EVSE inteligente
- Apr
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EVSE inteligente
Malta, quero partilhar convosco mais um passo para tentar massificar a adoção de EVSE's inteligentes:
Neste momento o meu cenário consiste apenas nos seguintes componentes:
- 1 EVSE OpenEVSE - O OpenEVSE está disponivel para comprar na Europa ou quem quiser umas copias baratas que fiz e que estou a usar atualmente para desenvolver, estão nos classificados.
- 1 eNode (C/ direção de corrente se houver paineis solares) com firmware especial - este medidor é praticamente de graça para quem quiser fazer (https://github.com/apreb/eNode). A versão de firmware especial do eNode é gratuita para todos os users registados do fórum e que participem na divulgação destes medidores com questões, criticas, dúvidas, problemas e sugestões.
- 1 adaptador WiFi para o OpenEVSE - Este adaptador é basicamente um ESP8266 que dá acesso remoto ao EVSE e permite comunicar com as medições de energia do eNode. Opcionalmente permite ligar um botão e um LED RGB para construir um EVSE portátil e permite ligar um medidor de energia dedicado (um PZEM) para recolher estatisticas e permtir temporizar cargas com base em varias grandezas.
Este último item está dependente de mim, mas vai estar disponivel para os DYI'ers muito brevemente!
Agora queria mostrar-vos a capacidade de ajuste em tempo real da energia de carga que fiz numa instalação fotovoltaica a que tenho acesso: Para quem não conhece os gráficos seguintes são retirados do Emoncms onde se pode ver a amarelo a produção solar do local e a azul o consumo da instalação. Os consumos da casa podem ser vistos parcialmente quando o veiculo não está à carga e assim que o VE começa a carregar, o EVSE tenta ajustar a potenca de forma a que apenas use energia solar.
O pico marcado como slow start deriva do atraso que o carro provoca desde que se inicia a carga. No meu Leaf observo um atraso de até 40 segundos. Ou seja, dou a ordem de carga e o EVSE é programado automaticamente para os 6A, ao receber as medições do consumo verifico que tenho que compensar X amperes para nao injetar e o EVSE reporta 6+X ao carro. Como o carro não esta a carregar ainda, ao receber mais uma medição de energia, as contas revelam que é preciso compensar com mais Y amperes, logo o EVSE vai reportar 6+X+Y e assim sucessivamente. Em muito menos de 40 segundos tenho o EVSE no maximo e o carro a arrancar a carga a toda a velocidade. Este comportamento está corrigido, pelo menos para o Leaf.
Se se alterarem os amperes manualmente o algoritmo reconverge em duas iterações como se pode observar no pico do lado direito.
Outro problema foi a necessidade de fazer um ajuste fino quando a diferença de energia é muito baixa para o EVSE não estar constantemente a saltar entre consumo e injeção. Acho o resultado bastante satisfatório, e não compromete em dias com produções menos estáveis, como se pode ver na imagem seguinte:
Em termos de desperdicio, no pior cenário apresentado, 97% de toda a energia solar produzida vai efetivamente para o carro e casa! Se fizer zoom ao periodo de carga neste último exemplo (tirando a parte final da carga) observa-se um desperdicio de 3% de energia injetada para a rede.
Em termos de consumos adicionais, a energia consumida da rede também é residual e varia entre 1% e 3% nos exemplos dados. Quanto maior o parque fotovoltaico instalado mais facil é para o algoritmo ajustar-se à prdução a importar o minimo de energia da rede!
À medida que for testando os variados componentes de ajuste automatico vou reportando aqui. A seguir reportarei o comportamento no limite das potencias contratadas, onde o EVSE se ajusta automaticamente para carregar o mais rapidamente possivel sem disparar a proteção de limite de potência do operador de energia.
Neste momento o meu cenário consiste apenas nos seguintes componentes:
- 1 EVSE OpenEVSE - O OpenEVSE está disponivel para comprar na Europa ou quem quiser umas copias baratas que fiz e que estou a usar atualmente para desenvolver, estão nos classificados.
- 1 eNode (C/ direção de corrente se houver paineis solares) com firmware especial - este medidor é praticamente de graça para quem quiser fazer (https://github.com/apreb/eNode). A versão de firmware especial do eNode é gratuita para todos os users registados do fórum e que participem na divulgação destes medidores com questões, criticas, dúvidas, problemas e sugestões.
