Leitor de Bateria com erro

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civic
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 11 jan 2024, 12:40

Nonnus Escreveu:
11 jan 2024, 12:32
https://www.facebook.com/groups/2264118 ... ently_seen

Mais um Leaf de 40 com mesmo comportamento.
Mas esse caso quase não tens info, de onde veio esse carro? Foi comprado usado? Quantos kms? Que tratamento? Este comportamento é idêntico ao das baterias inchadas, só que esses sabemos porque o fazem, não sei se este caso é diferente, pode ser um reparado ou coisa parecida. Diz que é o 4 LEAF que utiliza, é de empresa? TVDE? Falta tanta info que nem sei o que comentar... ;)
Gostava de ver o historial destes casos que acontece isso e já agora como resolveram, o problema é que vemos o problema mas raramente vimos a solução
Nissan LEAF 2018 40kWh
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 11 jan 2024, 21:51

Acabou de comrar o carro e não sabe a proveniência, algo me diz que muitos destes vão aparecer por aí, e não só desta marca. ;)
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 12 jan 2024, 09:12

MRider Escreveu:
11 jan 2024, 23:55


É verdade quase todos os dias aparece casos no Facebook. Ou falha catastrófica, ou que a % baixa vertiginosamente em AE depois recupera.
São clientes que esperam e desesperam por bateria em garantia. São pessoas a vender os seus carros no estado em que estão. Enfim Nissan o que tu eras e no que te tornastes.

E mesmo assim ainda existe pessoas a afirmar que desconhecem está situação e que são casos pontuais...
Há pessoas que preferem ver caso a caso e ver realmente o que se passa, o resto é ruido. Tens 2 formas de ver isto, ou vês e tentas colocar tudo no mesmo saco, que é o que faz o pessoal do Facebook ou tentas saber mesmo o que está a correr mal no aspeto mais tecnico e tentas separar as coisas, é o que tento fazer, mas não consigo porque entretanto resolvem o problema e deixam de aparecer. Vê lá tu que até tens lá comentarios em que tiveram esse problema e resolveram com a troca da bateria de 12V.
Conforme podes ver já o questionei de onde veio o carro e acabou de o comprar, ou seja, parece que foi enganado por alguém e não fazes ideia do que se passa com a bateria. por isso tento saber e depois falar disso, não vou generalizar porque isto é um caso, os outros não faço ideia de como correram, simplesmente não tens feedback da resolução ou do problema.
Não ando aqui a medir pilinh@s de a minha é maior e tal ou eu é que tenho razão, tento aprender alguma coisa, só isso. Ou tratamos este assunto com alguma especificidade tecnica ou então fazemos como no Facebook e tratamos o assunto como se de futebol se tratasse.
Última edição por civic em 12 jan 2024, 10:56, editado 1 vez no total.
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 12 jan 2024, 10:19

MRider Escreveu:
11 jan 2024, 23:55
É verdade quase todos os dias aparece casos no Facebook. Ou falha catastrófica, ou que a % baixa vertiginosamente em AE depois recupera.
São clientes que esperam e desesperam por bateria em garantia. São pessoas a vender os seus carros no estado em que estão. Enfim Nissan o que tu eras e no que te tornastes.

E mesmo assim ainda existe pessoas a afirmar que desconhecem está situação e que são casos pontuais...
Ainda ontem fui a Nissan devido ao meu problema e estive a falar com o chefe da oficina e o problema dos Leaf tanto de 24, 30, 40, esta a ter uma escalada que vocês não fazem ideia. E ao que parece a Nissan esta mesmo a pensar em adquirir os carros de certos clientes porque não tem baterias.

O concessionário onde vou já lá estão dois encostados, o meu e um de 24, os dois com o mesmo problema.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 12 jan 2024, 10:30

Nonnus Escreveu:
12 jan 2024, 10:19

Ainda ontem fui a Nissan devido ao meu problema e estive a falar com o chefe da oficina e o problema dos Leaf tanto de 24, 30, 40, esta a ter uma escalada que vocês não fazem ideia. E ao que parece a Nissan esta mesmo a pensar em adquirir os carros de certos clientes porque não tem baterias.

