Consumo carro VS carregamento
Re: Consumo carro VS carregamento
Num caso tens 78% com 380V e no outro tens os mesmos 78% com 381,5V, isto só faz sentido se for com velocidades de carregamento completamente diferentes e o sistema ainda se está a adaptar.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Mensagens: 812
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: Consumo carro VS carregamento
Energia reportada pelo carregador-- 37.74kWh
Km percorridos-- 156
Consumo reportado pelo CB-- 14.8 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 31 aos 100)
Temperatura exterior 11°
Temperatura máxima do pack 18°
Velocidade máxima de carga 11kW(AC 3F)
Carregador(Moon wallbox)
Odometro 53021
Km percorridos-- 156
Consumo reportado pelo CB-- 14.8 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 31 aos 100)
Temperatura exterior 11°
Temperatura máxima do pack 18°
Velocidade máxima de carga 11kW(AC 3F)
Carregador(Moon wallbox)
Odometro 53021
Re: Consumo carro VS carregamento
Altamente ineficiente a carga a 100%, um consumo brutal, ou seja, consumiste mais energia em 156kms do que o que tinhas feito para 229kms.Nerusonu Escreveu: ↑27 fev 2024, 12:32Energia reportada pelo carregador-- 37.74kWh
Km percorridos-- 156
Consumo reportado pelo CB-- 14.8 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 31 aos 100)
Temperatura exterior 11°
Temperatura máxima do pack 18°
Velocidade máxima de carga 11kW(AC 3F)
Carregador(Moon wallbox)
Odometro 53021
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
Re: Consumo carro VS carregamento
Ambos foram em casa sendo que a potencia pode ter variado em função do restante consumo.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
Re: Consumo carro VS carregamento
Acho esse valor de tensão muito diferente para as duas situações, nunca vi isso no LEAF, por exemplo. Pois mesmo que mexas no SoH da bateria a escala em termos de SoC (tensão) é sempre a mesma, a energia pode variar, mas a posição de SoC é sempre a mesma. credito pouco nesses valores, tal como no meu i4, só tenho 3 valores no carscanner, mas duvido mesmo muito deles.
O SOH mexeu quase um kWh num carregamento? Acreditas nisso? 71350 para 70800...
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
Re: Consumo carro VS carregamento
Agora fiquei com uma duvida, o que entendes por km percorridos? é que os 156m km não foram percorridos com a carga referida (31 aos 100), mas sim com a anterior, dai a diferença que está a dar, esta carga foi até aos 100%, a anterior foi até aos 80%, por isso não podes considerar esta carga para analise, só a próxima se for até aos 100% é que podes considerar, se for até aos 80% vai te dar um valor disparatado (mas em sentido inverso), como esta te deu.civic Escreveu: ↑27 fev 2024, 12:45Altamente ineficiente a carga a 100%, um consumo brutal, ou seja, consumiste mais energia em 156kms do que o que tinhas feito para 229kms.Nerusonu Escreveu: ↑27 fev 2024, 12:32Energia reportada pelo carregador-- 37.74kWh
Km percorridos-- 156
Consumo reportado pelo CB-- 14.8 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 31 aos 100)
Temperatura exterior 11°
Temperatura máxima do pack 18°
Velocidade máxima de carga 11kW(AC 3F)
Carregador(Moon wallbox)
Odometro 53021
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
Re: Consumo carro VS carregamento
Não tenho conhecimentos para acreditar ou deixar de acreditar, do que tenho lido, o valor pode variar (a amplitude dessa variação não é assim tanto, é menos de 1%) e acredita que a energia disponivel não é a mesma, com o mesmo SOC tenho valores diferentes, normalmente entre um intervalo, depois há uma ligeira queda (degradação) e depois fica novamente a variar dentro de um intervalo estavel até à próxima queda. Este tem sido o comportamento do meu carro até à data.civic Escreveu: ↑27 fev 2024, 13:20
Acho esse valor de tensão muito diferente para as duas situações, nunca vi isso no LEAF, por exemplo. Pois mesmo que mexas no SoH da bateria a escala em termos de SoC (tensão) é sempre a mesma, a energia pode variar, mas a posição de SoC é sempre a mesma. credito pouco nesses valores, tal como no meu i4, só tenho 3 valores no carscanner, mas duvido mesmo muito deles.
O SOH mexeu quase um kWh num carregamento? Acreditas nisso? 71350 para 70800...
Já agora, não sei se aquilo é o SOH, já que inclui o buffer (5kWh) de proteção da bateria.
Última edição por pbaptista em 27 fev 2024, 13:57, editado 1 vez no total.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
Re: Consumo carro VS carregamento
Como sabes que a anterior foi até aos 80%? A carga anterior deveria ser até aos 100% e depois dos 156kms percorridos voltar a carregar até aos 100% dando este valor, é essa a permissa. Se não foi assim estes valores não contam.pbaptista Escreveu: ↑27 fev 2024, 13:30
Agora fiquei com uma duvida, o que entendes por km percorridos? é que os 156m km não foram percorridos com a carga referida (31 aos 100), mas sim com a anterior, dai a diferença que está a dar, esta carga foi até aos 100%, a anterior foi até aos 80%, por isso não podes considerar esta carga para analise, só a próxima se for até aos 100% é que podes considerar, se for até aos 80% vai te dar um valor disparatado (mas em sentido inverso), como esta te deu.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
Re: Consumo carro VS carregamento
Pelo odometro e os km percorridos, as cargas do Nerusonu têm sido sequenciais, não há saltos.civic Escreveu: ↑27 fev 2024, 13:56Como sabes que a anterior foi até aos 80%?pbaptista Escreveu: ↑27 fev 2024, 13:30
Agora fiquei com uma duvida, o que entendes por km percorridos? é que os 156m km não foram percorridos com a carga referida (31 aos 100), mas sim com a anterior, dai a diferença que está a dar, esta carga foi até aos 100%, a anterior foi até aos 80%, por isso não podes considerar esta carga para analise, só a próxima se for até aos 100% é que podes considerar, se for até aos 80% vai te dar um valor disparatado (mas em sentido inverso), como esta te deu.
Eu não coloquei mais, porque a seguir fiz uma até aos 100%, depois fiz até aos 60%, por isso com o teu metodo quando as cargas não são seguidas com o mesmo valor de SOC não servem para analise.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
Re: Consumo carro VS carregamento
Claro que não é o SoH, é o valor maximo teorico da energia da bateria, e não acredito nessa variação em uma carga, se fosse assim onde andaria o meu LEAF com mias de 3000 cargas.pbaptista Escreveu: ↑27 fev 2024, 13:54
Não tenho conhecimentos para acreditar ou deixar de acreditar, do que tenho lido, o valor pode variar (a amplitude dessa variação não é assim tanto, é menos de 1%) e acredita que a energia disponivel não é a mesma, com o mesmo SOC tenho valores diferentes, normalmente entre um intervalo, depois há uma ligeira queda (degradação) e depois fica novamente a variar dentro de um intervalo estavel até à próxima queda. Este tem sido o comportamento do meu carro até à data.
Já agora, não sei se aquilo é o SOH, já que inclui o buffer (5kWh) de proteção da bateria.
Como disse antes, o Bjorn costuma levar os carros a um minimo de bateria para "calibrar" a energia declarada, simplesmente porque também não acredita nesses valores, mas ok, em termos de tabela não dá para mexer nesta porque como disse a maioria do pessoal não tem acesso a esses dados, aliás, nem eu tenho no meu i4, por exemplo.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
45 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0