DB Black Power - mafgod

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1120
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 08 set 2020, 10:10

O relato desta viagem é aqui:
viewtopic.php?f=84&t=7195&start=120#p135300

Como disse na altura:
Total Energia: 105,89kWh + 33kWh = 138,89kWh
Total Custos Provisórios: 37,52€ + 3,29€ = 40,81€

O que dá algo como ~3,71€/100km carregando sempre na rede MOBIE quando estive fora de casa.
O que está praticamente correto....

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 648
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por filipeoliv » 08 set 2020, 10:16

só podia estar a ver mal ;)
Obrigado, assim está bem melhor ;)

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1120
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 08 set 2020, 10:24

:mrgreen: bem melhor

Nessa última viagem, umas duas semanas depois e ainda em agosto, não fiz nenhum carregamento pago fora de casa.
Somente tive de pagar a energia para repor os 100% referente à viagem de regresso.
Já não me recordo com quanto cheguei.... mas foi na casa dos 20 a 30%.
Admitindo uns 20%, teria de carregar uns 30kWh, ou seja, uns 3€ com IVA

Como nessa viagem fiz 341,6km, dá um consumo ainda mais baixo: 0,88€/100km !

Mas, mesmo que tivesse chegado nas lonas, teria de carregar uns 40kWh.... logo uns 4€.... 1,17€/100km!

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1120
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 12 abr 2021, 09:07

Quase a fazer os 3 anos, mais uma ida à oficina para a revisão e mais importante, para a lavagem e aspiração :mrgreen:
Desta vez escolhi o entreposto de Loures, devido ao COVID e estando a trabalhar em casa, este fica mais perto de casa.
Como carro de substituição calhou-me desta vez não um Qashqai mas um......micro... ai, um Micra a gasolina.
Bem este Micra é mesmo micro por dentro e, a câmara traseira parece, à semelhança do Qashqai, que falta ali uns clocks no CPU.... a imagem não é nada fluída.
Se no Micra ainda se compreende, no Qashqai não. A image parece que estamos a ver um stream com pouca largura de banda.
Já no meu Leaf24 de 2012, à semelhança do Leaf40, a imagem é fluída!
Andar de Micra, OMG, liguei o motor e parecia que ia partir-se todo lol, ok, era de manhã e o carro esteve na rua, logo o motor estava frio...
Quando "aqueceu" o motor já estava menos barulhento....
A entrada e saída das rotundas, já me tinha "esquecido", o ter que reduzir uma abaixo e se parar, meter a primeira!
Felizmente foi só até ás 15:00 e fui logo buscar um carro decente, o meu ;-)

Um reparo que aínda não me tinham feito, para quem tem o contrato de manutenção, cuidado com a data de validade do mesmo!
Ou seja, o contrato só é válido para, obviamente, dentro do período.

Sobre o Leaf, nada a dizer, é sempre a andar (quando o COVID deixa).
Alguns dados, a uma semana dos 3 anos:
AHr = 104,18
SOH = 90,25% (em novo SOH=99,67%, agora aos 3 anos tem 90,25%, perdeu portanto 9,42%, ou seja, 3,14% ao ano.... MAS, tendo em conta que o primeiro ano este valor cai bastante, e caíu 7,34% para os 92,33%; entre o 1ª e 3ª ano, perdeu "apenas" 1,09%, ou seja, 0,545% por ano! )
Hx = 102,61%
Kms = 48.245

anolsi
Mensagens: 192
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por anolsi » 12 abr 2021, 09:47

mafgod Escreveu:
12 abr 2021, 09:07
Quase a fazer os 3 anos, mais uma ida à oficina para a revisão e mais importante, para a lavagem e aspiração :mrgreen:
Desta vez escolhi o entreposto de Loures, devido ao COVID e estando a trabalhar em casa, este fica mais perto de casa.
Como carro de substituição calhou-me desta vez não um Qashqai mas um......micro... ai, um Micra a gasolina.
Bem este Micra é mesmo micro por dentro e, a câmara traseira parece, à semelhança do Qashqai, que falta ali uns clocks no CPU.... a imagem não é nada fluída.
Se no Micra ainda se compreende, no Qashqai não. A image parece que estamos a ver um stream com pouca largura de banda.
Já no meu Leaf24 de 2012, à semelhança do Leaf40, a imagem é fluída!
Andar de Micra, OMG, liguei o motor e parecia que ia partir-se todo lol, ok, era de manhã e o carro esteve na rua, logo o motor estava frio...
Quando "aqueceu" o motor já estava menos barulhento....
A entrada e saída das rotundas, já me tinha "esquecido", o ter que reduzir uma abaixo e se parar, meter a primeira!
Felizmente foi só até ás 15:00 e fui logo buscar um carro decente, o meu ;-)

Um reparo que aínda não me tinham feito, para quem tem o contrato de manutenção, cuidado com a data de validade do mesmo!
Ou seja, o contrato só é válido para, obviamente, dentro do período.
Como eu te percebo. Eu este ano não precisei de carro de substituição (por causa do covid claro), mas o ano passado também tive "direito" a um Micra. Mas o que eu tive direito (também a gasolina) nem cama traseira tinha, só sensores... Ainda para mais ao quando eu tinha feito a reserva tinha perguntado explicitamente se o veiculo de substituição seria por um elétrico e tive resposta afirmativa a dizer que ficava logo reservado para esse dia para mim. Mas depois quando lá cheguei informaram-me que o cliente que estava com o carro ainda não o tinha devolvido e que só tinham modelos de gasolina... Pronto lá tive eu que me arranjar de outra maneira para me deslocar para o trabalho que não fosse naquele minúsculo carro com um motor tão fraquinho (porque aquele devia ser mesmo o de base)... Em todo caso ainda precisei dele para umas voltinhas antes , logo no total ainda percorri aí uns 25kms com ele, e já foi um suplicio (nem quero imaginar se tivesse que fazer os cerca de 90kms que costumava fazer, e uma parte em AE, com ele )

