Welectric talks

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
cfvp
Mensagens: 1647
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Welectric talks

Mensagem por cfvp » 29 mar 2022, 22:32

BrunoFonseca Escreveu:
29 mar 2022, 15:23
Talvez não tenha lido o meu comentário inicial
Aos primeiros suc foi-lhes dada autorização para funcionarem (se nao estou em erro, por parte da erse e dgeg), logo, se lhes foi dada essa autorização, não estão ilegais.
Quanto aos que estão por abrir, e se as entidades competentes indicam que não podem abrir é porque não respeitam algum ponto das normas. Note-se que não sou jurista, pelo que se pretende um parecer, deverá consultar um.
Mas se o que quer os suc da tesla a funcionar, então devia estar satisfeito com o anúncio que o Luis Barroso fez, isto é, que até ao final do ano a situação ficará ultrapassada.
Foi-lhes dada autorização há uns anos, mas agora estão ilegais. Se ouvir aquilo que o Henrique Sanchez diz na conversa (01:05:00), fica bem claro que a Tesla neste momento está numa situação ilegal.

Menos mal que até ao fim do ano vão ter o assunto arrumado. Vamos lá ver como vai ser depois.

Porém quem fala na Tesla, fala no Continente. A este também lhe deram uma excepção?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

LFN
Mensagens: 396
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Welectric talks

Mensagem por LFN » 30 mar 2022, 00:04

Mais algum país tem a figura do CEME? Para que serve esta figura senão para:

- ficar com a margem assegurada no negócio vendendo energia ao preço de ouro ao consumidor final, sem ter de se esforçar nadinha para fornecer com preços competitivos e por atacado ao OPC, o que leva os preços portugueses para o nível em que apenas compensa a quem carregar essencialmente em casa, senão sai ao preço do gasóleo;

- deixar o custo e o risco todo do lado do OPC, tendo este apenas acesso a uma parcela do negócio naturalmente o incentivo para investir é muito menor;

- ao dividir o custo final por CEME+OPC, tornar o preço final totalmente opaco, o que não devia sequer ser permitido pelas regras de proteção do consumidor e é contrariado pela nova Diretiva Europeia (naturalmente!) que está em fase de conclusão;

- Liquidar a vantagem da rede única em termos de roaming, pois qualquer operador estrangeiro que queira fazer acordos em Portugal ou tem de se constituir como CEME ou fazer acordo com um, ambos processos com custos desinteressantes; por alguma razão tenho um cartão que permite carregar em milhares de postos de todos os países europeus via acordos de roaming (precisamos mesmo de cartão único ou de acordos de roaming?), havendo um único país europeu com zero postos para carregar (Portugal). Refiro-me ao Chargemap, mas há outros exemplos, para não falar na Ionity que para entrar em Portugal tem os seus postos isolados do resto da europa na app da empresa.

Enquanto não nos livramos da figura do CEME não vamos a lado nenhum.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Welectric talks

Mensagem por zeuz » 30 mar 2022, 00:09

BrunoAlves Escreveu:
29 mar 2022, 14:45
Foi engraçado que já várias vezes se disse que foi a MobiE que deu autorização à Tesla para abrir no passado, o seu presidente disse de caras que não.
Diz-se muita coisa, de facto :mrgreen:
Ainda acreditas no que esse Senhor diz? :roll:
Nonnus Escreveu:
29 mar 2022, 19:14
Eu tenho neste momento 4 cartões e como já foi discutido várias vezes, o cartão único não me deixa apeado mas pode-me fazer um assalto a carteira.
"CARTAO NAO AUTORIZADO" :mrgreen:
rnlcarlov Escreveu:
29 mar 2022, 19:32
Não posso afirmar que neste momento basta uma app em Espanha para ir para todo o lado, mas acredito que lá chegaremos.
A app do Electromaps não permite isso ?
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2976
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Welectric talks

Mensagem por Nonnus » 30 mar 2022, 08:40

LFN Escreveu:
30 mar 2022, 00:04
Mais algum país tem a figura do CEME?
A certa altura da conversa eles reconhecem que a ME esta demasiado agarrada a figura da venda de energia existente. Engraçado como reconhecem que este é um dos problemas mas os anos vão passando e ninguém faz nada para se alterar o que temos.

