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Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Enviado: 08 jun 2020, 09:09
por migle
Só para descarregar a consciência, se excluir a parte fora da auto estrada, e os percursos forem Alcochete (casa)-Braga e depois Braga-Faro, as horas são 9:34-14:40 e 16:41-00:24.

Dá 5h06' + 7h43' = 12h49' tendo a voltinha a norte de Braga gasto dos 61.5% aos 51.5%, ou seja poderia cortar 10' de carregamento a mais do que precisava. Então, valor de corrida, em Portugal, Alcochete(garagem)-Braga-Faro(garagem): 12h40' sem HPC.

Pergunto-me quantos minutos teria poupado se os carregadores fossem HPC. Será que seria mais do que uns 10-20'? É que para isso eu seria obrigado a deixar o carro ir muito mais abaixo de 50%... Mas para isso então não teria folga, e a folga foi fundamental para eu não ter ficado à espera em dois dos carregadores (Antuã S/N e Pombal N/S). Com as folgas que usei, houve talvez dois carregamentos que teriam beneficiado de HPC. Talvez tivesse poupado 5' num e 10' no outro.

Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Enviado: 08 jun 2020, 09:36
por ruramos
Ganharias algum tempo sim, mas ficavam sem folga, porque o carro carrega à potencia maxima até aos 55%.. daí ate aos 75% vaia carregar a 60kWh..
Podes ver este video que compara as diferentes potencias de carregamento:



anyway, Excelente viagem.. estás de parabens :mrgreen:

Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Enviado: 08 jun 2020, 09:45
por frankesousa
Agora a grande pergunta para os nossos amigos petrol head!

De CI farias mais rápido e com o mesmo conforto?

(Entenda-se por conforto fazer umas paragens, etc etc)

Certamente de CI fazias isso em menos tempo, mas com um cansaço bem maior e talvez a correr riscos e por os outros em risco!

Resumindo, até em Portugal, com a sua mini rede de carregamento manhosa se consegue andar de VE :) agora imaginem quando tiver-mos uma rede a sério!

Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Enviado: 08 jun 2020, 09:54
por rimsilva
ruramos Escreveu:
07 jun 2020, 20:14

Começa-se a notar que os PCRs começam a ter bastante utilização.. urge aumentar para 2 em cada AE.
A descrição que o migle faz não é muito diferente do que se passava no incio de 2018, antes do inicio dos pagamentos.

Com os pagamentos a coisa abrandou e agora volta a ser evidente que são necessários muito mais PCRs, como seria normal com o aumento de VE's na estrada.

Temos no minimo um atraso de 2 anos provocados pelos constantes adiamentos da fase comercial, agora já temos muitas instalações em curso, mas tudo muito concentrado em cidades :( As AE Sul e interior são uma miragem...

Acrescento só quando usava o posos de Antuã diáriamente, era bastante concorrido, mas havia grande facilidade em carregar no sentido contrário.

Agora on-Topic

Este tipo de exemplo são a prova de que os VEs são muito mais capazes do que as pessoas julgam e que hoje em dia não há apenas uma marca que permite longas distância em Portugal com relativa facilidade, com ou sem utiliação da rede de carregamento.
Não me canso de o referir quando ouço as habituais criticas às limitações dos VE's.

Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Enviado: 08 jun 2020, 11:48
por OCasal
Interessa ver qual o comportamento do Leaf 60 que já existe neste fórum, numa utilização deste género, já que não tem TMS!

Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Enviado: 09 jun 2020, 11:49
por leogrova
Em resposta à tua pergunta Migle - o Ioniq é/continua a ser em 2020 um BEV fantástico, mas... BEV, como carro principal da família, só compraria um que não dependesse da nossa rede anedótica. O Kauai, quase q cai nessa permissa - a prova é a folga q tiveste, çom o luxo de desprezar postos de carregamento, raros e imprevisíveis.

Dito isto, o Ioniq, actualmente é o carro da minha mulher; eu continuo a andar 90% eléctrico - a bordo de um fantástico Prius PHEV. A diferença é q as cerca de 30 ou mais viagens longas q tenho q fazer por ano, são feitas com total comodidade, sem concessões.

Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Enviado: 09 jun 2020, 12:20
por ruramos
migle e que tal o conforto ao fim de tantos klm? um pouco amassado o corpo? :D

Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Enviado: 09 jun 2020, 12:55
por rnlcarlov
OCasal Escreveu:
08 jun 2020, 11:48
Interessa ver qual o comportamento do Leaf 60 que já existe neste fórum, numa utilização deste género, já que não tem TMS!
Olhando para os testes de 1000km que o Bjorn fez, seria quase de certeza mais lento. O leaf 60 demorou 15:30 para os 1000km. O Ioniq 28 12:15. O Kauai 11:30. Nós não temos acesso a PCRs que carreguem acima de 50kW como ele tem, mas acho que para uma viagem destas não ia alterar substancialmente esta hierarquia.

Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Enviado: 09 jun 2020, 13:35
por frankesousa
rnlcarlov Escreveu:
09 jun 2020, 12:55
OCasal Escreveu:
08 jun 2020, 11:48
Interessa ver qual o comportamento do Leaf 60 que já existe neste fórum, numa utilização deste género, já que não tem TMS!
Olhando para os testes de 1000km que o Bjorn fez, seria quase de certeza mais lento. O leaf 60 demorou 15:30 para os 1000km. O Ioniq 28 12:15. O Kauai 11:30. Nós não temos acesso a PCRs que carreguem acima de 50kW como ele tem, mas acho que para uma viagem destas não ia alterar substancialmente esta hierarquia.
Pelas minhas contas apenas com PCR de 50kW o que ia acontecer é que os 2 Hyundai iam chegar-se ao leaf60, o leaf 60 ia ficar igual porque já no teste do Bjorn nunca o leaf passou dos 50kW nas cargas.

Quando à ordem dos 2 Hyundai, não tenho a certeza se o Ioniq consegue ganhar durante "apenas" 1000km a vantagem inicial do Kona devido ao tamanho da bateria deste, mas certamente há um ponto em que o ioniq passa para a frente e depois continuava sempre a ganhar terreno isto pela simples razão que ambos vão carregar a 50kW mas o ioniq gasta menos, por isso é simples ver que o quem gasta menos demora menos tempo a percorrer os mesmos km.


Por exemplo, em Portugal e acreditando nos PCR e na rede um Porto-Algarve talvez seja mais rápido no Kona pelo avanço inicial, mas se saírem os 2 com a mesma energia na bateria o ioniq chega lá 1º de certeza.

Re: 1000km à portuguesa num Kauai

Enviado: 11 jun 2020, 13:01
por ZEdaCaparica55
Os 64kWh só importam até á 1 paragem
Boa descrição da importância do tamanho da bateria.
Na verdade, também nesta situação, o tamanho não é o principal.
É importante um tamanho maior para viagens mais "curtas" (até 350/400 kms, talvez), mas para grandes viagens a eficiência no consumo faz a diferença.
Mas também não é todos os dias que precisamos de fazer maratonas, os meio fundistas também têm o seu lugar.