O concessionário onde vou já lá estão dois encostados, o meu e um de 24, os dois com o mesmo problema.
E vai piorando com a venda de usados, carros com o reset ao sistema que são vendidos como estando impecáveis e ao fim de uns dias/semanas, caput, parece-me ter sido o caso desse ultimo do Facebook.
Só gostava de saber precisamente que se passa com eles, o senhor desse caso comprou-o sem saber a proveniência do carro, vamos ver se não faz como os outros que depois de resolver o problema desaparece. Pois com 47 000kms é muito pouco e muito diferente do que tem aparecido.
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por frankesousa » 12 jan 2024, 12:10

Civic, na minha opinião não vale a pena tentar justificar com o uso do carro, o meu leaf 30 está "caput" também. Sempre foi tratado lindamente, meia duzia de cargas rapidas, quase nunca ficava a 100%, quase nunca usava mais de 50% da potência do motor, etc

Resultado, ao fim dos anos (falta 1 mês para os 8 anos) e 140mil km está com células completamente desgastas (tipo mais de 1.5v de descarga em relação às outras com o SOC a 90% e numa simples subida).

É mesmo a qualidade das baterias a vir ao de cima, são fracas, disso não tenho duvidas (também achava que não até há um 1/2 ano atrás, e também pensava que as de 40kWh iam ser melhores, mas não, a verdade é que parece ser +- 24kWh medíocres, 30kWh más, 40kWh muito más, nem quero saber as de 60kWh ali apertadinhas :lol: )
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por civic » 12 jan 2024, 12:16

frankesousa Escreveu:
12 jan 2024, 12:10
Civic, na minha opinião não vale a pena tentar justificar com o uso do carro, o meu leaf 30 está "caput" também. Sempre foi tratado lindamente, meia duzia de cargas rapidas, quase nunca ficava a 100%, quase nunca usava mais de 50% da potência do motor, etc

Resultado, ao fim dos anos (falta 1 mês para os 8 anos) e 140mil km está com células completamente desgastas (tipo mais de 1.5v de descarga em relação às outras com o SOC a 90% e numa simples subida).

É mesmo a qualidade das baterias a vir ao de cima, são fracas, disso não tenho duvidas (também achava que não até há um 1/2 ano atrás, e também pensava que as de 40kWh iam ser melhores, mas não, a verdade é que parece ser +- 24kWh medíocres, 30kWh más, 40kWh muito más, nem quero saber as de 60kWh ali apertadinhas :lol: )
Eu não estou a tentar justificar nada, apenas estou a tentar perceber os cenários diferentes, só isso.
Não tenho duvidas que as celulas são fracas, mas temos diferentes cenários e gostava de perceber quais são, para dizer que são fracas e vamos bater na Nissan é só ir ao Facebook, esperava que num forum de EVs a conversa fosse um pouco mais tecnica do que isso.
No caso da primeira geração era notoria a degradação precoce das celulas com os kms, no caso dos 40 isso já não foi bem assim pois tens carros com mais de 200 000 kms com a autonomia praticamente inalterada, agora só gostava de perceber de onde vêm estes casos, temos coisas diferentes, tipo celulas inchadas, e agora celulas desbalanceadas, só gostava de saber se são coisas diferentes ou a mesma coisa, pois está tudo à rasca de bater na Nissan e nem sequer querem saber qual o problema real, esperava isso num Facebook não num forum da especialidade...
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por Nonnus » 12 jan 2024, 14:16

Vou ter que discordar. Então nós não debatemos os assunto como deve de ser?

Acho que com o que se esta a ver com o passar dos anos que argumentos podemos usar para dizer que as células não são realmente fracas seja em modelo for!?

É como frankesousa escreveu. Aqui há um ano ou dois parecia que havia uma diferença, mas com o passar do tempo acho que já existe casos suficientes para perceber que o Leaf de 40 tem ainda mais problemas. Apareceu as células inchadas, agora tem vindo aparecer as células degradadas/avariadas (chamem-lhe o que quiserem), com o passar dos anos. Parece que nem tem muito a ver com uso que demos ao carro, é mesmo por tempo. No caso dos Leaf de 30, carros estimados por pessoas que sempre souberam como proceder, com a teoria dos 20%-80% (não foi o meu caso), com 3 ou 4 CR´s estão a dar problemas.

Nos Leaf de 40 tu dizes que não sabemos de que tipo de utilização estamos a falar. É verdade. Será que foram todos abusados? Será que foram todos martelados?

