Duvidas " eletricas"

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por rnlcarlov » 05 out 2021, 18:19

Shiseido Escreveu:
05 out 2021, 18:17
Uma questao, no caso de ter o carro antes de ter a tomada na garagem, eu tenho a possibilidade de passar uma extensao p a rua, uma rua sem saida. Para desenrascar posso usar uma estensao normal ligada a uma tomada de casa, tenho 5.75 kva?
Para desenrascar sim. Convém ser uma extensão com cabo de 2.5mm2.


Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 05 out 2021, 18:34

rnlcarlov Escreveu:
05 out 2021, 18:19
Shiseido Escreveu:
05 out 2021, 18:17
Uma questao, no caso de ter o carro antes de ter a tomada na garagem, eu tenho a possibilidade de passar uma extensao p a rua, uma rua sem saida. Para desenrascar posso usar uma estensao normal ligada a uma tomada de casa, tenho 5.75 kva?
Para desenrascar sim. Convém ser uma extensão com cabo de 2.5mm2.
Sim, uns dias max uma semana ou duas ( espero q seja 0 mas e p ficar seguro).

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por rnlcarlov » 05 out 2021, 19:20

Shiseido Escreveu:
05 out 2021, 18:32
So conheco a santogal, alguem conhece os outros stands?
Pode começar por falar com o Orlando ou o Jasmim aqui do fórum, donos do Stand-Elétrico e Eletricar, respetivamente. Podem não ter um Ioniq no momento, mas pode pedir-lhe para falarem consigo assim que tiverem um. Foi assim que comprei o meu :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por pemifer » 06 out 2021, 10:01

Dos que partilhaste, conheço a Santogal e a Electricmove.
Tenho ideia que a Santogal vende elétricos como se fossem fumarentos, nem sabem o que estão a vender.
A Electricmove, é de um elemento do forum, já existe à alguns anos, se não me engano, começou por vender só BMW i3.
Contate tambem o Orlando e o Jasmim, são muito conhecidos no meio, com muitos carros vendidos aqui no forum.
Eu comprei o meu Leaf 40 ao Orlando e foi com ele que troquei o Leaf 40 pelo e-Niro 64.
Última edição por pemifer em 06 out 2021, 10:14, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por rimsilva » 06 out 2021, 10:06

Shiseido Escreveu:
05 out 2021, 13:09
Obrigado pela informacao mas n percebi este paragrafo.

Importante também será comprar um VE com qualidade, para evitar ter de comprar "as peças a preço de ouro", porque melhor do que ter peças "baratas" é não ter de gastar dinheiro ou fazer manutenções de 2 em 2 anos, sem limite de km, em vez de ter de ir à oficina a cada x km ou periodo.

Acho q qq uma das 4 opcoes tem qualidade agora se na compra de um modelo especifico vai surgir um limao, e mais dificil de aferir pois levar a um check up numa bosch (se for em lisboa) ou ao meu mecanico se for aqui no porto, acho q pelo facto de serem ves, torna se inutil e redundante, acho eu.
A qualidade sera principalmente uma afericao visual, ou nao?

Pcrs serao raros pois so faco viagens longas nas ferias , porto algarve uma vez e porto alijo duas vezes, portanto equaciono o leaf e o egolf pois 98% da utilizacao e citadina, porto, ermesinde e um pouco de a4 e a3.
O carro sera p ficar a carregar desde q chego a casa e nao tenho hipotese bi horario.

I3 existem imensos e tb leafs, egolf e ionic sao mais raros e ainda p cima ha um extra totalmente obrigatorio q so o vw traz de origem, farois led.
Ha mtos i3 c leds, o leaf so no tekna e o ionic so na executive.
Naturalmente que limões e azares (neste caso os seguros são importantes) podem aparecer, mas quando digo "qualidade" será o tradicional histórico dos modelos e os problemas crónicos, conheço melhor a realidade do i3, mas é verdade que de uma forma geral, não há muitas reclamações dos utilizadores dos VEs, excepto a degradação da bateria de alguns Leafs, mas aí já sabemos o porquê.

