Civic White Acenta 40kWh

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Re: Civic White Acenta 40kWh

Mensagem por pemifer » 11 set 2021, 18:19

civic Escreveu:
11 set 2021, 17:33
Essa quantidade, 0,1mm tem vindo a aumentar, ou seja, quando eram novos tinham a mesma profundidade, desde que comprei este equipamento que costumo acompanhar o desgaste.
Mas nem é pela diferença que relato este assunto, é mesmo pelo pneu nesta altura estar a largar borracha como se não houvesse amanhã, obviamente que com 90 000 kms não vou fazer queixa nem nada disso, mas gostava de perceber se é defeito ou feitio.
Pois o que está em causa não é a deformação do pneu, é simplesmente que legalmente o pneu ainda não acabou e está a desfazer-se, se fosse um Ling-Long nem dizia nada, mas é um Micheli.
Estive agora a medir um desses rasgos transverssais (vermelho e laranja) onde a borracha está a saltar e tem 0,3mm, a pressão a frio é 2,5, ou seja, tenho sempre 2,5 no verão e 2,6 no Inverno, tenho o alarme no LS aos 2,3, nunca tive problemas com a pressão dos pneus ;)
É mesmo assim!
O pneu está muito gasto na parte exterior e pouco gasto na parte interior, não tem um gasto uniforme.
Não tenho a certeza mas penso que há uma percentagem da superficie que tem de ter a medida legal e penso que não pode apresentar um desgaste anormal como é o teu caso.
Não sei o que entendes por "não ter problemas com a pressão dos pneus" pois é mesmo isso que se está a passar, estás com problemas com a pressão dos pneus.
Tens andado com pouca pressão nos pneus, apesar de ser a indicada pelo fabricante.
Andas com 2,5 bar (+- 36PSI), eu ando sempre, a kia tambem recomenda 36PSI, desde o primeiro Leaf, com 40PSI (2,7bar).

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 11 set 2021, 18:36

Acho que não percebeste, achas então normal ter ainda sulcos de desgaste e o pneu estar a desfazer-se? É isso?
Tens noção que já conduzo há 30 anos e já tive pneus completamente lisos, com direções desalinhadas entre outras coisas e nunca vi um pneu desfazer-se? Aliás, tive uma coisa parecida nos Dunlop do meu Civic e mantendo posteriormente as pressões e modos de condução e nunca mais tive esse problema? A unica semelhança com estes é que também foram os originais que vieram com o carro.
O legal é a marca de TWI que existe nos sulcos longitudinais, pode ir de 1,6 mm a 2,2mm, em Portugal o minimo é 1,6mm em 60% da largura do pneu.
Uma coisa é falar de desgaste, outra completamente diferente é o pneu a desfazer-se...

EDIT: Outra coisa, então esse problema de pressão só se nota no fim do pneu? É que do outro lado do eixo está um pneu igual com menos desgaste, terá mais uns 0,5mm e está perfeito...
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
57 000Km's

pemifer
Proprietário Kia Niro EV

Mensagem por pemifer » 11 set 2021, 20:55

Ao longo da nossa conversa tenho percebido que tu valorizas muito a parte não gasta, eu valorizo a parte gasta.
O pneu está a desfazer-se na parte gasta, certo?
Disseste que tinha 0,3mm de altura?
Nessa parte o pneu está praticamente careca.
Não tarda muito está nas lonas nessa parte.
Se o resto do pneu estivesse como a parte gasta estavamos perante um pneu careca.
Na foto parecem faltar uns pequenos pedaços de borracha na zona gasta, consistente com o estrago de um pneu careca.

A pouca pressão recomendada pela Nissan só se nota quando começa a haver algum desgaste nos pneus, não tem de ser exatamente no fim da vida do mesmo.
photo1631389790.jpeg
(foto visualizada em telemovel e transferida para PC)

pemifer
Proprietário Kia Niro EV

Mensagem por pemifer » 11 set 2021, 21:04

Consegui encontrar uma foto de um pneu Michelin com muito desgaste.
Como vês também faltam pedaços de borracha.
Imagem

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 11 set 2021, 21:35

Parece claramente um caso de utilização de pressão baixa.
O indicado no carro deve ser lido como o mínimo a frio, sem qualquer rodagem. Basta andar 3 ou 4 km, para ser necessário insuflar mais 0,3 ou 0,4 bar para respeitar esse mínimo. Se andar mais, deve meter mais 0,5 pelo menos.
E as normas dizem que com mais 0,5 bar que o mínimo recomendado no carro, considera-se dentro das recomendações.
Além disso, as instruções de quase todos os carros dizem para aumentar a pressão em função do aumento do peso da carga. Não há instruções nem indicações para andar com menos pressão.
Basta andar 5 ou 6km e meter o que está na etiqueta da porta, para ficar numa situação de pressão abaixo do mínimo das normas.
É óbvio que todos os fabricantes indicam o mínimo dos mínimos a que estão obrigados, por causa dos compromissos com o conforto. É que um pneu com mais pressão, fica mais duro.

