Nonnus Escreveu: ↑26 nov 2023, 20:23
Eu sei que não partilhas da minha opinião mas com o avançar da tecnologia das células e com sistemas de arrefecimento mais eficientes, acho que faz todo o sentido se queremos ter tempos de carga menores em baterias maiores. Quanto aos cv acho que isso é o que menos importa. Qualquer VE na plataforma de 400V tem ~200cv, o que é mais que suficiente.
Se nos carros a combustão onde os motores são mais lentos tens o standard nos 100/150 cv, nos electricos acho que ainda faz menos sentido ir para além disso em carros de uso normal. Os cv nos carros electricos é mais uma tecnica de markting do que uma necessidade, como é tão "fácil" incrementar cv no motor electrico, basta ver o caso do Leaf que começou com 109 CV e o de 62kWh na mesma arquitectura de 2011 vai com 217cv (mais do dobro), as marcas subiram bastante os cv, talvez mais do que o necessário.
Repara que eu falo do que temos, não vamos justificar uma tecnologia/plataforma que existe hoje com base no que pode vir a acontecer um dia, ... Essas celulas milagrosas que vão aparecer um dia, não tenho duvidas, com a tecnologia atual de carregadores até aos 250kW de potência levarias a carregar uma bateria de 100kWh em menos de 15 minutos dos 20 aos 80%, será preciso mais para um carro do dia a dia? Esta bateria é imensa para um carro normal do dia a dia.
Vou reformular a pergunta, faz sentido o sistema de 400v para quem usa o carro no dia a dia, ou seja, pegando em alguns exemplos, a diferença no carregamento de um ioniq 6 é tão grande assim para um Tesla, BMW, VW, BYD,...? Em alguns casos até é mais lento, pois as celulas são precisamente iguais entre os 2 sistemas e sofrem da mesma maneira, o facto de ser 800v não muda nada em relação a um sistema de 400v em termos de celulas.
800v para camiões, desportivos, carros de trabalho até concordo, para quem quer um carro para o dia a dia não consigo ver ainda qual a vantagem desse sistema, estar a falar de celulas que aguentem tudo e mais alguma coisa para o justicar, parece-me um pouco absurdo, quando mesmo em carregamentos de 400v a limitação nos ciclos de carga é enorme.
Como foi tantas vezes dito por aqui, baterias grandes para fazer umas dezenas de kms por dia... MEsmo que queiras sistemas de carregar baterias grandes em pouco tempo, não se esperaria primeiro ter essas celulas e depois criar as plataformas com mais tensão? E não teres o carro a reduzir a potência de carga por sobreaquecimento das celulas, ou seja, ainda não chegaste ao limite das plataformas de 400v e já tens carros no mercado com plataforma de 800v, qual a vantagem disso?
Ou seja, hoje, qual a real vantagem do sistema de 800v num carro normal?