Vamos andar com manobras para o OPC poder produzir a sua própria energia nos postos, quando bastava fazer uma lei especifica para a ME e deixar de ser necessário CEME + OPC. Enfim... ainda bem que para alguns isto é tudo normal.

Existe tanta normalidade na ME que até ficamos :shock:

É normal a existência de um CEME + OPC.

É normal não haver a informação do custo de um carregamento.

É normal um CEME fazer dinheiro na infraestrutura do OPC sem ter contribuído com nada.

É normal haver uma EGME que cobra uma taxa, mas essa taxa é paga com um fundo ambiental que devia servir para outras coisas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

rafaelferreirapt
Mensagens: 182
Registado: 04 jun 2018, 23:10
Data de fabrico: 15 mai 2018
Capacidade bateria: 114,8 Ah
Localização: Aveiro

Re: Welectric talks

Mensagem por rafaelferreirapt » 30 mar 2022, 09:03

cfvp Escreveu:
29 mar 2022, 15:15
BrunoAlves Escreveu:
29 mar 2022, 14:45
E sim, a cena do Inspetor Gadget foi muito giro de ver. Nota-se bem que andam muito de VE :lol: Talvez devessem pedir conselhos a quem o faz, sempre evitavam as barbaridades.
Acredito que andem muito de VE, mas é de Tesla, nos SuCs ilegais. :twisted: :lol:
A equipa da miio, incluindo os colaboradores, fazem muitos kms de VE. Têm carro elétrico desde 2019, uns usam Nissan Leaf (70mil kms, e vão agora fazer viagem até ao Luxemburgo), 2 Renault Zoe 50 (com soma de 290 mil kms), 1 Tesla com 50 mil kms.

Um total de 410 mil kms de colaboradores da miio de VE. Preferencialmente usam a rede pública de carregamentos dada a comodidade que permite.

Estas duas semanas, fez-se 4 mil kms em Espanha, incluindo um Renault Zoe 50, para experimentar as aplicações "concorrentes" e os bons, e os maus da rede espanhola.

Este é o primeiro post com conclusões: https://www.linkedin.com/feed/update/ur ... 951157760/
Última edição por rafaelferreirapt em 30 mar 2022, 09:46, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6360
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoAlves » 30 mar 2022, 09:40

Como é óbvio a crítica foi para quem falou no "Inspector Gadget", não para a Miio ;)

Sobre o artigo da Daniela, "apps que não funcionam, que têm erros genéricos, zero tratamento de dados e muito deles errados, (...) muito poucas permitem manter visibilidade sobre a nossa sessão, (...)", bem como outras considerações, não creio que seja um exclusivo de Espanha ;)
O erro dessa análise é continuar a misturar a Miio com a rede pública. Eu prefiro sempre sugerir que tentem imaginar a rede pública sem a Miio 8-)

Em relação à última questão colocada pela Daniela nesse artigo: sem dúvida.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Welectric talks

Mensagem por BrunoFonseca » 30 mar 2022, 09:53

Nonnus Escreveu:
30 mar 2022, 08:40
LFN Escreveu:
30 mar 2022, 00:04
Mais algum país tem a figura do CEME?
A certa altura da conversa eles reconhecem que a ME esta demasiado agarrada a figura da venda de energia existente. Engraçado como reconhecem que este é um dos problemas mas os anos vão passando e ninguém faz nada para se alterar o que temos.

