Compra Leaf 30kwh proveniente da Holanda
Enviado: 18 out 2021, 21:31
Olá,
Estou decidido a trocar o meu carro a gasolina por um eléctrico usado e estou inclinado para o Nissan Leaf de 30kwh. Hoje fui ver um que, segundo me disse o vendedor, foi comprado em leilão e é proveniente de um concessionário da Nissan na Holanda. Será que isto é logo à partida sinal de alarme?
O carro é um Tekna de 2016 e tem 66.000 km e 11 barras de "saúde" da bateria. Aqui fica uma foto que tirei ao painel de instrumentos:
Globalmente o carro parece estar bom: a pintura não tem riscos, o interior está em bom estado, vem com os cabos de origem para carregamento etc. Um pormenor que eu reparei e que não gostei muito foi o facto de faltar a tampa de plástico que fecha o conector Chademo, embora acredito que isso seja fácil de substituir. Apenas tinha a tampa do conector AC.
Não tive oportunidade de ligar um OBD para verificar os dados do Leaf Spy, tal como recomendam aqui, mas já comprei um OBD, embora nunca na vida tenha ligado um!
Posto isto, que cuidados acham que deverei ter e que perguntas hei-de fazer ao vendedor para ter a certeza que o carro está em condições?
Eu já tenho uma check-list bastante extensa que compilei com informação que tirei aqui do fórum e de outros sites, mas hoje não tive oportunidade de verificar praticamente nada. A lista é esta:
- Verificar os 4 vidros eléctricos
- Verificar o aquecimentos dos acentos
- Verificar o aquecimento do volante
- Verificar a porta de carregamento e as respectivas tomadas e tampas
- Verificar existênica de todos os cabos
- Verificar existência do kit de reparação de furos na portinhola lateral esquerda da mala
- Verificar exist ência do cartão SD
- Verificar se travagem regnerativa funciona
- Verificar sistema de ventilação
- Verificar se tem carregador interno de 3Kw e de 6Kw
- Verificar livro de revisões
- Verificar que o peso do carro é 1970kg, para ter a certeza que é a bateria de 30kwh (ver pilar lateral da porta do condutor)
- Manual
- Livro revisões
- Triângulo
- Chave de rodas
- Macaco
- 2a chave
- EVSE de 10A para carregamento em tomadas Schuko
- Cabo de carregamento para postos públicos.
- Colete
Se me puderem ajudar a fazer a "triagem" agradeço.
Muito obrigado.
Estou decidido a trocar o meu carro a gasolina por um eléctrico usado e estou inclinado para o Nissan Leaf de 30kwh. Hoje fui ver um que, segundo me disse o vendedor, foi comprado em leilão e é proveniente de um concessionário da Nissan na Holanda. Será que isto é logo à partida sinal de alarme?
O carro é um Tekna de 2016 e tem 66.000 km e 11 barras de "saúde" da bateria. Aqui fica uma foto que tirei ao painel de instrumentos:
Globalmente o carro parece estar bom: a pintura não tem riscos, o interior está em bom estado, vem com os cabos de origem para carregamento etc. Um pormenor que eu reparei e que não gostei muito foi o facto de faltar a tampa de plástico que fecha o conector Chademo, embora acredito que isso seja fácil de substituir. Apenas tinha a tampa do conector AC.
Não tive oportunidade de ligar um OBD para verificar os dados do Leaf Spy, tal como recomendam aqui, mas já comprei um OBD, embora nunca na vida tenha ligado um!
Posto isto, que cuidados acham que deverei ter e que perguntas hei-de fazer ao vendedor para ter a certeza que o carro está em condições?
Eu já tenho uma check-list bastante extensa que compilei com informação que tirei aqui do fórum e de outros sites, mas hoje não tive oportunidade de verificar praticamente nada. A lista é esta:
- Verificar os 4 vidros eléctricos
- Verificar o aquecimentos dos acentos
- Verificar o aquecimento do volante
- Verificar a porta de carregamento e as respectivas tomadas e tampas
- Verificar existênica de todos os cabos
- Verificar existência do kit de reparação de furos na portinhola lateral esquerda da mala
- Verificar exist ência do cartão SD
- Verificar se travagem regnerativa funciona
- Verificar sistema de ventilação
- Verificar se tem carregador interno de 3Kw e de 6Kw
- Verificar livro de revisões
- Verificar que o peso do carro é 1970kg, para ter a certeza que é a bateria de 30kwh (ver pilar lateral da porta do condutor)
- Manual
- Livro revisões
- Triângulo
- Chave de rodas
- Macaco
- 2a chave
- EVSE de 10A para carregamento em tomadas Schuko
- Cabo de carregamento para postos públicos.
- Colete
Se me puderem ajudar a fazer a "triagem" agradeço.
Muito obrigado.