Compra Leaf 30kwh proveniente da Holanda
Compra Leaf 30kwh proveniente da Holanda
Olá,
Estou decidido a trocar o meu carro a gasolina por um eléctrico usado e estou inclinado para o Nissan Leaf de 30kwh. Hoje fui ver um que, segundo me disse o vendedor, foi comprado em leilão e é proveniente de um concessionário da Nissan na Holanda. Será que isto é logo à partida sinal de alarme?
O carro é um Tekna de 2016 e tem 66.000 km e 11 barras de "saúde" da bateria. Aqui fica uma foto que tirei ao painel de instrumentos:
Globalmente o carro parece estar bom: a pintura não tem riscos, o interior está em bom estado, vem com os cabos de origem para carregamento etc. Um pormenor que eu reparei e que não gostei muito foi o facto de faltar a tampa de plástico que fecha o conector Chademo, embora acredito que isso seja fácil de substituir. Apenas tinha a tampa do conector AC.
Não tive oportunidade de ligar um OBD para verificar os dados do Leaf Spy, tal como recomendam aqui, mas já comprei um OBD, embora nunca na vida tenha ligado um!
Posto isto, que cuidados acham que deverei ter e que perguntas hei-de fazer ao vendedor para ter a certeza que o carro está em condições?
Eu já tenho uma check-list bastante extensa que compilei com informação que tirei aqui do fórum e de outros sites, mas hoje não tive oportunidade de verificar praticamente nada. A lista é esta:
- Verificar os 4 vidros eléctricos
- Verificar o aquecimentos dos acentos
- Verificar o aquecimento do volante
- Verificar a porta de carregamento e as respectivas tomadas e tampas
- Verificar existênica de todos os cabos
- Verificar existência do kit de reparação de furos na portinhola lateral esquerda da mala
- Verificar exist ência do cartão SD
- Verificar se travagem regnerativa funciona
- Verificar sistema de ventilação
- Verificar se tem carregador interno de 3Kw e de 6Kw
- Verificar livro de revisões
- Verificar que o peso do carro é 1970kg, para ter a certeza que é a bateria de 30kwh (ver pilar lateral da porta do condutor)
- Manual
- Livro revisões
- Triângulo
- Chave de rodas
- Macaco
- 2a chave
- EVSE de 10A para carregamento em tomadas Schuko
- Cabo de carregamento para postos públicos.
- Colete
Se me puderem ajudar a fazer a "triagem" agradeço.
Muito obrigado.
Estou decidido a trocar o meu carro a gasolina por um eléctrico usado e estou inclinado para o Nissan Leaf de 30kwh. Hoje fui ver um que, segundo me disse o vendedor, foi comprado em leilão e é proveniente de um concessionário da Nissan na Holanda. Será que isto é logo à partida sinal de alarme?
O carro é um Tekna de 2016 e tem 66.000 km e 11 barras de "saúde" da bateria. Aqui fica uma foto que tirei ao painel de instrumentos:
Globalmente o carro parece estar bom: a pintura não tem riscos, o interior está em bom estado, vem com os cabos de origem para carregamento etc. Um pormenor que eu reparei e que não gostei muito foi o facto de faltar a tampa de plástico que fecha o conector Chademo, embora acredito que isso seja fácil de substituir. Apenas tinha a tampa do conector AC.
Não tive oportunidade de ligar um OBD para verificar os dados do Leaf Spy, tal como recomendam aqui, mas já comprei um OBD, embora nunca na vida tenha ligado um!
Posto isto, que cuidados acham que deverei ter e que perguntas hei-de fazer ao vendedor para ter a certeza que o carro está em condições?
Eu já tenho uma check-list bastante extensa que compilei com informação que tirei aqui do fórum e de outros sites, mas hoje não tive oportunidade de verificar praticamente nada. A lista é esta:
- Verificar os 4 vidros eléctricos
- Verificar o aquecimentos dos acentos
- Verificar o aquecimento do volante
- Verificar a porta de carregamento e as respectivas tomadas e tampas
- Verificar existênica de todos os cabos
- Verificar existência do kit de reparação de furos na portinhola lateral esquerda da mala
- Verificar exist ência do cartão SD
- Verificar se travagem regnerativa funciona
- Verificar sistema de ventilação
- Verificar se tem carregador interno de 3Kw e de 6Kw
- Verificar livro de revisões
- Verificar que o peso do carro é 1970kg, para ter a certeza que é a bateria de 30kwh (ver pilar lateral da porta do condutor)
- Manual
- Livro revisões
- Triângulo
- Chave de rodas
- Macaco
- 2a chave
- EVSE de 10A para carregamento em tomadas Schuko
- Cabo de carregamento para postos públicos.
- Colete
Se me puderem ajudar a fazer a "triagem" agradeço.
Muito obrigado.
- BrunoAlves
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Re: Compra Leaf 30kwh proveniente da Holanda
Já tens tudo estudado, basta seguir esse plano que é bom
Em relação a ser vendido em leilão, nada a assustar, é assim que montes de carros são vendidos para o mercado de usados. O único problema disso é que não sabes como é que o carro esteve parado e quanto tempo, mas aí não há nada a fazer.
Boa sorte
Em relação a ser vendido em leilão, nada a assustar, é assim que montes de carros são vendidos para o mercado de usados. O único problema disso é que não sabes como é que o carro esteve parado e quanto tempo, mas aí não há nada a fazer.
Boa sorte
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- frankesousa
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Re: Compra Leaf 30kwh proveniente da Holanda
Um leaf 30 de 2016 eu estaria a espera de pelo menos 11 barras de Saúde da bateria, esse tem 12! O mais certo é cair logo 1 quando começar a andar.
