Ùltimas

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
civic
Mensagens: 1575
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Ùltimas

Mensagem por civic » 01 mai 2020, 10:01

migle Escreveu:
01 mai 2020, 00:31
Os telemóveis também é só duas: mini-USB e USB-C... ah! e lightning, claro...
Mas lightning não conta, tal como o Tesla não conta, só conta chademo e CCS.

Já há montes de anos que se vê cenas com CCS bidireccional, ainda eu não andava neste fórum.
Houve um projecto em Amesterdão, deu um documentário na TV (ainda existia TV), puseram um bairro cheio de painéis solares e auto-suficiente ou quase, e as baterias eram os VEs que estacionavam na rua, particularmente e-Golfs, que guardavam ou disponibilizavam energia conforme a necessidade.
Também já vimos que a Hyundai tem um conversor DC-DC que permite desempanar um carro com a bateria do outro.

Acho que a única demora é em ter um produto acabado e certificado. Quando falam em 2025, etc, é preciso ver que estes produtos vão ter de obedecer a normas que provavelmente ainda nem sequer foram feitas.
Pois, bidirecionais até com ficha CE podes fazer, a questão é a certificação, a CCS tem menos canais de informação, nunca terá a segurança e informação da chademo, são 8 linhas de comunicação contra 2,daí as diferenças dos protocolos. Será sempre possível passar de uma chademo para CCS, mas nunca o contrário.
E isso de carro para carro não tem ciência nenhuma, é como se de um powerbank se trate, os protocolos são os mesmos.
E eu falei de telemóveis obviamente antes de se adoptar as fichas atuais, antes cada marca tinha a sua. E mesmo com a adoção da mini USB rapidamente se chegou à conclusão que não dava para tudo, daí a type c. E a Tesla conta, pois o único conversor que viste dessa marca foi chademo.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Ùltimas

Mensagem por VETL » 01 mai 2020, 13:35

civic Escreveu:
01 mai 2020, 10:01
... E a Tesla conta, pois o único conversor que viste dessa marca foi chademo.
Acho que quase toda a gente também já viu o conversor CCS.
8-)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Ùltimas

Mensagem por migle » 01 mai 2020, 17:58

RaaR Escreveu:
01 mai 2020, 03:00
O meu Tesla tem CCS.
Isso então é o melhor dos dois mundos! É como um iPhone com ficha USB-C.
civic Escreveu:
01 mai 2020, 10:01
Pois, bidirecionais até com ficha CE podes fazer, a questão é a certificação, a CCS tem menos canais de informação, nunca terá a segurança e informação da chademo, são 8 linhas de comunicação contra 2,daí as diferenças dos protocolos.
Hum... se calhar ainda é pior, é de 8 para 0, o CCS não tem nenhuma linha de comunicação dedicada...
Ainda assim, o CCS consegue 10Mbps.

Mas realmente, 10Mbps faz-me lembrar os anos 80. Não sei se dá para esta aplicação. Parece-me à justa demais para passar vídeo em FullHD, mesmo com compressão. Para audio... talvez uns 30 streams stereo HiFi.
Não gostaria de ser obrigado a viver com qualidade DVD.
civic Escreveu:
01 mai 2020, 10:01
Será sempre possível passar de uma chademo para CCS, mas nunca o contrário.
Por causa dos 8 fios? Hum.. Isso porque um adaptador de chademo para CCS oferece mais fios de ponta a ponta do que um de CCS para chademo?

