Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

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pemifer
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Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por pemifer » 25 mai 2019, 01:10

supermantorras Escreveu:
22 mai 2019, 17:07
pemifer Escreveu:
22 mai 2019, 15:29

Qualquer elétrico tem um programador de carregamento e um programador de climatização (por tempo, não por percentagem).
Em alguns Leaf de primeira geração dava para limitar a carga a 80%. Nos Teslas tambem dá. (para alem da programação)
Se tiver o programador ativo o carro não carrega quando lhe põe o cabo.
Qualquer elétrico PÁRA de carregar quando chega o fim do programa ou quando chega a 100% (ou 80% se tiver essa opção).
NENHUM carro fica a carregar depois de chegar a 100%!
Sim, por isso coloquei a parte do 'carregar' entre plicas. Sei que a bateria não passa dos 100% :) mas acho que não lhe dá saúde nenhuma se continuar com o cabo ligado e já tiver atingido a carga máxima, certo?
Pelo que escreveste não percebeste o que eu disse. Vou tentar ser mais explicito.
A electrónica do carro elétrico desliga o carregador quando a bateria atinge os 100%.
A electrónica faz com que apesar de o cabo se manter ligado é como não estivesse ligado.
Não existe passagem de corrente para a bateria assim que a mesma atinja os 100%.
Não funciona como o telemóvel em que mesmo a 100% o telemóvel continua a tentar carregar a bateria.
Não funciona assim.
Quando atinge 100% desliga-se de uma forma equivalente a ires lá retirar o cabo.

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migle
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Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por migle » 25 mai 2019, 09:55

Perdão, com o telemóvel acontece a mesma coisa: ao chegar aos 100% o carregador desliga. É uma característica fundamental de um carregador Li-Ion.
A diferença pode ser que no telemóvel os 100% estão muito mais acima, porque não é para durar muito tempo (4.4V por exemplo).
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Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por noway » 25 mai 2019, 10:28

Acho que o que o pemifer queria transmitir era que assim que o carregamento chega aos 100%, o EVSE desliga a electricidade com o relé que possui, portanto não há forma nenhuma de fisicamente estar ligado à electricidade depois disso. O carregador do telemóvel não faz isso.
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Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por mjr » 25 mai 2019, 15:16

O carregador do telemóvel desliga a carga da bateria mas continua a alimentar o resto do sistema (CPU, ecrã, etc). No caso do carro a bateria fica efetivamente desligada do resto do sistema, ficando este apenas alimentado pela bateria de 12V. Num VE não Tesla podem passar vários dias até que a descarga da bateria de 12V obrigue a que a bateria de tração entre em ação para evitar a descarga total da bateria de 12V e aí sim, o EVSE volta a ficar ativo para repor a bateria de tração nos 100%.

Estar a 100% com o cabo ligado ou desligado é exatamente o mesmo do ponto de vista da bateria. E é de evitar que esteja assim muito tempo se queremos aumentar a durabilidade da bateria.
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Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por supermantorras » 27 mai 2019, 08:58

Got it :)

No entanto o Ioniq não tem (ainda, pelo menos) a possibilidade de limitarmos o carregamento até a uma certa percentagem da bateria, pois não?

Quanto muito podemos fazer contas e se saímos de casa às 8h por exemplo, programar o início do carregamento para que a essa hora ainda não estejam os 100% da bateria carregados.

Agora de repente fiquei com um calafrio na espinha: e se o quadro vai abaixo durante a noite, em que supostamente estávamos a carregar o veículo, e nós não demos conta? Já sucedeu a alguém daqui?

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Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por noway » 27 mai 2019, 10:32

supermantorras Escreveu:
27 mai 2019, 08:58
Agora de repente fiquei com um calafrio na espinha: e se o quadro vai abaixo durante a noite, em que supostamente estávamos a carregar o veículo, e nós não demos conta? Já sucedeu a alguém daqui?
Pode acontecer. Eu recebo um mail e notificação (na App) da Nissan sempre que a carga termina (por minha vontade ou não). Se não acordares com essa notificação, terás uma surpresa na manhã seguinte :mrgreen:

Não há razão para stressar com isso... durante a noite o consumo da casa é residual e mesmo que carregues a 16A (mais do que suficiente para repor uma bateria a 80% SoC) sobra muita coisa para o resto da casa (com potências contratadas a partir dos 5,75 kVA).
supermantorras Escreveu:
27 mai 2019, 08:58
Quanto muito podemos fazer contas e se saímos de casa às 8h por exemplo, programar o início do carregamento para que a essa hora ainda não estejam os 100% da bateria carregados.
Exacto. Tens apps que te ajudam a programar o EVSE (ou o carro caso o EVSE não tenha a funcionalidade).
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Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por migle » 27 mai 2019, 23:48

supermantorras Escreveu:
27 mai 2019, 08:58
No entanto o Ioniq não tem (ainda, pelo menos) a possibilidade de limitarmos o carregamento até a uma certa percentagem da bateria, pois não?
Não. Já houve no ioniqforum a ideia de fazer um abaixo assinado para ver se a Hyundai porta essas funcionalidades que estão no firmware do Kauai para trás, para o Ioniq. :lol:
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Re: Incongruências Gom/Consumo/Carregamento no Ioniq

Mensagem por civic » 01 fev 2020, 11:31

mjr Escreveu:
25 mai 2019, 15:16
O carregador do telemóvel desliga a carga da bateria mas continua a alimentar o resto do sistema (CPU, ecrã, etc). No caso do carro a bateria fica efetivamente desligada do resto do sistema, ficando este apenas alimentado pela bateria de 12V. Num VE não Tesla podem passar vários dias até que a descarga da bateria de 12V obrigue a que a bateria de tração entre em ação para evitar a descarga total da bateria de 12V e aí sim, o EVSE volta a ficar ativo para repor a bateria de tração nos 100%.

Estar a 100% com o cabo ligado ou desligado é exatamente o mesmo do ponto de vista da bateria. E é de evitar que esteja assim muito tempo se queremos aumentar a durabilidade da bateria.
Eu não diria que no caso do telemóvel que desligue, simplesmente está calibrado para uma determinada tensão que quando a do carregador e a do telemóvel forem iguais não existe corrente, daí que nesta situação o carregador alimente todas as funcionalidades do telemóvel indirectamente, nada foi desligado apenas a física a funcionar.
Já no caso do carro eléctrico tem o BMS que faz a gestão do pack de baterias, o EVSE serve para que o manuseamento dos cabos seja feito sem electricidade, ou seja, quando o pack atinge os 100% o BMS desliga o contactor interno do pack e dá ordem ao carregador para desligar também para que quando tirarmos a ficha do carro está não esteja em tensão, já a o outro lado do EVSE fica com tensão.
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