Perda de autonomia enquanto parado
- BrunoFonseca
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Perda de autonomia enquanto parado
No primeiro mês de utilização do meu ZOE fiz 1957 Km, agora, e devido a férias, parei um pouco...
Verifiquei que em 2 dias com o ZOE parado perdi autonomia. No dia 17/07 tinha 92 Km de autonomia, enquanto no dia 19 já só tinha 88.
Esta situação é normal nos VE / ZOE?
Verifiquei que em 2 dias com o ZOE parado perdi autonomia. No dia 17/07 tinha 92 Km de autonomia, enquanto no dia 19 já só tinha 88.
Esta situação é normal nos VE / ZOE?
- pemifer
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Re: Perda de autonomia enquanto parado
Penso que é normal.
O meu perde.
Podes ver no meu DB, perdeu 0,2 em 2:45
Não acusa nada na autonomia nem na percentagem mas foi pouco tempo.
viewtopic.php?f=56&t=5332&hilit=wiscons ... 40#p105878
O meu perde.
Podes ver no meu DB, perdeu 0,2 em 2:45
Não acusa nada na autonomia nem na percentagem mas foi pouco tempo.
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- migle
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Re: Perda de autonomia enquanto parado
Enfim, eu não diria perder autonomia... houve descarga da bateria.
Todas as baterias perdem um bocadinho de carga, "descarga estática". Por exemplo, as pilhas AA e AAA recarregáveis, são de NiMH, e se as carregarmos a 100%, tipicamente ao fim de uma ou duas semanas já perderam a carga toda (excepto as LSD, que quando compramos dizem que vêm já carregadas e prontas a usar). As baterias Li-Ion são as que perdem menos carga.
Mas esse valor é grande demais em Li-Ion. Provavelmente há algum equipamento que consome energia.
No caso do IONIQ, todos os equipamentos estão ligados à bateria auxiliar de 12V. Porém, periodicamente, o carro acorda e verifica o nível da bateria de 12V. Se for demasiado baixo, ele carrega a bateria de 12V com energia da bateria de tracção.
Ao voltar ao carro, temos um aviso "A bateria auxiliar foi carregada".
Isto é uma daquelas coisas óptimas que um carro eléctrico tem.
Uma pessoa que deixe o seu carro uns tempos, um mês ou mais, arrisca-se ao voltar a ter ficado sem bateria de 12V e a ter de chamar o reboque ou ajudar para carregar e mesmo ter de trocar a bateria.
Não fazia sentido (e seria perigoso) se o carro a gasolina acordasse sozinho e ficasse fechado numa garagem com o motor a trabalhar meia hora para carregar a bateria de 12V.
Nós não temos essa preocupação.
PS: O meu comentário é genérico. Talvez alguém saiba alguma coisa mais específica do Zoe...
Todas as baterias perdem um bocadinho de carga, "descarga estática". Por exemplo, as pilhas AA e AAA recarregáveis, são de NiMH, e se as carregarmos a 100%, tipicamente ao fim de uma ou duas semanas já perderam a carga toda (excepto as LSD, que quando compramos dizem que vêm já carregadas e prontas a usar). As baterias Li-Ion são as que perdem menos carga.
Mas esse valor é grande demais em Li-Ion. Provavelmente há algum equipamento que consome energia.
No caso do IONIQ, todos os equipamentos estão ligados à bateria auxiliar de 12V. Porém, periodicamente, o carro acorda e verifica o nível da bateria de 12V. Se for demasiado baixo, ele carrega a bateria de 12V com energia da bateria de tracção.
Ao voltar ao carro, temos um aviso "A bateria auxiliar foi carregada".
Isto é uma daquelas coisas óptimas que um carro eléctrico tem.
Uma pessoa que deixe o seu carro uns tempos, um mês ou mais, arrisca-se ao voltar a ter ficado sem bateria de 12V e a ter de chamar o reboque ou ajudar para carregar e mesmo ter de trocar a bateria.
Não fazia sentido (e seria perigoso) se o carro a gasolina acordasse sozinho e ficasse fechado numa garagem com o motor a trabalhar meia hora para carregar a bateria de 12V.
Nós não temos essa preocupação.
PS: O meu comentário é genérico. Talvez alguém saiba alguma coisa mais específica do Zoe...
- BrunoFonseca
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Re: Perda de autonomia enquanto parado
Pergunta: a temperatura exterior pode ter influência? É que o carro tem estado na rua e a 2ª autonomia que verifiquei aconteceu por volta do meio dia com uma temperatura do ar a 24º, contudo este estava ao sol.
Re: Perda de autonomia enquanto parado
Nunca notei perda significativa; mas também nunca tive o carro parado mais que 48 horasBrunoFonseca Escreveu: ↑19 jul 2018, 22:24No primeiro mês de utilização do meu ZOE fiz 1957 Km, agora, e devido a férias, parei um pouco...
Verifiquei que em 2 dias com o ZOE parado perdi autonomia. No dia 17/07 tinha 92 Km de autonomia, enquanto no dia 19 já só tinha 88.
Esta situação é normal nos VE / ZOE?
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
Re: Perda de autonomia enquanto parado
No zoe não temos maneira de saber se a bateria de 12v foi carregada (pelo menos não conheço); mas imagino que se a paragem for longa ele também faz carregamento desta.
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X
- migle
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Re: Perda de autonomia enquanto parado
Num VE é o que faz sentido.
Vocês no Zoe conseguem tirar informação da porta OBD?
Caso consigam, detecta-se facilmente que a tensão da bateria auxiliar sobe dos 12 para os 14V durante o carregamento.
Vocês no Zoe conseguem tirar informação da porta OBD?
Caso consigam, detecta-se facilmente que a tensão da bateria auxiliar sobe dos 12 para os 14V durante o carregamento.
- BrunoFonseca
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Re: Perda de autonomia enquanto parado
Obrigado a todos pelo esclarecimento. Com base nos vossos testemunhos posso concluir que é normal alguma perda de carga. Para todos os efeitos os VE foram feitos para andar e não para estarem parados.
Já encomendei o tal gadget para ligar com a app CanZe. Não sei se dará para medir as perder enquanto desligado, mas pode ser que dê.
Já encomendei o tal gadget para ligar com a app CanZe. Não sei se dará para medir as perder enquanto desligado, mas pode ser que dê.