Mas isso são também más notícias para o Chademo.
Poderá vir a ser difícil conseguir um adaptador do Chademo actual para o Chademo 3.0, uma vez que a nova ficha só tem 4 fios para comunicação, em vez de 8.
civic Escreveu:
01 mai 2020, 10:01
E isso de carro para carro não tem ciência nenhuma, é como se de um powerbank se trate, os protocolos são os mesmos.
A ciência é a mesma...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

civic
Mensagens: 1575
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Ùltimas

Mensagem por civic » 01 mai 2020, 18:55

VETL Escreveu:
01 mai 2020, 13:35
civic Escreveu:
01 mai 2020, 10:01
... E a Tesla conta, pois o único conversor que viste dessa marca foi chademo.
Acho que quase toda a gente também já viu o conversor CCS.
8-)
Mostra lá 1 adaptador desses.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

civic
Mensagens: 1575
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Ùltimas

Mensagem por civic » 01 mai 2020, 19:03

migle Escreveu:
01 mai 2020, 17:58
RaaR Escreveu:
01 mai 2020, 03:00
O meu Tesla tem CCS.
Isso então é o melhor dos dois mundos! É como um iPhone com ficha USB-C.
civic Escreveu:
01 mai 2020, 10:01
Pois, bidirecionais até com ficha CE podes fazer, a questão é a certificação, a CCS tem menos canais de informação, nunca terá a segurança e informação da chademo, são 8 linhas de comunicação contra 2,daí as diferenças dos protocolos.
Hum... se calhar ainda é pior, é de 8 para 0, o CCS não tem nenhuma linha de comunicação dedicada...
Ainda assim, o CCS consegue 10Mbps.

Mas realmente, 10Mbps faz-me lembrar os anos 80. Não sei se dá para esta aplicação. Parece-me à justa demais para passar vídeo em FullHD, mesmo com compressão. Para audio... talvez uns 30 streams stereo HiFi.
Não gostaria de ser obrigado a viver com qualidade DVD.
civic Escreveu:
01 mai 2020, 10:01
Será sempre possível passar de uma chademo para CCS, mas nunca o contrário.
Por causa dos 8 fios? Hum.. Isso porque um adaptador de chademo para CCS oferece mais fios de ponta a ponta do que um de CCS para chademo?

Mas isso são também más notícias para o Chademo.
Poderá vir a ser difícil conseguir um adaptador do Chademo actual para o Chademo 3.0, uma vez que a nova ficha só tem 4 fios para comunicação, em vez de 8.
civic Escreveu:
01 mai 2020, 10:01
E isso de carro para carro não tem ciência nenhuma, é como se de um powerbank se trate, os protocolos são os mesmos.
A ciência é a mesma...
Não percebeste, o protocolo chademo tem linhas dedicaddas para comunicação e segurança o protocolo CCs não é mais do que o protocolo da ficha AC type 2, isto até serve bem para os carros, a questão é que não serve para a certificação em casas, por isso tens muitos testes, mas não tens nada certificado V2h ou V2G no protocolo CCS, não disse que não é possivel fazê-lo, disse apenas que o protocolo chademo é muito mais seguro do que o CCS, só isso, e a diferença é os fios de comunicação, não tem que ser comunicação de dados, basta teres uma linha dedicada apenas para fazer o liga/desliga do posto de carga que torna o sistema muito mais seguro, um tem e o outro não tem, por exemplo, a gestão da massa(ground) por parte do protocolo chademo não existe no CCS.
Não sou por um nem pelo outro, só sei que o chademo é muito mais avançado do que o CCS, e isto é como o sistema beta vs VHS, ganhou o que era mais barato de produzir, não o melhor.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Ùltimas

Mensagem por migle » 01 mai 2020, 20:56

Não percebi, e agora ainda percebo menos.
Estávamos a dizer que o CCS tem menos fios de comunicação. Tem zero. No Control Pilot está multiplexado um sinal de alta frequência, que permite estabelecer uma ligação de dados, que é o HLC (High-Level Communication) que é de 10Mbps. 10Mbps dá para muitos canais de dados. Daí a gente ver a informação da bateria no ecrã do PCR.

