Duvidas " eletricas"

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 01 out 2021, 22:36

pemifer Escreveu:
01 out 2021, 22:11
Shiseido Escreveu:
01 out 2021, 19:55
Pemifer, a bateria nao pode ser mudada em qq sitio?!?! :shock:
Qual bateria? A de tração ou a de 12v?
Qualquer uma delas pode ser mudada em qualquer sitio desde que se saiba o que se está a fazer.
A que referiste, a de tracao.
Os ve tem 2 baterias? Pensei q so tinham uma como os restantes carros e a bateria de tracao serve para?

Um mecanico tradicional pode fazer reparações em tudo menos no motor e na bateria de tração (é que os elétricos tambem têm bateria de 12v).
Fiquei na duvida, entao pode ou nao ser mudada num mecanico?

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Nonnus » 02 out 2021, 08:50

Bateria de tracção é a bateria de alta voltagem ~400v / 800v que faz os carros moverem-se. Por ser de alta voltagem não pode ser qualquer caramelo a mexer. Devido ao elevado peso e dimensões não é fácil a sua substituição, mas existe aqui relatos de quem já tenha feito na garagem.

Bateria de 12v que alimenta todos os competentes eléctricos de 12v como acontece nos carros a combustão.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 02 out 2021, 12:28

Obrigado.

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 03 out 2021, 12:10

Ja agora qq uma das quatro opcoes, e viavel para uns 10 anos minimo e 150/200000 km, correcto?

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por rimsilva » 04 out 2021, 10:46

Como já foi dada muita informação, vou deixar apenas alguns tópicos que acho importante:

- Quando se está a ponderar entre vários carros o fundamental será fazer um teste drive a todos eles, depois disso de certeza que muita coisa ficará esclarecida;

- Todos os VEs referidos de certeza que trazem EVSE para carregamento em casa, no entanto cabo menekkes já pode variar em função de quem o vende, no entanto não dava muita importência a esse aspecto, não será por 100/150€ que deverá perder uma boa oportunidade de negócio, além disso o bom ou maus estado dos pneus pode implicar uma despesas bem maior a curto prazo.

- Importante também será comprar um VE com qualidade, para evitar ter de comprar "as peças a preço de ouro", porque melhor do que ter peças "baratas" é não ter de gastar dinheiro ou fazer manutenções de 2 em 2 anos, sem limite de km, em vez de ter de ir à oficina a cada x km ou periodo.

- Para fazer 50/60km dia não pensava em gastar dinheiro extra em equipamentos, nem sequer as "famosas" GreenUp, porque para os EVSE originais que estão limitados a 10/12A uma boa tomada chega e sobra para os km referidos (em 7h de b-horário e para andar em cidade, vai conseguir carregar 100/150km);

- Neste registo, de carregamentos em casa qualquer dos 4 VEs vão cumprir o pretendido, agora para carregar fora de casa em PCRs, pessoalmente nunca considerava o egolf ou o Leaf, uma vez que têm um desempenho muito inferior ao i3 e Ioniq, tornando os carregamentos mais demorados e caros (uma vez que 99% dos postos são cobrados ao minuto).

Penso que não me esqueci de nada daquilo que considero mais relevante, mas se tiver alguma questão, é só dizer!

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 05 out 2021, 13:09

Obrigado pela informacao mas n percebi este paragrafo.

Importante também será comprar um VE com qualidade, para evitar ter de comprar "as peças a preço de ouro", porque melhor do que ter peças "baratas" é não ter de gastar dinheiro ou fazer manutenções de 2 em 2 anos, sem limite de km, em vez de ter de ir à oficina a cada x km ou periodo.

Acho q qq uma das 4 opcoes tem qualidade agora se na compra de um modelo especifico vai surgir um limao, e mais dificil de aferir pois levar a um check up numa bosch (se for em lisboa) ou ao meu mecanico se for aqui no porto, acho q pelo facto de serem ves, torna se inutil e redundante, acho eu.
A qualidade sera principalmente uma afericao visual, ou nao?

