Ùltimas

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ùltimas

Mensagem por BrunoAlves » 02 mai 2020, 16:40

Não estou a tentar duvidar disso, mas tens alguma fonte para além dessa imagem?

É que a type2 normalmente chama-se de "mennekes" e não "Daimler". A Wikipédia diz (vale o que vale...)
The Type 2 connector system was originally proposed by Mennekes in 2009 leading to the colloquial name of Mennekes. The system was later tested and standardised by the German Association of the Automotive Industry (VDA) as VDE-AR-E 2623-2-2, and subsequently recommended by the European Automobile Manufacturers Association (ACEA) in 2011
De resto, a mennekes tem 2 pinos de comunicação que em AC usam pulsos de +-12V mas onde claramente pode correr CAN ou o que aprouver a 2 fios, aliás é o que faz o adaptador CCS da Tesla. A Chademo tem 2 pinos de dados igualmente, apenas tem alguns sinais adicionais com funcionalidades específicas que não creio que não possam ser multiplexados no mesmo hardware.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Ùltimas

Mensagem por civic » 02 mai 2020, 16:48

BrunoAlves Escreveu:
02 mai 2020, 16:40
Não estou a tentar duvidar disso, mas tens alguma fonte para além dessa imagem?

É que a type2 normalmente chama-se de "mennekes" e não "Daimler". A Wikipédia diz (vale o que vale...)
The Type 2 connector system was originally proposed by Mennekes in 2009 leading to the colloquial name of Mennekes. The system was later tested and standardised by the German Association of the Automotive Industry (VDA) as VDE-AR-E 2623-2-2, and subsequently recommended by the European Automobile Manufacturers Association (ACEA) in 2011
De resto, a mennekes tem 2 pinos de comunicação que em AC usam pulsos de +-12V mas onde claramente pode correr CAN ou o que aprouver a 2 fios, aliás é o que faz o adaptador CCS da Tesla. A Chademo tem 2 pinos de dados igualmente, apenas tem alguns sinais adicionais com funcionalidades específicas que não creio que não possam ser multiplexados no mesmo hardware.
Ok, um pouco de história, a Menekes é uma empresa que fabrica fichas elétricas, este conectores para carros foram pedidos pela daimler e outra empresa (não me lembro qual), ou seja, deram os critérios para a construção de fichas e obviamente que a patente era deles, e assim foi, as fichas ficaram com o nome dos construtores e ficou esse nome. Esses valores de cargas são os que os cabos iniciais aguentavam, hoje todos eles foram superados, aliás, até na chademo que tinha um limite de pouco mais de 60kW e já ultrapassou os 100kW. ;)
Quanto ao resto a chademo é imensamente mais complexa que a CCS, não tem comparação.

Imagem

Imagem

Mas por incrivel que pareça vejo muito mais postos com a CCS avariada do que a chademo. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Ùltimas

Mensagem por civic » 02 mai 2020, 17:40

Aqui podes ver o nascimento da ficha type2. AS empresas que estiveram na sua concepção foram a Daimler e a RWE. ;)

https://media.daimler.com/marsMediaSite ... id=9919772
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Ùltimas

Mensagem por BrunoAlves » 02 mai 2020, 18:23

civic Escreveu:
02 mai 2020, 17:40
Aqui podes ver o nascimento da ficha type2. AS empresas que estiveram na sua concepção foram a Daimler e a RWE
Cool. Estranho que depois de tanta fanfarra não tenham feito nada que se veja em VEs no mercado, mas em relação à ficha, não fazia ideia.

Em relação à segunda imagem do post anterior, isso é como funciona qualquer EVSE, type1 ou type2. Voltando à vaca fria, não tem nada a ver com o que a Tesla faz na type2 modificada.

Os sinais extra que se vêm na chademo, honestamente e sem brincadeiras, não é nada que não se implemente no protocolo. Charging enable, charger start, etc? É só colocar isso na sequência de comunicação em CAN ou o que quiserem colocar nos 2 fios.

Num Tesla com adaptador CCS é visível no PCR a % de bateria do carro e todas as outras informações e estados como noutro carro qualquer com CCS. Se no Tesla há uma type2 que tanto funciona em AC trifásico com um EVSE convencional ou um SuC ou um PCR em CCS, é porque é possível colocar lá a informação toda e funcionar da mesma forma
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Ùltimas

Mensagem por civic » 02 mai 2020, 18:44

BrunoAlves Escreveu:
02 mai 2020, 18:23
civic Escreveu:
02 mai 2020, 17:40
Aqui podes ver o nascimento da ficha type2. AS empresas que estiveram na sua concepção foram a Daimler e a RWE
Cool. Estranho que depois de tanta fanfarra não tenham feito nada que se veja em VEs no mercado, mas em relação à ficha, não fazia ideia.

Em relação à segunda imagem do post anterior, isso é como funciona qualquer EVSE, type1 ou type2. Voltando à vaca fria, não tem nada a ver com o que a Tesla faz na type2 modificada.

