Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
- ljbmartins
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- Data de fabrico: 10 mar 2020
Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
Olá a todos.
Vamos lá então dar início a um diário de bordo ou DB como aqui se diz do meu Peugeot e208.
Vou começar por explicar o porque de comprar um elétrico (VE) e não efetuar a normal troca da carrinha diesel agora com 8 anos por outro diesel parecido. Como se pode verificar o e208 é bastante mais pequeno (+- 70 cm) e como tal não parece ser a escolha correta, mas já lá vamos.
A mudança para um VE partir de um raciocínio puramente económico como explico desde já.
A fazer, antes da pandemia, cerca de 2.000 km por mês, com um gasto só em gasóleo na casa dos 200 €, com outro o outro carro a gasolina a gastar cerca de 150€, já para não falar que a carrinha se aproxima do 250.000km, conclui que era necessário substituir um dos veículos.
Para completar a festa a carrinha diesel é usada ao serviço de uma empresa que nos tempos correm obriga a considerar as despesas do automóvel como lucro tributável, a famosa contribuição autónoma.
Primeira opção: Trocar o diesel por outro diesel ou gasolina. Teria que ser como particular. Para empresa não é vantajoso. É preferível pagar despesas ao empregado, que mesmo assim são tributadas. Como tal foi descartada.
Segunda Opção: Trocar o diesel por híbrido plug-in. Era uma opção interessante em termos fiscais, mas como o consumo apenas é baixo nos primeiro 50 km e são muito caros, ficou logo colocado de parte pois diariamente faço cerca de 130/150km em estrada nacional.
Terceira opção: Trocar Diesel por Elétrico. Aqui foi onde comecei a fazer contas e verifiquei que a coisa tinha pernas para andar. Fiscalmente para empresas é muito interessante, mas teria que arranjar um EV com muito boa autonomia para prescindir do diesel. Aqui apenas o Tesla seria aceitável. Não considerei Kia ou Hunday por não gostar de SUV. Após algumas pesquisas e conversa no stand tesla do Elcorteingles conclui que dar 60.000€ por um primeiro EV era puxado para mim.
Foi então que equacionei a venda do carro a gasolina e troca por um EV mais pequeno que fosse viável para as 90% das viagens que faço. Com esta opção, o diesel vai ficar por cá a fazer muito menos quilómetros e a poupar na conta da gasolina (o diesel ainda é mais barato mas pouco).
Nas opções, surgiu o Leaf 40 como a escolha obvia. Fiz teste drive, gostei da resposta, do equipamento e do espaço e estava quase a fechar negócio quando vejo que o e208 estava a chegar. Os 340km de autonomia, a bateria refrigerada a água e os carregamentos até 100kwh, aos quais se juntavam uma estética fantástica que faziam esquecer a perda de bagageira para o Leaf não deixaram outra opção senão experimentar. O vendedor disponibilizou-me o carro para teste drive por três dias, permitindo-me fazer dois dias de deslocações normais durante e semana com o carro. Fiquei doido com o carro. É mesmo espetacular o comportamento e funciona muito bem nos trajetos que normalmente faço. Quando entreguei o carro deixei logo um sinal para a aquisição do e208.
O carro chegou no dia 20 de março, já em plena pandemia do Coronavírus, e como tal quase não anda. Mesmo assim já tem de 650 km, pois entre idas ao supermercado e duas idas ao hospital para acompanhar um familiar já deu para fazer o gosto ao pé, incluindo 100 km em Autoestrada.
Deixo aqui umas fotos iniciais do pequeno “foguete”. Em próximas atualizações ao diário avanço com mais experiências.
Vamos lá então dar início a um diário de bordo ou DB como aqui se diz do meu Peugeot e208.
Vou começar por explicar o porque de comprar um elétrico (VE) e não efetuar a normal troca da carrinha diesel agora com 8 anos por outro diesel parecido. Como se pode verificar o e208 é bastante mais pequeno (+- 70 cm) e como tal não parece ser a escolha correta, mas já lá vamos.
A mudança para um VE partir de um raciocínio puramente económico como explico desde já.
