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No meu passeio a Fátima, apesar de Fátima ser relativamente perto, acabei por fazer 319,5km.
Quanto custou?
Em carregamentos externos custou 6,04 + 4,64 = 10,68€
Sai de casa com o carro a 100% com 37,6kWh na bateria e cheguei com 9,8kWh, portanto gastei 27,8kWh de energia caseira.
27,8 x 0,13€ = 3,61€
Custo total da viagem (319,5km): 14,29€
Custo por km: 0,04€
Custo total da viagem se tivesse carregado tudo em casa: 7,36€
Custo por km: 0,02€
Imaginemos um dos diesel maravilhosos que gastam 5l/100km (eu tive um assim, foi o Citroen Ax 14 TRD; uma vez fiz hypermiling consegui consumo de 4,7)
Custo total da viagem (320km): 19,63€ (considerei o gasóleo mais barato)
Custo por km: 0,06€
No meu passeio a Fátima, apesar de Fátima ser relativamente perto, acabei por fazer 319,5km.
Quanto custou?
Em carregamentos externos custou 6,04 + 4,64 = 10,68€
Sai de casa com o carro a 100% com 37,6kWh na bateria e cheguei com 9,8kWh, portanto gaste 27,8kWh de energia caseira.
27,8 x 0,13€ = 3,61€
Custo total da viagem (319,5km): 14,29€
Custo por km: 0,04€
Imaginemos um dos diesel maravilhosos que gastam 5l/100km (eu tive um assim, foi o Citroen Ax 14 TRD; uma vez fiz hypermiling consegui consumo de 4,7)
Custo total da viagem (320km): 78,53€ (considerei o gasóleo mais barato)
Custo por km: 0,25€
....
Pedro, esquece esses simuladores isso é treta.
O meu carro a diesel, o Toyota, está com uma média de 5.1L/100Km vê o preço que ele gasta por cada 100Km
Então se:
100Km custa 6.28 euros
320Km custa 20.1 euros
E se andar a 70Km/h como ando com o Leaf... baixo isso.
Não estou a defender os carros a diesel mas pagar 78 euros para fazer 300Km, só a gasolina e deve ser um M ou um AMG é que gasta isso
Nota: estava a olhar, fogo, já enfiei mais de 6000 euros de gasóleo lá dentro.
Pergunto isso pois muitas pessoas fazem a conta do consumo apenas com base no kWh * tarifa vazio e esquecem-se do IVA, do aumento de potência, do trabalho do eletricista, do carregador,...
Quando se compara com um ICE a diferença é tão grande que não é preciso fazer contas. Mas já fazer comparação em casa vs postos públicos estes "pormenores" contam.
Infelizmente também neste caso não faz sentido comparar pois os PCN são de borla e insuficientes e os PCR também são poucos.
Re: DB Leaf 40 PeMiFer
Enviado: 14 mar 2019, 12:29
por civic
Eu acabei de mudar para a tarifa bi-horaria e o aumento do custo de potência não chega a um cêntimo, sinceramente pensei que era mais.
Pergunto isso pois muitas pessoas fazem a conta do consumo apenas com base no kWh * tarifa vazio e esquecem-se do IVA, do aumento de potência, do trabalho do eletricista, do carregador,...
Mas não há muito mais com que nos preocuparmos... senão vejamos o meu caso: eu comprei um VE e nem sequer mudei a potência contratada pois o carro carrega à noite. A minha tarifa em vazio com IVA incluído é de 0,103119 EUR / kWh. Do meu lado só tenho de contabilizar a compra da Wallbox, mas ignoro esse facto/custo pois daqui a 5 ou 10 anos se não tiveres uma é porque ainda te deslocas num veículo com tecnologia do século passado... e isso é que deveria preocupar-te...