Resumindo: Quem atestar/verificar a pressão nas bombas de gasolina, é sinal que já rolou vários km e por conseguinte deve meter no mínimo +0,5bar do que o valor da etiqueta. Vai poupar combustível, vai poupar pneu e vai ter menos hipóteses de ter episódios de pneus rebentados.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

civic

Mensagem por civic » 11 set 2021, 21:49

pemifer Escreveu:
11 set 2021, 20:55
Ao longo da nossa conversa tenho percebido que tu valorizas muito a parte não gasta, eu valorizo a parte gasta.
O pneu está a desfazer-se na parte gasta, certo?
Disseste que tinha 0,3mm de altura?
Nessa parte o pneu está praticamente careca.
Não tarda muito está nas lonas nessa parte.
Se o resto do pneu estivesse como a parte gasta estavamos perante um pneu careca.
Na foto parecem faltar uns pequenos pedaços de borracha na zona gasta, consistente com o estrago de um pneu careca.

A pouca pressão recomendada pela Nissan só se nota quando começa a haver algum desgaste nos pneus, não tem de ser exatamente no fim da vida do mesmo.

photo1631389790.jpeg
(foto visualizada em telemovel e transferida para PC)
Então porque este fenomeno só acontece neste pneu e não acontece no do outro lado?
E não, estás errado quando dizes isto "Se o resto do pneu estivesse como a parte gasta estavamos perante um pneu careca.", o frisos laterais são menos profundos do que o longitudinais, ou seja, o desgaste tem sido uniforme. Aliás, o maior desgaste que tenho visto tem sido no sulco central.
De qualquer das formas essa tua imagem é demonstrativa de que isso deve ser "normal" nos pneus Michelin. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
57 000Km's

civic

Mensagem por civic » 11 set 2021, 21:51

VETL Escreveu:
11 set 2021, 21:35
Parece claramente um caso de utilização de pressão baixa.
O indicado no carro deve ser lido como o mínimo a frio, sem qualquer rodagem. Basta andar 3 ou 4 km, para ser necessário insuflar mais 0,3 ou 0,4 bar para respeitar esse mínimo. Se andar mais, deve meter mais 0,5 pelo menos.
E as normas dizem que com mais 0,5 bar que o mínimo recomendado no carro, considera-se dentro das recomendações.
Além disso, as instruções de quase todos os carros dizem para aumentar a pressão em função do aumento do peso da carga. Não há instruções nem indicações para andar com menos pressão.
Basta andar 5 ou 6km e meter o que está na etiqueta da porta, para ficar numa situação de pressão abaixo do mínimo das normas.
É óbvio que todos os fabricantes indicam o mínimo dos mínimos a que estão obrigados, por causa dos compromissos com o conforto. É que um pneu com mais pressão, fica mais duro.

Resumindo: Quem atestar/verificar a pressão nas bombas de gasolina, é sinal que já rolou vários km e por conseguinte deve meter no mínimo +0,5bar do que o valor da etiqueta. Vai poupar combustível, vai poupar pneu e vai ter menos hipóteses de ter episódios de pneus rebentados.
Eu tenho compressor em casa, coloco sempre a pressão a frio. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
57 000Km's

pemifer
Proprietário Kia Niro EV

Mensagem por pemifer » 11 set 2021, 22:29

civic Escreveu:
11 set 2021, 21:49
Então porque este fenomeno só acontece neste pneu e não acontece no do outro lado?
E não, estás errado quando dizes isto "Se o resto do pneu estivesse como a parte gasta estavamos perante um pneu careca.", o frisos laterais são menos profundos do que o longitudinais, ou seja, o desgaste tem sido uniforme. Aliás, o maior desgaste que tenho visto tem sido no sulco central.
De qualquer das formas essa tua imagem é demonstrativa de que isso deve ser "normal" nos pneus Michelin. ;)
Bem... já que referiste que à 30 anos que andas de carro, eu tambem!
Eu NÃO estou errado, as tuas fotos mostram que os teus pneus não têm desgaste uniforme!
São pneus que rodaram, a maior parte do tempo, a uma pressão inferior à que deviam, indendentemente do que a Nissan recomenda!
photo1631374999.jpeg
photo1631389790.jpeg

civic

Mensagem por civic » 12 set 2021, 10:15

Mesmo que assim seja, o que eu não concordo, não consegues perceber que o meu dilema não é esse? A minha questão é: É normal para um pneu ainda com desgaste legal estar a desfazer-se? O que vês aí é bocados de borracha a saltarem do pneu, do outro lado isso não acontece e o desgaste embora menor não é muito diferente.
Isto é que eu disse que em 30 anos de carros nunca tinha visto, a não ser na situação semelhante do meu Civic com os pneus originais também, depois disso já levou com muitos pneus e nunca mais vi borracha a saltar, esse sempre levou com 2,3 bar.
Isto, para mim, é um desgaste normal por pressão baixa, não vejo buracos pela falta de borracha, é um desgaste uniforme e no centro tenho menos desgaste.

Imagem
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
57 000Km's

civic

Mensagem por civic » 25 set 2021, 18:49

Mais um update ao DB, pneus novos aos 92 000 kms.
Bridgestone T005

Imagem
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
57 000Km's

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”