- 1 adaptador WiFi para o OpenEVSE - Este adaptador é basicamente um ESP8266 que dá acesso remoto ao EVSE e permite comunicar com as medições de energia do eNode. Opcionalmente permite ligar um botão e um LED RGB para construir um EVSE portátil e permite ligar um medidor de energia dedicado (um PZEM) para recolher estatisticas e permtir temporizar cargas com base em varias grandezas.
Este último item está dependente de mim, mas vai estar disponivel para os DYI'ers muito brevemente!
Agora queria mostrar-vos a capacidade de ajuste em tempo real da energia de carga que fiz numa instalação fotovoltaica a que tenho acesso: Para quem não conhece os gráficos seguintes são retirados do Emoncms onde se pode ver a amarelo a produção solar do local e a azul o consumo da instalação. Os consumos da casa podem ser vistos parcialmente quando o veiculo não está à carga e assim que o VE começa a carregar, o EVSE tenta ajustar a potenca de forma a que apenas use energia solar.
O pico marcado como slow start deriva do atraso que o carro provoca desde que se inicia a carga. No meu Leaf observo um atraso de até 40 segundos. Ou seja, dou a ordem de carga e o EVSE é programado automaticamente para os 6A, ao receber as medições do consumo verifico que tenho que compensar X amperes para nao injetar e o EVSE reporta 6+X ao carro. Como o carro não esta a carregar ainda, ao receber mais uma medição de energia, as contas revelam que é preciso compensar com mais Y amperes, logo o EVSE vai reportar 6+X+Y e assim sucessivamente. Em muito menos de 40 segundos tenho o EVSE no maximo e o carro a arrancar a carga a toda a velocidade. Este comportamento está corrigido, pelo menos para o Leaf.
Se se alterarem os amperes manualmente o algoritmo reconverge em duas iterações como se pode observar no pico do lado direito.
Outro problema foi a necessidade de fazer um ajuste fino quando a diferença de energia é muito baixa para o EVSE não estar constantemente a saltar entre consumo e injeção. Acho o resultado bastante satisfatório, e não compromete em dias com produções menos estáveis, como se pode ver na imagem seguinte:
Em termos de desperdicio, no pior cenário apresentado, 97% de toda a energia solar produzida vai efetivamente para o carro e casa! Se fizer zoom ao periodo de carga neste último exemplo (tirando a parte final da carga) observa-se um desperdicio de 3% de energia injetada para a rede.
Em termos de consumos adicionais, a energia consumida da rede também é residual e varia entre 1% e 3% nos exemplos dados. Quanto maior o parque fotovoltaico instalado mais facil é para o algoritmo ajustar-se à prdução a importar o minimo de energia da rede!
À medida que for testando os variados componentes de ajuste automatico vou reportando aqui. A seguir reportarei o comportamento no limite das potencias contratadas, onde o EVSE se ajusta automaticamente para carregar o mais rapidamente possivel sem disparar a proteção de limite de potência do operador de energia.
Última edição por Apr em 11 jun 2018, 21:40, editado 1 vez no total.
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Re: EVSE inteligente
Muito bom! Também quero!
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- NunoLopes
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Re: EVSE inteligente
Mais um interessado @Apr, tenho aqui um Simple EVSE 1.1 para fazer um EVSE portátil, para substituir o sabonete da avo.
Mas preciso de um OpenEVSE para a minha Wallbox a ficar em casa, já instalei o FW do emomcms num cartão SD para o RPi 2 que tenho aqui em casa.
Tenho também encomendado uns PZEM-004 e uns NodeMCU ESP8266 para medir os consumos em casa, como o OpenEnergy.
@Apr, as placas são estas aqui á venda - viewtopic.php?f=52&t=7109https://www.ni ... =52&t=7109
Mas preciso de um OpenEVSE para a minha Wallbox a ficar em casa, já instalei o FW do emomcms num cartão SD para o RPi 2 que tenho aqui em casa.
Tenho também encomendado uns PZEM-004 e uns NodeMCU ESP8266 para medir os consumos em casa, como o OpenEnergy.
@Apr, as placas são estas aqui á venda - viewtopic.php?f=52&t=7109https://www.ni ... =52&t=7109
Última edição por NunoLopes em 20 abr 2018, 11:09, editado 1 vez no total.
