia já chegou aos 141 km, mas não tirei foto. No dia a dia os km esticam, esticam, esticam. De facto, a regeneração interfere muito e já se conseguiu fazer quase uma semana com uma carga (só para as voltinhas na cidade, claro).

O grande aumento está no Hx. Mais um pouco e duplica o valor anterior.

A um ritmo substancialmente menor, mas a tendência continua a ser de subida dos valores.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por filipeoliv » 11 abr 2019, 08:42

Parabéns pela coragem em ser o primeiro a fazer isto. ;)
Quem sabe se na próxima conseguem fazer o reset e voltam as 12 barras ;)

Só uma dúvida, o aperto dos parafusos nas células, deram aperto especifico ou não é importante?

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 17 abr 2019, 23:20

filipeoliv Escreveu:
11 abr 2019, 08:42
(...)Só uma dúvida, o aperto dos parafusos nas células, deram aperto especifico ou não é importante?
Julgo que não foi uma preocupação.

Atualização - viagem Coimbra/Lisboa.
Finalmente chegou a altura de testar o motivo da troca, a possibilidade de voltar a ter carga rápida e viajar.
A primeira etapa foi Coimbra-Leiria. Chegada ao PCR e suspense sobre a potência de carregamento (48,383 kW):

Imagem

Depois seguiu-se Leiria-Aveiras, com troca para o lado SN e chegada tranquila à capital, onde aproveitei para renovar o selo da Emel.

Para o regresso, Lisboa-Santarém (mesmo sem estar com a carga máxima), e ainda estava a comer a sopa quando o email chegou com a aviso de carregamento terminado. A próxima etapa seria Pombal - com a subida da serra a 70 km/h -, e fiquei pasmado quando verifiquei a meio do troço que se diminuísse o ritmo teria conseguido fazer Santarém-Coimbra sem parar, mas não arrisquei e parei em Pombal durante 6 minutos!!! Teve que ser porque já tinha 10 kWh no pack para completar os próximos 28 km até ao destino final... Enfim...

Para terminar, os valores deram um pulo e estão assim:

Ah = 58,21
SOH = 88,73
Hx = 75,10

Imagem

O ritmo da viagem foi CC a 90 km/h, exceto nas subidas prolongadas que já conhecemos. A temperatura mais alta do pack foi 35ºC.
Cheguei a ter mais que 150 km no mostrador e cada vez que o deixo à carga (limitada a 80%), aparecem sempre mais que 100 km de autonomia.
Estou bastante impressionado com o tempo em que ele se mantém a carregar acima dos 40 kW! Acho que está ótimo 8-)
Última edição por pafi em 18 abr 2019, 10:26, editado 3 vezes no total.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 17 abr 2019, 23:32

Comparação antes/depois:

Imagem
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3478
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por RJSC » 18 abr 2019, 01:14

pafi Escreveu:
17 abr 2019, 23:20
Depois seguiu-se Leiria-Aveiras, com troca para o lado SN e chegada tranquila à capital, onde aproveitei para renovar o selo da Emel.
O PCR estava avariado ou a troca foi só por estar ocupado?

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”