DB de um ID3 Tour (77kWh)

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por rimsilva » 31 mai 2021, 18:20

pbaptista Escreveu:
31 mai 2021, 16:59
rimsilva Escreveu:
31 mai 2021, 14:51

hoje em dia com uma bateria acima de 60 kWh é pouco mais do que uma brincadeira :lol:
Essa afirmação é um pouco redutora das necessidades de deslocação, além da questão de viajar em grupo, há situações que não se compadecem em estar parado 30 minutos num PCR, (30 minutos caso não esteja ocupado quando lá chegares).
Essas já são tudo questões que entram no foro subjectivo de cada um e cada um é livre de decidir o que entender, de dizer que não quer passar por esta ou por aquela situação, não pode é dizer que por esse facto o VE não é serve.

Quando eu refiro um VE com mais de 60 kWh, não é por acaso, é pelo simples facto de que esse VE tem uma autonomia superior ao aconselhado em termos de segurança para se fazer uma pausa na viagem e essa pausa pode e deve servir para carregar, no entanto voltamos ao mesmo, se vai em grupo e esse grupo segue em "comboio" sem parar, obviamente que é livre de não querer usar o VE, não se deve é usar esse argumento para dizer que o VE já não serve para viagens (confesso que em grupo ainda não era um tema muito abordado na ME, mas será normal que a cada dia que passa surjam novas especificidades nas deslocações).

Bem pelos comentário que estou a ver, daqui a pouco estamos a discutir o que é que são viagens em grupo :lol:
Arad79 Escreveu:
31 mai 2021, 16:05
rimsilva Escreveu:
31 mai 2021, 14:51
dia com uma bateria acima de 60 kWh é pouco mais do que uma brincadeira :lol:
Começam nos 30000€, usados importados. Ainda não dá para toda a gente.
Isso não invalida o que eu disse, em 2016, por exemplo, as alternativas eram ainda muito menores e mais caras.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por alexmol » 31 mai 2021, 20:40

pbaptista Escreveu:
31 mai 2021, 16:31
Gostava que me explicasses como é que saindo das Caldas da Rainha às 04:30 da manhã, passar por Rio Maior (35 km), apanhar mais 3 marmanjos, com equipamento fotográfico, seguir para Castro Verde (+235km), chegar pelas 07:00 da manha para estar no spot para fotografar aves, andar o dia todo nos campos em volta de Castro Verde (+/- 250 km) e voltar ás 21 horas a Castro Verde para jantar e dormir. Tudo isto com um VE de 77 kW.
É uma questão interessante, pois podemos substituir a observação de aves por outras actividades lúdicas e chegar ao mesmo "problema"
A resposta depende da paciência dos marmanjos! :D

Dois cenários:

1. Se, como actualmente, só existir um PCR em Castro Verde, os marmanjos teriam de ter paciência para se levantar mais cedo 1 hora, para sair às 03:30 e chegar a Castro Verde às 06:00 onde carregaria 1 hora no PCR enquanto ficariam de seca pois a essa hora não há nada aberto! Pelo menos a essa hora quase que é garantido que o PCR está livre, pode é estar avariado :o

2. Se existisse um Hub com pelo menos 2 PCUR em Castro Verde então só precisavam de levantar mais cedo meia hora, e quando chegassem a Castro Verde às 06:30 aproveitavam a meia hora de carga para tomar o pequeno almoço e procurar um arbusto para fazer número 1.

Os dois cenários são muito parecidos, mas meia hora faz muita diferença na experiência final dos utilizadores.

Enquanto parar durante meia hora após 3 horas de viagem é tolerável para quase toda a gente, pois há necessidades nutricionais e fisiológicas a satisfazer, parar durante 1 hora é uma seca pois após algum tempo ficamos literalmente à espera do carro carregar (a não ser que seja possível combinar o carregamento com almoço ou jantar).

PS: :text-bravo: 12 pontos pelo uso da palavra "marmanjo" :D
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 31 mai 2021, 22:41

Arad79 Escreveu:
31 mai 2021, 17:48
pbaptista Escreveu:
31 mai 2021, 16:31
mafgod Escreveu:
31 mai 2021, 15:22
Não é preciso de um tesla.... um qualquer VE de 60kW para cima, com autonomias na casa dos 400km, serve.