O meu comentário era mais no sentido de ter atenção às manutenções (que também são uma vantagem em relação aos ICE) porque no caso do i3 são de 2 em 2 anos, sem limite de km e noutros têm limite de km e tempo, mas volto a reforçar que mesmo assim o histórico revela que os custos são baixos.

As viagens longas são as situações mais evidentes, mas o uso do PCR pode também dar algum jeito numa ou noutra deslocação, por isso alertei para a limitação no caso do e-golf e Leaf, não são situações "graves" mas são limitações que depois podem pesar na carteira ou frustar a utilização do VE.
Enquanto que um i3 e Ioniq podem carregar próximo da potência máxima do posto durante praticamente todo o carregamento (até 90%), no outros casos isso já não acontece.
Já vi que o Leaf e o e-golf estão fora de questão, mas deixo na mesma a minha prespectiva dos carregamentos.

Relativamente aos "stands" além dos membros já referidos aqui, a eletric move que aparece nos anuncios também é de alguém ligado à ME, onde membros deste grupo compraram lá VEs.
Sei também de um stand na Maia que vende eléctricos e que compradores de i3 estão satisfeitos.

Todos os outros não conheço em termos de vendas de VEs, de qualquer forma sabendo alguns detalhes e verificando o estado da bateria, não há grande coisa a temer.

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 06 out 2021, 10:35

A electrimove tem um ionic e um i3 que nos interessa, por isso ja tinhamos combinado dar la um salto pois viana é proximo do Porto.
Infelizmente os tres i3 mais interessantes para nos (esteticamente) estao todos em Lisboa.
Vou ter q descobrir qual o stand na Maia.

Sim, o golf esta excluido pois a minha esposa acha o demasiado banal e nao gosta do carro :roll: portanto as apostas vao assim 60% i3 94ah 40% ioniq 28kw :D
Ja agora duas coisas que nao gostei (entre aspas...) no i3, toda a gente fala no "disparo" que faz dos 0/100 mas ao contrario de um golf gti de um amigo meu (faz +- o mesmo tempo dos 0/100) em que "colamos ao banco", no i3 nao senti nada disso, rapido mas nada de transcendente e o que nao gostei nada, os piscas ao serem accionados voltam a posiçao, ou seja nao ficam na esq ou drt consoante o modo, estranho.

Vamos ter que tirar um dia para ir a Lx.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por rimsilva » 06 out 2021, 12:20

Shiseido Escreveu:
06 out 2021, 10:35
A electrimove tem um ionic e um i3 que nos interessa, por isso ja tinhamos combinado dar la um salto pois viana é proximo do Porto.
Infelizmente os tres i3 mais interessantes para nos (esteticamente) estao todos em Lisboa.
Vou ter q descobrir qual o stand na Maia.

Sim, o golf esta excluido pois a minha esposa acha o demasiado banal e nao gosta do carro :roll: portanto as apostas vao assim 60% i3 94ah 40% ioniq 28kw :D
Ja agora duas coisas que nao gostei (entre aspas...) no i3, toda a gente fala no "disparo" que faz dos 0/100 mas ao contrario de um golf gti de um amigo meu (faz +- o mesmo tempo dos 0/100) em que "colamos ao banco", no i3 nao senti nada disso, rapido mas nada de transcendente e o que nao gostei nada, os piscas ao serem accionados voltam a posiçao, ou seja nao ficam na esq ou drt consoante o modo, estranho.

Vamos ter que tirar um dia para ir a Lx.
Um electrico sente-se o "disparo" no arranque, o tempo dos 0-100 não é tão "relevante", no caso do i3 aquilo que se "vende" é que é equivalente ao um M4 nos primeiros 60 metros.

O Stand na Maia do qual tive bom feedback de utilizadores do i3 é a Totalcar.

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 06 out 2021, 12:58

Ja vi, obrigado.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por pemifer » 07 out 2021, 10:09

Shiseido Escreveu:
05 out 2021, 13:09
... ha um extra totalmente obrigatorio q so o vw traz de origem, farois led.
O que eu já me ri com esta frase!

Tenho o meu Kia desde 22 de Maio (4 meses), fiz negócio a 19, só ontem é que descobri, completamente por acaso, que tem luzes led.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”