Quando te referes à manutenção, o que queres dizer? Que ela acaba exactamente três anos depois de ter sido registada? É que o meu Leaf faz 3 anos para o próximo e o que me te tinham oferecido também foi um plano de 3 anos.
Quer isso dizer que no próximo ano tenho que ter em atenção ao dia em que vou fazer a revisão, porque mais uns dias e pode já ter expirado? É que eu não faço ideia quando termina precisamente, porque nunca me deram um documento a indicar tal coisa... Nem no YouNissan ou assim me aparece nada... Mas sendo assim mais próximo do inicio de 2022 eu depois começo a chateá-los para ir logo que possível e ter a certeza que ainda apanho dentro do prazo...

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1120
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 12 abr 2021, 10:05

Sobre a manutenção, sim é isso.
Como tinha um de 5 anos estava à vontade mas quem me atendeu até foi confirmar (porque podia ser um pack de 3 anos)...
Não sei é se o tempo começa a contar a data de matrícula ou da data de compra do pack manutenção.
Se ligar para a Nissan creio que eles são capazes de dar essa informação.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1120
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 19 abr 2021, 07:45

E hoje, faz três anos que tenho o Leaf40!

Dados do LeafSpy:
AHr = 104,17 (-0,22)
SOH = 90,24% (-0,21)
Hx = 102,38% (-6,64)
Kms = 48.590 (+11.086)
GIDs @100% = 450 (~=36kWh)

Graficamente falando:
Leaf40.jpg
A manter a tendência, terei bateria por muitos mais kms/anos ;-)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9556
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mjr » 19 abr 2021, 18:56

Em breve farei o terceiro teste da tomada da minha bateria, quando fizer 3 anos. Espero algo semelhante.

Estas baterias são MUITO melhores ao nível da degradação que as anteriores. Talvez em condições extremas (TVDE/táxi 24h com cargas sempre em PCR) acabem por não resistir, mas numa utilização normal a intensiva o comportamento ao nível da degradação parece ser muito bom.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 31500km em 2020-10-17
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 162000 km em 2019-07-27.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 59300km em 2021-08-09.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5832
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por Orlando » 21 abr 2021, 18:27

mafgod Escreveu:
19 abr 2021, 07:45
E hoje, faz três anos que tenho o Leaf40!

Dados do LeafSpy:
AHr = 104,17 (-0,22)
SOH = 90,24% (-0,21)
Hx = 102,38% (-6,64)
Kms = 48.590 (+11.086)
GIDs @100% = 450 (~=36kWh)

Graficamente falando:
Leaf40.jpg

A manter a tendência, terei bateria por muitos mais kms/anos ;-)
Impressionante como a bateria de 40kwh é bem melhor do que as anteriores.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1120
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Black Power - mafgod

Mensagem por mafgod » 02 ago 2021, 08:57

Férias, sinónimo de viagens longas e lá fomos nós... e desta vez powered by Continente Plug&Charge :-)
Destino Espargosa Monte de Baixo & Art, em Castro Marim.
http://www.booking.com/Share-BGNqS7

Segundo o Google Maps, 316kms em 4h16m
ida.jpg
ida.jpg (35.84 KiB) Visto 378 vezes
Demoramos na realidade, 4h40m para fazer 315,8km, a uma média de 67km/h e de 13,1kWh/100km

Saimos de casa com a bateria a 100%:
449GIDs (24,2º 24,0º 23,7 º) - 256km autonomia
AHr=103,88
SOH=89,99%
Hx=99,88

Quando fomos para esta zona do Algarve uns anos atrás, tivemos de ir ao PCR de Évora carregar, este ano, com a ajuda do Continente, pudemos ir mais a direito e carregar no Continente de Beja enquanto almoçavamos.
Cheguei a Beja com:
112GIDs (35,7º 34,9º 34,1 º)
e saí de Beja com:
368GIDs (49,3º 48,0º 46,1º)
chegando ao destino com:
179GIDs (51º, 49,7º 47,1º)

Primeira vez a carregar no Continente e, nada de mau a dizer:
- vários postos PCN e um rápido
- cobertura nos postos
- fáil utilização
- preço decente
- acompanhamento da carga via APP
- fatura por email no fim do carregamento e informação do carregamento na APP
Enfim, algo a que não estou habituado.
A "dolorosa", 42min e 6,72€.
Fazendo umas contas por alto, carreguei uns 20,48kWh; o que perfaz um valor de 0,328€/kWh
Podia ter sido menos se, tivesse efetuado uma compra superior ou igual a 30€ nos últimos 10 dias mas, não foi...
Dada a fila para almoçar no Bagga, tive de retirar o carro do posto enquanto ainda estava a almoçar.... nao valia a pena carregar a mais do que o necessário, o destino estava a uns meros 120kms :-)

Depois de umas horitas a carregar a 12A no Espargosa,
charge.jpg
no dia seguinte tinha:
459GIDs (27,8º 25,8º 24,0º) - 269km autonomia
AHr=103,85
SOH=89,96
Hx=100,01

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”