A fazer, antes da pandemia, cerca de 2.000 km por mês, com um gasto só em gasóleo na casa dos 200 €, com outro o outro carro a gasolina a gastar cerca de 150€, já para não falar que a carrinha se aproxima do 250.000km, conclui que era necessário substituir um dos veículos.
Para completar a festa a carrinha diesel é usada ao serviço de uma empresa que nos tempos correm obriga a considerar as despesas do automóvel como lucro tributável, a famosa contribuição autónoma.
Primeira opção: Trocar o diesel por outro diesel ou gasolina. Teria que ser como particular. Para empresa não é vantajoso. É preferível pagar despesas ao empregado, que mesmo assim são tributadas. Como tal foi descartada.
Segunda Opção: Trocar o diesel por híbrido plug-in. Era uma opção interessante em termos fiscais, mas como o consumo apenas é baixo nos primeiro 50 km e são muito caros, ficou logo colocado de parte pois diariamente faço cerca de 130/150km em estrada nacional.
Terceira opção: Trocar Diesel por Elétrico. Aqui foi onde comecei a fazer contas e verifiquei que a coisa tinha pernas para andar. Fiscalmente para empresas é muito interessante, mas teria que arranjar um EV com muito boa autonomia para prescindir do diesel. Aqui apenas o Tesla seria aceitável. Não considerei Kia ou Hunday por não gostar de SUV. Após algumas pesquisas e conversa no stand tesla do Elcorteingles conclui que dar 60.000€ por um primeiro EV era puxado para mim.
Foi então que equacionei a venda do carro a gasolina e troca por um EV mais pequeno que fosse viável para as 90% das viagens que faço. Com esta opção, o diesel vai ficar por cá a fazer muito menos quilómetros e a poupar na conta da gasolina (o diesel ainda é mais barato mas pouco).
Nas opções, surgiu o Leaf 40 como a escolha obvia. Fiz teste drive, gostei da resposta, do equipamento e do espaço e estava quase a fechar negócio quando vejo que o e208 estava a chegar. Os 340km de autonomia, a bateria refrigerada a água e os carregamentos até 100kwh, aos quais se juntavam uma estética fantástica que faziam esquecer a perda de bagageira para o Leaf não deixaram outra opção senão experimentar. O vendedor disponibilizou-me o carro para teste drive por três dias, permitindo-me fazer dois dias de deslocações normais durante e semana com o carro. Fiquei doido com o carro. É mesmo espetacular o comportamento e funciona muito bem nos trajetos que normalmente faço. Quando entreguei o carro deixei logo um sinal para a aquisição do e208.
O carro chegou no dia 20 de março, já em plena pandemia do Coronavírus, e como tal quase não anda. Mesmo assim já tem de 650 km, pois entre idas ao supermercado e duas idas ao hospital para acompanhar um familiar já deu para fazer o gosto ao pé, incluindo 100 km em Autoestrada.
Deixo aqui umas fotos iniciais do pequeno “foguete”. Em próximas atualizações ao diário avanço com mais experiências.
O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê.
- BrunoAlves
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Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
Fantástico, parabéns. Fazia falta este DB.
Agora temos de esperar pela possibilidade (breve esperemos) de correr kms em força. Queremos esses relatos.
Agora temos de esperar pela possibilidade (breve esperemos) de correr kms em força. Queremos esses relatos.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
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Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
Primeiro 208 cá do bairro (virtual). Vai ser sem dúvida interessante seguir.
Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
Que falta fazia um db destes!
Excelente começo!
Continue por favor
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- VETL
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Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
Boa malha!
Vai ser interessante seguir esta máquina.
Muitos e bons km.
Vai ser interessante seguir esta máquina.
Muitos e bons km.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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- Nonnus
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Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
Parabéns pela aquisição, boa escolha.
Para já o teu DB vem nos demonstrar que afinal parece que o leaf tem concorrência. Entre os dois escolheste e208 portanto foi uma venda a menos para a Nissan e uma venda a mais para a concorrência.
Quando voltarmos a ter a liberdade que estávamos habituados agradecemos que relates a verdadeira autonomia do carro num uso diário e dito normal. Até lá é ficar a espera
Para já o teu DB vem nos demonstrar que afinal parece que o leaf tem concorrência. Entre os dois escolheste e208 portanto foi uma venda a menos para a Nissan e uma venda a mais para a concorrência.