De qualquer modo 11 (ou até 10) é o que se vê por aí para um leaf 2016 portanto não ficaria com medo disso.
De qualquer modo 11 (ou até 10) é o que se vê por aí para um leaf 2016 portanto não ficaria com medo disso.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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- Nonnus
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Re: Compra Leaf 30kwh proveniente da Holanda
Duas coisas a ver. Confirmar se é mesmo o de 30kWh e a média de velocidade. Se é um de 30 com 12 barras e uma estimativa de 153km ou, tem uma média de consumo muito alta ou, então tem uma média baixa e é um de 24kWh.
153km de estimativa com uma média normal entre 13/14kWh é quando apresenta 3 barras perdidas. Pode não querer dizer nada porque o Leaf dá as estimativas de autonomia consoante os últimos km andados e podem ter feito a ultima viagem em AE.
Em todo o caso não custa nada verificar.
153km de estimativa com uma média normal entre 13/14kWh é quando apresenta 3 barras perdidas. Pode não querer dizer nada porque o Leaf dá as estimativas de autonomia consoante os últimos km andados e podem ter feito a ultima viagem em AE.
Em todo o caso não custa nada verificar.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
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Re: Compra Leaf 30kwh proveniente da Holanda
Caríssimos @frankesousa e @Nonnus:
Quer a foto, quer a descrição do @pmeireles indicam 11 barras.
O avançado da hora é tramado...
Quer a foto, quer a descrição do @pmeireles indicam 11 barras.
O avançado da hora é tramado...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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Re: Compra Leaf 30kwh proveniente da Holanda
Sim, a bateria tem 11 barras
Sobre se é um 24kwh ou um 30kwh, curiosamente andei à procura no pilar do porta do condutor e não encontrei a tal indicação do peso. Só vi um autocolante com a pressão recomendada dos pneus. No entanto verifiquei que o carro tem carregador interno de 3kwh e 6kwh. Tenho ideia de ter lido algures que só os de 30kwh é que tinham o carregador de 6kwh. Estou enganado?
Já agora alguém me sabe dizer o que é que significa isto?
Tem alguma coisa a ver com a pressão dos pneus?
Sobre se é um 24kwh ou um 30kwh, curiosamente andei à procura no pilar do porta do condutor e não encontrei a tal indicação do peso. Só vi um autocolante com a pressão recomendada dos pneus. No entanto verifiquei que o carro tem carregador interno de 3kwh e 6kwh. Tenho ideia de ter lido algures que só os de 30kwh é que tinham o carregador de 6kwh. Estou enganado?
Já agora alguém me sabe dizer o que é que significa isto?
Tem alguma coisa a ver com a pressão dos pneus?
- Nonnus
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Re: Compra Leaf 30kwh proveniente da Holanda
Ainda assim...
Última edição por Nonnus em 19 out 2021, 10:53, editado 1 vez no total.
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Re: Compra Leaf 30kwh proveniente da Holanda
Parece-me um excelente negócio.
Ser comprado em leilão, ainda por cima um Leaf da primeira geração, não quer dizer nada.
A lista de verificações está muito exaustiva, está excelente.
Eu acrescentaria isto:
Pela autonomia apresentada, eu diria que é mesmo de 30.
Parabéns pela decisão de compra, quando começar a andar vai ser só poupar!
Ser comprado em leilão, ainda por cima um Leaf da primeira geração, não quer dizer nada.
A lista de verificações está muito exaustiva, está excelente.
Eu acrescentaria isto:
- verificar todas as folgas da carroçaria para ver se estão idênticas - para ter a certeza que não bateu e foi mal arranjado (pode ter batido e estar bem arranjado, então não se vê nada nas folgas),
- dar uma voltinha no carro, fazer umas acelerações bruscas e desacelerações - para ver se não faz ruido nas transmissões,
- quando estiver a dar a voltinha, largar o volante num bocado de reta - para ver se ele segue a direito, se não seguir a direito as causas podem ser muitas, por exemplo, pressão diferente nos pneus, um dos pneus danificado, direção desalinhada, carroçaria mal reparada,...
Pela autonomia apresentada, eu diria que é mesmo de 30.
Parabéns pela decisão de compra, quando começar a andar vai ser só poupar!
- Nonnus
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Re: Compra Leaf 30kwh proveniente da Holanda
uhm... o autocolante devia de lá estar. Existe também uma diferença no volante com o botão "source" no de 24 e no de 30 é OK. Dá uma vista de olhos neste tópico: viewtopic.php?t=6490pmeireles Escreveu: ↑19 out 2021, 09:22Sim, a bateria tem 11 barras
Sobre se é um 24kwh ou um 30kwh, curiosamente andei à procura no pilar do porta do condutor e não encontrei a tal indicação do peso. Só vi um autocolante com a pressão recomendada dos pneus. No entanto verifiquei que o carro tem carregador interno de 3kwh e 6kwh. Tenho ideia de ter lido algures que só os de 30kwh é que tinham o carregador de 6kwh. Estou enganado?
Já agora alguém me sabe dizer o que é que significa isto?
Tem alguma coisa a ver com a pressão dos pneus?
Existem modelos de 24 com carregador de 6.6kW.
Sim, isso é a pressão do pneu que esta baixa.
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Re: Compra Leaf 30kwh proveniente da Holanda
Além disso também me indicaram que os de 30 não apresentam o logo Nissan por cima do motor eléctrico, o de 24 sim.
Não sei se é fiável ou não, mas..
Não sei se é fiável ou não, mas..