Página 8 de 14

Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Enviado: 06 jul 2020, 19:36
por ruicvt
Obrigado pelo testemunho. ;)

Suponho que 140/150km/h no Leaf é "ir a abrir". E não encontro dados sobre o comportamento das baterias (aquecimento e consumo) neste tipo de utilização diário, que por exemplo nas autoestradas alemãs é perfeitamente exequível.

Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Enviado: 06 jul 2020, 19:53
por ruramos
No Leaf de 40kWh acima dos 90km/h as baterias vão aquecer, não há forma de evitar.
No de 60kWh vai acontecer no mesmo, mas se calhar mais lentamente devido á maior bateria.
A 150km/h esqueça, faz 100km e a bateria sobe 15° muito facilmente.

Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Enviado: 06 jul 2020, 20:45
por ruicvt
ruramos Escreveu:
06 jul 2020, 19:53
No Leaf de 40kWh acima dos 90km/h as baterias vão aquecer, não há forma de evitar.
No de 60kWh vai acontecer no mesmo, mas se calhar mais lentamente devido á maior bateria.
A 150km/h esqueça, faz 100km e a bateria sobe 15° muito facilmente.
Portanto, sofrerá degradação precoce?

Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Enviado: 06 jul 2020, 20:49
por cfvp
ruicvt Escreveu:
06 jul 2020, 19:00
Se o consumo a galgar AE a subir vai para os 25... Nem pensar no Leaf 40!
Não sei se o consumo será tão elevado no Leaf 40. É preciso ver que, como já foi dito, o consumo no Leaf 62 é maior que no Leaf 40, devido à maior potência do motor e ao carro ser mais pesado. Segundo o ABRP o Leaf 40 dá para fazer o percurso até Vila Real a 130km/h, mesmo com uma referência de 200wh/km a 110km/h, que é exagerada na minha opinião, só que dessa forma precisa mesmo de carregar em Vila Real.

Dito isto, parece-me melhor o 62 ou outro de outra marca com capacidade semelhante, assim pode ir mais descansado. O único senão, como já mencionou, é a temperatura da bateria, mas isso não sei.

Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Enviado: 06 jul 2020, 20:53
por ruicvt
cfvp Escreveu:
06 jul 2020, 20:49
ruicvt Escreveu:
06 jul 2020, 19:00
Se o consumo a galgar AE a subir vai para os 25... Nem pensar no Leaf 40!
Não sei se o consumo será tão elevado no Leaf 40. É preciso ver que, como já foi dito, o consumo no Leaf 62 é maior que no Leaf 40, devido à maior potência do motor e ao carro ser mais pesado. Segundo o ABRP o Leaf 40 dá para fazer o percurso até Vila Real a 130km/h, mesmo com uma referência de 200wh/km a 110km/h, que é exagerada na minha opinião, só que dessa forma precisa mesmo de carregar em Vila Real.

Dito isto, parece-me melhor o 62 ou outro de outra marca com capacidade semelhante, assim pode ir mais descansado. O único senão, como já mencionou, é a temperatura da bateria, mas isso não sei.
Obrigado pelo contributo ;)

Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Enviado: 06 jul 2020, 21:04
por civic
Nesta altura já era de deixar de se falar nisso de que as temperaturas altas degradam, como explicam que a Tesla, por exemplo deixa as baterias andar acima dos 40ºC? No caso do meu LEAF 40 esse valor é rarissimo, mesmo no verão, e mesmo assim tem uma degradação declarada idêntica a outros que andam sempre no vermelho?
Conheço um Taxi LEAF 40 com 2 anos e com 134 000kms, com teste de tomada deu cerca de 6% de degradação, melhor que o Tesla do Bjorn que está longe destes kms,...

Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Enviado: 06 jul 2020, 21:09
por ruramos
ruicvt Escreveu:
06 jul 2020, 20:45
ruramos Escreveu:
06 jul 2020, 19:53
No Leaf de 40kWh acima dos 90km/h as baterias vão aquecer, não há forma de evitar.
No de 60kWh vai acontecer no mesmo, mas se calhar mais lentamente devido á maior bateria.
A 150km/h esqueça, faz 100km e a bateria sobe 15° muito facilmente.
Portanto, sofrerá degradação precoce?
Os carros não degradam com as baterias quentes, pelo menos do que se vai vendo. Mas sim com a idade. Principalmente nos leafs. Não se preocupem com o calor nas baterias, o pior é se precisar de se usar a carga rápida, nesse caso não vai ser tão rápida.

Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Enviado: 06 jul 2020, 21:14
por civic
O problema dos LEAFs é limitarem a carga e descarga por causa da temperatura (não têm nada que a faça descer rapido), não tem nada a ver com a degradação, aí só mesmo cargas a 100% com muita temperatura e durante muito tempo é que acredito que sejam muito más para a degradação, de resto é usar.

Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Enviado: 06 jul 2020, 22:11
por kony76
E 140 150 nao é propriamente uma velocidade adequada para VE. Mas claro que isso depende de cada um.

Re: Leaf 60 kw.h... uma perspectiva unica

Enviado: 07 jul 2020, 10:28
por beme83
kony76 Escreveu:
06 jul 2020, 22:11
E 140 150 nao é propriamente uma velocidade adequada para VE. Mas claro que isso depende de cada um.
Se formos pelo lado legal 140 ou 150 kms não são velocidades adequadas para nenhum veículo em estradas Portuguesas ;)