Gostava que me explicasses como é que saindo das Caldas da Rainha às 04:30 da manhã, passar por Rio Maior (35 km), apanhar mais 3 marmanjos, com equipamento fotográfico, seguir para Castro Verde (+235km), chegar pelas 07:00 da manha para estar no spot para fotografar aves, andar o dia todo nos campos em volta de Castro Verde (+/- 250 km) e voltar ás 21 horas a Castro Verde para jantar e dormir. Tudo isto com um VE de 77 kW.
Usando o PCR do Intermarché de Castro Verde.
Não estava disponível (avariado ou por activar) mas mesmo que estivesse não arriscaria fazer este tipo de viagem só com uma opção, não jogo roleta russa....
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por Arad79 » 31 mai 2021, 22:48

pbaptista Escreveu:
31 mai 2021, 22:41
Arad79 Escreveu:
31 mai 2021, 17:48
pbaptista Escreveu:
31 mai 2021, 16:31



Gostava que me explicasses como é que saindo das Caldas da Rainha às 04:30 da manhã, passar por Rio Maior (35 km), apanhar mais 3 marmanjos, com equipamento fotográfico, seguir para Castro Verde (+235km), chegar pelas 07:00 da manha para estar no spot para fotografar aves, andar o dia todo nos campos em volta de Castro Verde (+/- 250 km) e voltar ás 21 horas a Castro Verde para jantar e dormir. Tudo isto com um VE de 77 kW.
Usando o PCR do Intermarché de Castro Verde.
Não estava disponível (avariado ou por activar) mas mesmo que estivesse não arriscaria fazer este tipo de viagem só com uma opção, não jogo roleta russa....
O problema desse PCR é o botão de emergência preso. Quando precisei, estava na APP da miio a cinzento e arrisquei. Soltei o botão e carregou normalmente. Se não desse, ia de Rex, não ficaria agarrado.
Última edição por Arad79 em 31 mai 2021, 22:58, editado 1 vez no total.

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 31 mai 2021, 22:49

rimsilva Escreveu:
31 mai 2021, 18:20
pbaptista Escreveu:
31 mai 2021, 16:59
rimsilva Escreveu:
31 mai 2021, 14:51

hoje em dia com uma bateria acima de 60 kWh é pouco mais do que uma brincadeira :lol:
Essa afirmação é um pouco redutora das necessidades de deslocação, além da questão de viajar em grupo, há situações que não se compadecem em estar parado 30 minutos num PCR, (30 minutos caso não esteja ocupado quando lá chegares).
Essas já são tudo questões que entram no foro subjectivo de cada um e cada um é livre de decidir o que entender, de dizer que não quer passar por esta ou por aquela situação, não pode é dizer que por esse facto o VE não é serve.

Quando eu refiro um VE com mais de 60 kWh, não é por acaso, é pelo simples facto de que esse VE tem uma autonomia superior ao aconselhado em termos de segurança para se fazer uma pausa na viagem e essa pausa pode e deve servir para carregar, no entanto voltamos ao mesmo, se vai em grupo e esse grupo segue em "comboio" sem parar, obviamente que é livre de não querer usar o VE, não se deve é usar esse argumento para dizer que o VE já não serve para viagens (confesso que em grupo ainda não era um tema muito abordado na ME, mas será normal que a cada dia que passa surjam novas especificidades nas deslocações).

Bem pelos comentário que estou a ver, daqui a pouco estamos a discutir o que é que são viagens em grupo :lol:
Arad79 Escreveu:
31 mai 2021, 16:05
rimsilva Escreveu:
31 mai 2021, 14:51
dia com uma bateria acima de 60 kWh é pouco mais do que uma brincadeira :lol:
Começam nos 30000€, usados importados. Ainda não dá para toda a gente.
Isso não invalida o que eu disse, em 2016, por exemplo, as alternativas eram ainda muito menores e mais caras.
Lamento mas não serve, um exemplo pratico, o que eu fiz no passado sábado, 2 VE já não conseguiriam fazer. As aves e o sol não param para se carregar os carros, caso o PC esteja ocupado ou avariado, assim como museus, como foi o caso da minha viagem a Arouca ou passar a ponte nova, que tem hora marcada, como já referi, a necessidade de deslocação não se limitam a levar pessoas de um local para ao outro.

