LAbreu Escreveu: ↑29 set 2020, 10:11
Se ja decidiste pelo VE, e só estas a escolher o modelo: óptimo. Felizmente tens agora várias opções validas. Vai em frente.
Há muitos anos que decidi por um VE, a questão era existir oferta que satisfizesse as minhas necessidades de mobilidade e fosse equilibrado financeiramente.
Desde o M3 que há essa oferta, não tanto no aspecto financeiro mas na parte da mobilidade.
Hoje fui ver um ID3, a versão de 43K, gostei do espaço interior, pode não ser exactamente um Passat, mas anda muito perto. O tablier está equilibrado, nem parece uma nave espacial como o do e-Niro, nem um móvel da sala como o M3..
A única coisa menos positiva foi o tecido dos estofos, a sensação ao toque é mazinha, para mim, claro, talvez por estar habituado ao couro há muitos anos.
Com o preço de entrada a rondar os 39K para quem não valoriza os gadgets parece-me que o e-Niro e o Kauai vão ter a vida dificultada...
Agora estou à espera de fazer o test drive mas do que vi, a decisão será entre o ID3 e o M3.
LAbreu Escreveu: ↑29 set 2020, 10:11
Se ainda tens duvida se o VE é a melhor escolha: com 180/240 000 Kms, como está o ICE? Eu no meu BMW serie 3 estou a ver quando lhe troco a corrente de transmissão... Com esses kms um Mini cooper que tive já tinha a caixa de transmissão estragada. O Mercedes 190 do meu pai, que é um tanque e anda com 500 000kms, em vez dos 69 cv de origem, deve ter uns 55. A subir é penoso...
Tu quando compravas um ICE também ias ver como ficava o motor e a transmissão ao fim de 200 000 kms? E como fazias quando o carro tinha saido há 2-3 anos.
A diferença é: num ICE ele vai perdendo potencia e as vezes ficas pelo caminho porque algum dos muitos componentes críticos desistiu de funcionar. Num VE podes ter de ir mais vezes ao posto e não dá para fazer tantos kms.
As vezes esquecemos, mas os VE só "existem" há 10 anos (estou a dizer para o utilizador comum). Não podem estar à espera de ter a certeza de como se comportam ao fim de 20 anos (pelo que parece: muito melhor que os ICE).
Eu tenho mantido os carros com muitos km e anos, actualmente tenho um Passat com 11 anos e 245 mil km, problemas até agora quase zero, por isso queria vender ainda este ano, enquanto consigo algum dinheiro. Antes deste tive um passat em que fiz 370 mil km, esse sim, deu-me alguns problemas, alias "morreu" quando rachou um cilindro, mas também, mais de metade dos km, foram feitos seguramente acima dos 160 km/hora.
Em relação à perda de potência, os meus carros fazem sempre as revisões na marca e nunca senti isso. De qualquer forma uma eventual perda de potência não compromete a utilização do carro, já a perda de autonomia de um VE pode comprometer a sua utilização.
Há um detalhe que as pessoas referem em relação à necessidade de descansar entre x tempo e pode-se aproveitar a paragem de descanso para carregar o carro, esquecem-se que isso até pode ser verdade para quem viaja sozinho. No meu caso tenho feito algumas viagens longas de carro pela Europa e não precisei de parar muito tempo (10 a 15 minutos para desentorpecer as pernas e beber um café), porque quando estou cansado troco com a minha mulher e vice -versa, aliás atravessar Espanha é uma seca....
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.