Pcrs serao raros pois so faco viagens longas nas ferias , porto algarve uma vez e porto alijo duas vezes, portanto equaciono o leaf e o egolf pois 98% da utilizacao e citadina, porto, ermesinde e um pouco de a4 e a3.
O carro sera p ficar a carregar desde q chego a casa e nao tenho hipotese bi horario.

I3 existem imensos e tb leafs, egolf e ionic sao mais raros e ainda p cima ha um extra totalmente obrigatorio q so o vw traz de origem, farois led.
Ha mtos i3 c leds, o leaf so no tekna e o ionic so na executive.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por rnlcarlov » 05 out 2021, 13:29

Shiseido Escreveu:
05 out 2021, 13:09
Pcrs serao raros pois so faco viagens longas nas ferias , porto algarve uma vez e porto alijo duas vezes, portanto equaciono o leaf e o egolf pois 98% da utilizacao e citadina, porto, ermesinde e um pouco de a4 e a3.
O carro sera p ficar a carregar desde q chego a casa e nao tenho hipotese bi horario.

I3 existem imensos e tb leafs, egolf e ionic sao mais raros e ainda p cima ha um extra totalmente obrigatorio q so o vw traz de origem, farois led.
Ha mtos i3 c leds, o leaf so no tekna e o ionic so na executive.
Mas nessas alturas de fazer viagens longas, vai agradecer ter outro carro em vez de leaf, sobretudo no Verão para ir ao Algarve. Não conheço muito bem a performance do egolf, mas o i3 e o Ioniq portam-se muito melhor que o Leaf.

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 05 out 2021, 14:43

Acredito q sim mas no meu caso nao e motivo p por a opcao leaf 2 de parte p causa disso.
E relevante mas nao e decisivo :)
Mais relevante e o facto de metade dos leafs a venda serem tve ao contrario dos i3 e p falar nisso acho q nunca vi um i3 tve o q e compreensivel...

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por rnlcarlov » 05 out 2021, 16:13

Shiseido Escreveu:
05 out 2021, 14:43
Acredito q sim mas no meu caso nao e motivo p por a opcao leaf 2 de parte p causa disso.
E relevante mas nao e decisivo :)
Mais relevante e o facto de metade dos leafs a venda serem tve ao contrario dos i3 e p falar nisso acho q nunca vi um i3 tve o q e compreensivel...
Pelo menos na Uber é obrigatório o carro ter 5 lugares, e o i3 tem 4.

Shiseido
Mensagens: 183
Registado: 30 set 2021, 11:00
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Porto

Re: Duvidas " eletricas"

Mensagem por Shiseido » 05 out 2021, 18:17

E tb e mto mais caro novo um i3 do q um leaf.

Bem chegamos a pouco de um stand em gaia onde tinham os 4 modelos e testamos o i3.

A minha esposa n gosta do egolf, out!
Eu gosto do exterior do leaf mas o interior :naughty: , out!

Portanto vai ser um i3 ou um ionic ( gostei mto do interior, n tem a qualidade vw mas e giro e aceitavel, nada a ver c leaf) e andei um pouco c o i3 e adoramos, o meu mazda 3 e mais desconfortavel, so nao testei na ae mas a minha esposa pensou q n ia gostar mas tb adorou.

I3 q gostemos no nosso orcamento sao varios, ionics so ha 3 e mais proximo pois todos i3 sao de lisboa.

Depois coloco aqui os negocios pois pode ser q alguem tenha uma opiniao sobro os stands.

Uma questao, no caso de ter o carro antes de ter a tomada na garagem, eu tenho a possibilidade de passar uma extensao p a rua, uma rua sem saida. Para desenrascar posso usar uma estensao normal ligada a uma tomada de casa, tenho 5.75 kva?

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”