Da mesma maneira que dizes que há pouca informação, porque as pessoas não partilham, imagina lá o numero de casos existentes que não são dados a conhecer nos facebooks da vida e, que estão estacionados nos concessionários a espera de uma solução. Mais grave ainda, é que estamos limitados aos casos de Portugal, agora imagina o que vai por esse mundo fora.

E a quantidade de carros que já se encontram a venda por menos de 17000€, alguns já na casa dos 15000€. Esta tudo a tentar-se ver livre deles antes que fiquem com a batata quente nas mãos, ou então já se estão a queimar e deixa lá passar para os outros. Um Leaf de 40 já vale tanto como um Leaf de 30.

Por muito que nos custe, é o que esta acontecer e, a Nissan não esta a saber lidar com tanta reclamação, dai a frustração dos proprietários. É certo que muitos mandam bitaites para o ar sem sequer perceberem o que realmente se passa, temos de encontrar um meio termo, mas ainda assim esse meio termo parece ter um demasiado numero de casos.
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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por mjr » 12 jan 2024, 15:03

A minha experiência pessoal é que a bateria do Leaf 40 é muito superior à do Leaf 24 mk1. A bateria do meu Leaf 24 foi substituída mais ou menos ao mesmo tempo que adquiri o Leaf 40, e apesar de ter menos km em cima (25k vs 50k), já tem mais degradação, tendo perdido a 12ª barra há +/- 1 ano.

A bateria do meu Leaf 40, e também de outro que sigo de perto, com quase 6 anos (faz em maio), está com 12 barras e não noto qualquer limitação mesmo com SOCs muito baixos (dos quais nunca tive medo de andar), debitando a potência máxima sem qualquer problema mesmo após o aviso de bateria muito fraca. Vamos ver a evolução a partir daqui, mas continuo a achar que a decisão da Nissan em deixar ir até aos 4,2V/célula a 100% se revelou desastrosa e a minha opinião é de que esse é o principal causador dos problemas que conhecemos destas baterias.

Nonnus, tens mais info dos casos que falaste de baterias de Leaf 40 que não carregam a mais de 80% de SOC (os tais 20%-80%) e que têm revelado problemas? É algo que até agora não vi reportado, e gostava de ter dados mais concretos sobre esses casos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

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Re: Leitor de Bateria com erro

Mensagem por frankesousa » 12 jan 2024, 15:08

Por falar em assuntos técnicos, também acho que os devemos debater.

No meu caso, vejo que as células estão sempre muito bem balanceadas, mas quando lhe peço mais potência (60kW para cima) as células degradadas (umas 4 ou 5) caem muito e uma ou 2 caem mesmo até aos 2.5v ou menos (e por isso o carro para às vezes).

Isto não me parece problema de balanceamento, mas sim de degradação precoce de algumas células.

Está-me a querer parecer também (sobre o tema deste tópico) que tanto o leitor de SOC como do SOH dão valores meio errados.

SOC - Quando começo a subir, tal como alguns vídeos recentes do FB dos leaf 40, a % de bateria no ecrã cai a pique, os kWh restantes no leafspy também, mas, estranhamente, o SOC do leafspy mantem-se firme (tipo 10% no ecrã, e 40 ou 50 no leafspy), os GIDs penso que vem abaixo junto com os kWh restantes.
Por vezes bem uma descida e recupera logo, outras vezes fica a dizer que tem 10% e ainda ando 20km sem problemas

SOH - O carro parece estar a aferir a saúde da bateria pela energia carregada, e para ser sincero o meu leaf continua a carregar uns 18kWh, mas destes só consigo utilizar uns 15kWh porque o resto inevitavelmente é aquecimento.
Isto sim, no meu entendimento, diz que o carro está a calcular mal a "saúde" da bateria, porque não está a considerar a resistência interna (Hx de 34%).
Ora se as barras deveriam ser o reflexo da capacidade da bateria, e nessas recai a possibilidade de ativar a garantia, a medida tinha de ser energia que a bateria é capaz de fornecer para fazer mover o carro. Pior, neste momento a eficiência do carro caiu a pique porque uma muito grande percentagem de energia é "derretida" em aquecimento.


Resumindo, tecnicamente a bateria está cansada, não há duvida, só serve para viagens em cidade ou nacional planas, e com meia dúzia de células novas a nissan podia resolver o problema a mais de metade dos leafs encostados
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