Vamos andar com manobras para o OPC poder produzir a sua própria energia nos postos, quando bastava fazer uma lei especifica para a ME e deixar de ser necessário CEME + OPC. Enfim... ainda bem que para alguns isto é tudo normal.

Existe tanta normalidade na ME que até ficamos :shock:

É normal a existência de um CEME + OPC.

É normal não haver a informação do custo de um carregamento.

É normal um CEME fazer dinheiro na infraestrutura do OPC sem ter contribuído com nada.

É normal haver uma EGME que cobra uma taxa, mas essa taxa é paga com um fundo ambiental que devia servir para outras coisas.
Bem... mais um tópico que derivou de uma conversa para o modelo. Em suma parece que a ME em Portugal se resume ao modelo.
Fica aqui só mais uma consideração sobre o modelo:

O modelo permite que cada player opte por um tipo de área de negócio no qual se pode especializar.
Há quem opte por ser simplesmente OPC. Talvez a pior opção pois implica investimentos elevados em material que deprecia bastante
Há quem opte por ser simplesmente CEME, embora legalmente os CEME tenham que ser também OPC e com um posto registado na EGME
Os CEME podes depois dividir-se naqueles cujo interesse se baseia na algoritmia, como é o caso da Miio
ou aqueles que simplesmente querem comercializar energia. Ser CEME implica apresentar garantias bancárias elevadíssimas, contudo talvez apresente menos risco do que ser OPC. O CEME, quando regista 1 posto na rede beneficia da totalidade da rede, e isso é uma mais valia gigante face a qualquer outro modelo espalhado pelo mundo.

Agora, o que não se compreende é porque é que os CEME que operam também como OPC (estou a referir-me aqueles com mais de 100 postos já instalados), não apresentam soluções simples, como redução da tarifa CEME quando se utiliza um posto do próprio CEME (desconto no CEME e não no OPC); ou soluções de assinatura com mensalidades definidas, etc, etc.

Como costumo dizer, não sou a favor ou contra o modelo, muito menos contra a EGME e a sua taxa (que a existindo devia fazer parte dos custos operacionais dos CEME e OPC pois é a eles que é imputada e não ao UVE), sendo a minha percepção que o ónus da evolução da "client experience" está nas mão dos CEME+OPC.
Não é ao Estado que temos que pedir uma melhor experiencia de utilização, mas sim a quem nos presta o serviço, e se por algum motivo todos nos gostamos da Miio é porque conseguir melhorar em muito a nossa experiencia enquanto utilizadores.
Então se a Miio, que é um player deste ecossistema consegue dar uma boa experiencia, porque é que a concorrência não consegue? (sim, eu disse concorrência embora há quem diga que o modelo da ME é um monopólio (!!??)

Se há coisas que têm de ser melhoradas? É claro que há:
- Os CEME poderem comercializar energia que produzem (nota: isto é negócio e não altera a experiencia do cliente. Pode resultar num menor custo para o utilizador ou uma maior margem para o CEME)
- Informação relevante no momento da carregamento (kWh, tempo, valor a pagar)
- Métodos alternativo de acesso ao carregamento e seu pagamento (parece-me que a Miio e a Powedot já têm qualquer coisa com QR Code)
- Melhores condições nas estações de carregamento (aqui o problema estende-se a grande parte dos postos na Europa)
- etc...

Sobre as redes do Continente e Tesla:
- Diria que assim que os CEME poderem comercializar a sua própria energia, deixará de ser problema para o Continente fazer parte integrante da rede
- Sobre a Tesla, parece-me mais ser um "birra de menino rico" por parte da marca, mas considerando que quando a UE "obrigou" a Tesla a mudar para CCS em vez das tomadas que utilizavam e ainda o facto de estarem a permitir que outras marcas carreguem nos seus posto, parece-me que terão mais interesse adaptar o seu sistema de forma a cumprir com a legislação em vigor em Portugal do que o inverso.