Os sinais extra que se vêm na chademo, honestamente e sem brincadeiras, não é nada que não se implemente no protocolo. Charging enable, charger start, etc? É só colocar isso na sequência de comunicação em CAN ou o que quiserem colocar nos 2 fios.

Num Tesla com adaptador CCS é visível no PCR a % de bateria do carro e todas as outras informações e estados como noutro carro qualquer com CCS. Se no Tesla há uma type2 que tanto funciona em AC trifásico com um EVSE convencional ou um SuC ou um PCR em CCS, é porque é possível colocar lá a informação toda e funcionar da mesma forma
A Tesla não faz nada de diferente em termos de protocolo na ficha type 2, ela usa o protocolo da type2 normalissimos, por isso consegues ver o estado da bateria num PCR, seja na CCS, na Chademo ou na type2, obviamente que depende do posto ou do carro ter essa possibilidade. A grande diferença dos Teslas para os restantes reside na possibilidade de internamente transformar o modo type2 AC em type 2 DC MID, por isso só tem uma ficha externa, consegue ver que está ligado a um carregador AC e assim alimenta o carregador interno, ou se estiver ligado a um DC liga directamente para a bateria, com o adaptador CCS2 consegue mais corrente no modo type2 DC MID, só isso.
O problema maior de converter a chademo até reside nos 12volts, terias que ter um adaptador que simulasse esses 12volts antes de ligar o cabo, ou seja, um conversor com bateria interna. De resto tudo é possivel, obviamente.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Ùltimas

Mensagem por migle » 02 mai 2020, 20:50

civic Escreveu:
02 mai 2020, 16:28
A Daimler só é a empresa que inventou a ficha type2
Então não foi a Mennekes?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Ùltimas

Mensagem por civic » 02 mai 2020, 20:57

migle Escreveu:
02 mai 2020, 20:50
civic Escreveu:
02 mai 2020, 16:28
A Daimler só é a empresa que inventou a ficha type2
Então não foi a Mennekes?
Não a Mennekes produziu a ficha, vê o link que coloquei mais atrás ao Bruno. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Ùltimas

Mensagem por migle » 02 mai 2020, 21:51

Pessoalmente, acho um desperdício, meter dois pinos para o CAN BUS, um protocolo antigo que já só se justifica nas ECUs mais básicas (como vidros e luzes). O excesso de pinos não parece estar de acordo com o fim que se pretende. A brincar diria que eu aproveitava antes os 8 pinos para os quatro pares da ethernet 1000Base-T.

Em relação à segurança eléctrica, sei lá, não é a minha área.

Devemos ficar preocupados com a redução para 4 pinos no Chademo 3.0?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Ùltimas

Mensagem por migle » 02 mai 2020, 21:58

civic Escreveu:
02 mai 2020, 20:57
migle Escreveu:
02 mai 2020, 20:50
civic Escreveu:
02 mai 2020, 16:28
A Daimler só é a empresa que inventou a ficha type2
Então não foi a Mennekes?
Não a Mennekes produziu a ficha, vê o link que coloquei mais atrás ao Bruno. ;)
A Mennekes desenvolveu a ficha. Não há nenhuma patente sobre esta ficha. Se a Mennekes a tivesse patenteado dificilmente se teria tornado um padrão internacional.
É bom saber que a Daimler esteve envolvida. Nem os construtores de automóveis fazem nada sozinhos, nem os fabricantes de fichas fazem desenvolvimento se não houver um cliente.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Ùltimas

Mensagem por civic » 02 mai 2020, 22:15

migle Escreveu:
02 mai 2020, 21:51
Pessoalmente, acho um desperdício, meter dois pinos para o CAN BUS, um protocolo antigo que já só se justifica nas ECUs mais básicas (como vidros e luzes). O excesso de pinos não parece estar de acordo com o fim que se pretende. A brincar diria que eu aproveitava antes os 8 pinos para os quatro pares da ethernet 1000Base-T.

Em relação à segurança eléctrica, sei lá, não é a minha área.

Devemos ficar preocupados com a redução para 4 pinos no Chademo 3.0?
Parece que ninguém leu o que eu escrevi, a chademo é melhor em questões de segurança porque tem mais sistema anti-falha, isto é um facto.
Se isso é importante para um carro... Não faço ideia, o que digo sem grandes duvidas é que o sistema é melhor (para mim, mais seguro é melhor), portanto a reter fica que dos dois sistemas o que vai prevalecer, será o mais barato, como é costume nestas coisas.
O fim que se pretende para uma ficha destas não é apenas o carregar o veiculo é também a possibilidade V2G, o que esses sistemas anti-falha são importantes, por isso a certificação desta ficha.
Quanto à chademo 3.0 vai ao encontro da CCS, uma ficha mais barata de produzir e também menos segura, pelo que o pessoal diz a CCS está mais divulgada, mas não é bem assim...
Um docmento para ver a evolução das coisa.

https://www.emove360.com/wp-content/upl ... MO-3.0.pdf
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”