Há forma de ultrapassar algumas destas questões? há, gastando mais dinheiro (indo de véspera) e dias de férias....
Última edição por pbaptista em 31 mai 2021, 23:39, editado 1 vez no total.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 31 mai 2021, 22:55

alexmol Escreveu:
31 mai 2021, 20:40
pbaptista Escreveu:
31 mai 2021, 16:31
Gostava que me explicasses como é que saindo das Caldas da Rainha às 04:30 da manhã, passar por Rio Maior (35 km), apanhar mais 3 marmanjos, com equipamento fotográfico, seguir para Castro Verde (+235km), chegar pelas 07:00 da manha para estar no spot para fotografar aves, andar o dia todo nos campos em volta de Castro Verde (+/- 250 km) e voltar ás 21 horas a Castro Verde para jantar e dormir. Tudo isto com um VE de 77 kW.
É uma questão interessante, pois podemos substituir a observação de aves por outras actividades lúdicas e chegar ao mesmo "problema"
A resposta depende da paciência dos marmanjos! :D

Dois cenários:

1. Se, como actualmente, só existir um PCR em Castro Verde, os marmanjos teriam de ter paciência para se levantar mais cedo 1 hora, para sair às 03:30 e chegar a Castro Verde às 06:00 onde carregaria 1 hora no PCR enquanto ficariam de seca pois a essa hora não há nada aberto! Pelo menos a essa hora quase que é garantido que o PCR está livre, pode é estar avariado :o

2. Se existisse um Hub com pelo menos 2 PCUR em Castro Verde então só precisavam de levantar mais cedo meia hora, e quando chegassem a Castro Verde às 06:30 aproveitavam a meia hora de carga para tomar o pequeno almoço e procurar um arbusto para fazer número 1.

Os dois cenários são muito parecidos, mas meia hora faz muita diferença na experiência final dos utilizadores.

Enquanto parar durante meia hora após 3 horas de viagem é tolerável para quase toda a gente, pois há necessidades nutricionais e fisiológicas a satisfazer, parar durante 1 hora é uma seca pois após algum tempo ficamos literalmente à espera do carro carregar (a não ser que seja possível combinar o carregamento com almoço ou jantar).

PS: :text-bravo: 12 pontos pelo uso da palavra "marmanjo" :D

Na altura o PCR de Castro Verde não estava disponível, a alternativa era ir de véspera, pagar mais uma noite e gastar um dia de férias, além disso uma pessoa veio do Porto, outro de Coimbra, dormiram na casa do nosso amigo de Rio Maior e eu fui ter com eles.

A realidade é que há situações em que a ME limita a vida das pessoas, quando se compara com a utilização de ICE e nem todas as pessoas estão disponíveis para abdicar de algo que já possuem.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 31 mai 2021, 23:22

Para mim ter um VE não é uma religião, um carro serve para deslocar-me, é um meio e não um fim.
Se tenho que fazer o pino e 3 mortais à retaguarda para usar o VE não o uso, é simples.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por Arad79 » 31 mai 2021, 23:55

Num carro com uma "cisterna" de lítio, acho que um bocadinho de gestão resolve os problemas mais extremos. Se Castro Verde não dava mesmo, havia Aljustrel. Um encosto de 15 minutos pode resolver. É como meter gasóleo.

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por pbaptista » 01 jun 2021, 00:32

Arad79 Escreveu:
31 mai 2021, 23:55
Num carro com uma "cisterna" de lítio, acho que um bocadinho de gestão resolve os problemas mais extremos. Se Castro Verde não dava mesmo, havia Aljustrel. Um encosto de 15 minutos pode resolver. É como meter gasóleo.
Apesar de ter que levantar mais cedo (ou nem dormir, 15 minutos não te dá margem de segurança com o carro carregado, teria que ser no mínimo 30 minutos e mesmo assim...), essa possibilidade foi avaliada mas decidimos não correr o risco de ter a viagem comprometida, caso o PCR estivesse ocupado ou avariado e fomos de ICE.

Tem tudo a ver com o risco que estás disposto a correr, existindo ICE, porquê arriscar? Na viagem a Castelo Branco havia plano B, aqui não.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)

Mensagem por FullElectric » 01 jun 2021, 01:10

Nessa viagem eu teria optado pelo VE. A ideia era ir observar aves e não afugentá-las... :lol: :lol:

Responder

Voltar para “Id3”