Quando voltarmos a ter a liberdade que estávamos habituados agradecemos que relates a verdadeira autonomia do carro num uso diário e dito normal. Até lá é ficar a espera
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
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- mjr
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Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
A primeira frase diz tudo e mostra como é importante deixar as pessoas conduzir um VE. de preferência não num test drive mas algo mais alargado como foi este caso.ljbmartins Escreveu: ↑23 abr 2020, 21:02Fiquei doido com o carro. É mesmo espetacular o comportamento e funciona muito bem nos trajetos que normalmente faço. Quando entreguei o carro deixei logo um sinal para a aquisição do e208.
Parabéns pela aquisição e pelo primeiro DB do e208 aqui no fórum.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
Parabéns pela opção, venham muitos e bons relatos elétricos!
Espero cruzar-me com ele na Arruda. Se uma mota elétrica fizer sinal... já sabe
Espero cruzar-me com ele na Arruda. Se uma mota elétrica fizer sinal... já sabe
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
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- ljbmartins
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Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
Muito boa tarde. Segue uma atualização ao DB.
Hoje foi dia de ir ao supermercado e como é obvio o Peugeot foi o escolhido. Aproveitei para experimentar os carregadores de 22Kwh que temos no centro de Arruda e próximos de um dos supermercados. Para surpresa, na ficha do lado estava um "bomba dual motor" novinha em folha.
Para completar a imagem o velhinho Twizy do projeto Moove Oeste. Devo dizer que esse Twizy foi o meu primeiro contacto com os VE. Achei engraçado mas muito desconfortável.
Estas tomadas funcionam bem. Pelo menos agora em tempo de pandemia devem ter menos procura. E carregam bem. Nos 45 minutos que estive no supermercado acho que carregou +- 10 % da bateria.
Quando desliguei, na APP indicava 66%.
No regresso a casa, devo ter utilizado o caminho mais longooooo que encontrei e fui experimentar o modo sport numas curvas e contra curvas sempre subir. Bem aquilo até assusta, o controlo de tração sempre a entrar em ação. Que barbaridade. Imagino como será no "vermelhinho" que estava ao meu lado na ficha.
E assim a brincar a brincar já estou a chegar aos 700km.
Antes da "corrida" no modo sport registei as médias dos consumos:
Esta é a dos últimos dias (tirei quando iniciou o carregamento). Simpática, mas após os 5 km finais em modo sport a média disparou (não registei)
O acumlulado atual:
Hoje foi dia de ir ao supermercado e como é obvio o Peugeot foi o escolhido. Aproveitei para experimentar os carregadores de 22Kwh que temos no centro de Arruda e próximos de um dos supermercados. Para surpresa, na ficha do lado estava um "bomba dual motor" novinha em folha.
Para completar a imagem o velhinho Twizy do projeto Moove Oeste. Devo dizer que esse Twizy foi o meu primeiro contacto com os VE. Achei engraçado mas muito desconfortável.
Estas tomadas funcionam bem. Pelo menos agora em tempo de pandemia devem ter menos procura. E carregam bem. Nos 45 minutos que estive no supermercado acho que carregou +- 10 % da bateria.
Quando desliguei, na APP indicava 66%.
No regresso a casa, devo ter utilizado o caminho mais longooooo que encontrei e fui experimentar o modo sport numas curvas e contra curvas sempre subir. Bem aquilo até assusta, o controlo de tração sempre a entrar em ação. Que barbaridade. Imagino como será no "vermelhinho" que estava ao meu lado na ficha.
E assim a brincar a brincar já estou a chegar aos 700km.
Antes da "corrida" no modo sport registei as médias dos consumos:
Esta é a dos últimos dias (tirei quando iniciou o carregamento). Simpática, mas após os 5 km finais em modo sport a média disparou (não registei)
O acumlulado atual:
O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê.
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Re: Diário de Bordo do Peugeot e208 Arrudense
Parabéns! Carro lindo!
Compraste com carregador de 11 kW?
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Última edição por jasmim em 26 abr 2020, 07:17, editado 1 vez no total.
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