Mas teremos sempre os "velhos do Restelo", e à medida que os problemas forem sido mitigado, haverá sempre alguém com o discurso mesquinho como aquele que invade as redes sociais e que é sempre acompanhado pelo "taxas e taxinhas"... gente que nunca olhou para a sua factura de electricidade doméstica e que depois insiste em repetir o que os outros dizem... enfim...

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2976
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Welectric talks

Mensagem por Nonnus » 30 mar 2022, 10:46

BrunoAlves Escreveu:
30 mar 2022, 09:40
Como é óbvio a crítica foi para quem falou no "Inspector Gadget", não para a Miio ;)

Sobre o artigo da Daniela, "apps que não funcionam, que têm erros genéricos, zero tratamento de dados e muito deles errados, (...) muito poucas permitem manter visibilidade sobre a nossa sessão, (...)", bem como outras considerações, não creio que seja um exclusivo de Espanha ;)
O erro dessa análise é continuar a misturar a Miio com a rede pública. Eu prefiro sempre sugerir que tentem imaginar a rede pública sem a Miio 8-)

Em relação à última questão colocada pela Daniela nesse artigo: sem dúvida.
+1

Realmente justificar o modelo com uma aplicação de um CEME. Ainda agora se percebeu que outra aplicação de um outro CEME também tem um erro que não permite o inicio da sessão. Qual é novidade de haver aplicações com erros? A própria miio tem os seus bugs que muitos de nós já reportamos ao longo do tempo. Será que a miio nasceu livre de falhas? Seria o primeiro software no mundo.

Vamos denegrir os outros para elevar o que é nosso.

Sui generis, não sei porquê ficou-me retido esta expressão.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

cfvp
Mensagens: 1647
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Welectric talks

Mensagem por cfvp » 30 mar 2022, 10:59

rafaelferreirapt Escreveu:
30 mar 2022, 09:03
A equipa da miio, incluindo os colaboradores, fazem muitos kms de VE. Têm carro elétrico desde 2019, uns usam Nissan Leaf (70mil kms, e vão agora fazer viagem até ao Luxemburgo), 2 Renault Zoe 50 (com soma de 290 mil kms), 1 Tesla com 50 mil kms.

Um total de 410 mil kms de colaboradores da miio de VE. Preferencialmente usam a rede pública de carregamentos dada a comodidade que permite.

Estas duas semanas, fez-se 4 mil kms em Espanha, incluindo um Renault Zoe 50, para experimentar as aplicações "concorrentes" e os bons, e os maus da rede espanhola.

Este é o primeiro post com conclusões: https://www.linkedin.com/feed/update/ur ... 951157760/
Entendo. Eu não achei que todos na miio andassem de Tesla, estava a ser um bocado mauzinho daí o " :twisted: ", mas em tom de brincadeira. Por acaso estava-me a referir a todos os intervenientes da conversa, visto que tanto o Henrique como a Daniela têm um Tesla. Os outros não sei, mas se calhar...

Quanto ao post do linkedin parece muito interessante, vou ver, obrigado!
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Welectric talks

Mensagem por rnlcarlov » 30 mar 2022, 11:07

zeuz Escreveu:
30 mar 2022, 00:09
A app do Electromaps não permite isso ?
Não. É essencial para ver todos os postos, estados em tempo real de alguns deles e comentários de utilizadores, mas não tem uma cobertura assim tão grande quando toca a utilizar com app. A app com maior abrangência é a da Iberdrola. O seu principal problema é mesmo abrir conta para utilizadores portugueses. É preciso telefonar para lá para ativar a conta, mas de resto foi graças a esta app que fiz mais de 5000km em Espanha.

Depois claro, com a experiência (e comentários do electromaps) percebemos que há redes pouco fiáveis e que são de evitar quando possível. A rede da Endesa por exemplo é uma delas, e a da Repsol também tive má experiência com a app deles (mas felizmente vários postos Repsol funcionam com a Iberdrola).

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”