- BrunoAlves
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Re: EVSE inteligente
Parabéns, está a ficar cheio de bom aspecto
Fica aqui a recomendação as placas que o Apr tem à venda, tenho uma, estou praticamente a acabar o EVSE com elaApr Escreveu:- 1 EVSE OpenEVSE - O OpenEVSE está disponivel para comprar na Europa ou quem quiser umas copias baratas que fiz e que estou a usar atualmente para desenvolver, estão nos classificados.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
Re: EVSE inteligente
Mais um excelente trabalho APR
Eu vivo num apartamento, só o que tenho pena é só ter 2 paineis solares...pedromgs Escreveu:So tenho pena de viver num apartamento
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Re: EVSE inteligente
Muito bom. Gostei.
Qual o comportamento com os contadores inteligentes?
Aqueles que não dão praticamente nenhuma folga à potência contratada?
Qual o comportamento com os contadores inteligentes?
Aqueles que não dão praticamente nenhuma folga à potência contratada?
- Apr
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Re: EVSE inteligente
O Simple EVSE é o maior engano na historia dos EVSE's. Onde ele é bom é dentro casa onde as proteções já estão garantidas e não chove em cima da ficha. Na rua onde é critico ter proteção e isolamento o SimpleEVSE é muito mau, porque é preciso adicionar muitos componentes que o vão fazer muito maior e até mais caro do que outras alternativas. Usá-lo sem essas proteções em tomadas desconhecidas e principalmente dentro da ficha J1772 na rua onde pode apanhar àgua é na minha opinião um comportamento no mínimo NEGLIGENTE.NunoLopes Escreveu:Mais um interessado @Apr, tenho aqui um Simple EVSE 1.1 para fazer um EVSE portátil, para substituir o sabonete da avo.
- NunoLopes
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Re: EVSE inteligente
@Apr, como eu não penso em usar muitas vezes o EVSE portátil, visto que os meus carregamentos são feitos em postos da Mobi.E 99% e em casa, onde aqui vou instalar uma Wallbox feita com uma placa das tuas com NodeMCU e PZEM-004t, para as vezes que não conseguir carregar na Mobi.E, por isso o EVSE portátil feito com o Simple EVSE será só mesmo para um desenrasque onde não exista Mobi.E e esteja longe de casa.Apr Escreveu:O Simple EVSE é o maior engano na historia dos EVSE's. Onde ele é bom é dentro casa onde as proteções já estão garantidas e não chove em cima da ficha. Na rua onde é critico ter proteção e isolamento o SimpleEVSE é muito mau, porque é preciso adicionar muitos componentes que o vão fazer muito maior e até mais caro do que outras alternativas. Usá-lo sem essas proteções em tomadas desconhecidas e principalmente dentro da ficha J1772 na rua onde pode apanhar àgua é na minha opinião um comportamento no mínimo NEGLIGENTE.NunoLopes Escreveu:Mais um interessado @Apr, tenho aqui um Simple EVSE 1.1 para fazer um EVSE portátil, para substituir o sabonete da avo.
O @Erbium tem feito EVSE portátil com o Simple EVSE versão normal e penso que nunca teve problemas fora de casa.
- Apr
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Re: EVSE inteligente
Isso nao faz sentido, por muito raras que sejam essas situações, são as que exigem um EVSE minimamente bem feito. Se estas a pensar em fazer um parecido ao do Eribrum estás no bom caminho, ele escolheu materiais de boa qualidade e obviamente ficou bastante maior do que costuma ser o tipico Simple EVSE portátil com tudo dentro da ficha J1772.NunoLopes Escreveu: o EVSE portátil feito com o Simple EVSE será só mesmo para um desenrasque onde não exista Mobi.E e esteja longe de casa.
Não faço ideia mas mais cedo ou mais tarde o meu deve ser substituido e ai já vou poder verificar como funciona. Sou um utilizador intensivo da carga máxima em horas criticas. Tenho utilizado com bastante tranquilidade já há uns anos e tirando uns ajustes no inicio nunca disparou o quadro por excesso de carga. Em dias de necessidade consigo chegar a casa com pouca carga e carregar praticamente ao máximo enquanto janto e organizo o fim de dia.mafgod Escreveu: Qual o comportamento com os contadores inteligentes?
Aqueles que não dão praticamente nenhuma folga à potência contratada?