Talvez o chademo tenha mais que os 10Mbps?
Mas não é o mesmo protocolo num posto AC Tipo 2. Esse é o Basic signaling, PWM.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

civic
Mensagens: 1575
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Ùltimas

Mensagem por civic » 01 mai 2020, 21:48

migle Escreveu:
01 mai 2020, 20:56
Não percebi, e agora ainda percebo menos.
Estávamos a dizer que o CCS tem menos fios de comunicação. Tem zero. No Control Pilot está multiplexado um sinal de alta frequência, que permite estabelecer uma ligação de dados, que é o HLC (High-Level Communication) que é de 10Mbps. 10Mbps dá para muitos canais de dados. Daí a gente ver a informação da bateria no ecrã do PCR.

Talvez o chademo tenha mais que os 10Mbps?
Mas não é o mesmo protocolo num posto AC Tipo 2. Esse é o Basic signaling, PWM.
Continuas a não perceber, quando falei de comunicação falei de sinais elétricos, não comunicação de dados, pois essa comunicação é essencial em questões de segurança, no caso entre um carro e a rede elétrica por exemplo, a chademo não precisa de 8 linhas para comunicar, pode fazê-lo tal e qual a CCS, por uma linha ou até utilizar a linha de carga para transmitir dados.
O protocolo chademo utiliza linhas para inibir a ligação, utiliza comunicação em software e hardware, todos os sistemas de segurança devem ser assim, por isso a certificação para o V2G.
A questão que eu falo é que o sistema chademo é muito mais completo e seguro do que o CCS, só isso, não defendo nenhum deles, pois para mim carregar com um ou o outro é ... tinto, mas não tenho duvidas de qual é o melhor.
Quanto aos protocolos de comunicação, os sistemas dependem do posto, se usares a ficha AC de um PCR ele comunica em HLC também, se usares um posto que tenha comunicação PWM também funciona mas aí tens menos info, a ficha CCS2 não é mais do que uma das 4 possibilidades da ficha type2, todas elas têm o mesmo protocolo de comunicação, ou melhor, têm esses 2 que referes, ou seja, o meu LEAF que não tem CCS consigo ver o estado da bateria no PCR na ficha AC. ;)
Última edição por civic em 02 mai 2020, 12:17, editado 1 vez no total.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Ùltimas

Mensagem por VETL » 02 mai 2020, 00:18

civic Escreveu:
01 mai 2020, 18:55
VETL Escreveu:
01 mai 2020, 13:35
civic Escreveu:
01 mai 2020, 10:01
... E a Tesla conta, pois o único conversor que viste dessa marca foi chademo.
Acho que quase toda a gente também já viu o conversor CCS.
8-)
Mostra lá 1 adaptador desses.
Tens aqui os 2 (CHAdeMO e CCS) à venda na loja oficial:
Tesla adapters.JPG
Tesla adapters.JPG (22.92 KiB) Visto 3219 vezes
https://www.tesla.com/pt_PT/support/charging-connectors

Para quem nunca viu (o que me custa a engolir), basta uma pesquisa no nosso amigo.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

civic
Mensagens: 1575
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Ùltimas

Mensagem por civic » 02 mai 2020, 10:48

VETL Escreveu:
02 mai 2020, 00:18
civic Escreveu:
01 mai 2020, 18:55
VETL Escreveu:
01 mai 2020, 13:35


Acho que quase toda a gente também já viu o conversor CCS.
8-)
Mostra lá 1 adaptador desses.
Tens aqui os 2 (CHAdeMO e CCS) à venda na loja oficial:
Tesla adapters.JPG
https://www.tesla.com/pt_PT/support/charging-connectors

Para quem nunca viu (o que me custa a engolir), basta uma pesquisa no nosso amigo.
Deves ler tudo.
Sim, para todos os Model S e Model X produzidos após 1 de maio de 2019
;)
E esse adaptador não é para ficha Tesla, é de combo2 para type2.

Imagem

Esta é a ficha Tesla.

Imagem
Última edição por civic em 02 mai 2020, 11:12, editado 1 vez no total.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

civic
Mensagens: 1575
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Ùltimas

Mensagem por civic » 02 mai 2020, 10:59

Para quem acha que a CCS está de pedra e cal. Na China a Tesla usa ficha GB.

Imagem
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”