Página 1 de 5

Ioniq facelift 2019

Enviado: 03 mai 2019, 00:47
por BrunoAlves
https://pushevs.com/2019/05/02/new-hyun ... iq-family/

Aumento da bateria para 38kWh e uma ligeira melhoria no carregador interno para 7,2kW (deve ir agora aos 32A)

No texto fala de uns horrendos 54min para 80% num PCR de 100kW, o que não faz qualquer sentido. A tensão da bateria também baixa significativamente em relação à actual. Nos comentários do artigo esse tópico foi abordado e fala-se em células eventualmente diferentes, organizadas de forma diferente e, sobretudo, provavelmente com menos espaço entre elas comparando com a actual, o que poderá resultar em menor capacidade de dissipação.

Re: Ioniq facelift 2019

Enviado: 03 mai 2019, 10:30
por mjr
É de facto estranho e um passo atrás.

Penso que devem ser 2 fatores que originam os 54m até 80% de carga num carregador de 100kW:

- Menor tensão no pack implica menor potência efetiva de carga (os PCRs estão limitados a 125A nos de 50kW e a 200A nos de 100kW).
- Provável química NCM622, onde já conhecemos as limitações de potência de carga para SOCs acima de 60%.

Se por um lado a mudança de química para NCM622 era inevitável, baixar a tensão no pack agravou o problema e por isso deveriam ter tido mais atenção nesta situação.

Re: Ioniq facelift 2019

Enviado: 03 mai 2019, 10:53
por jfr2006
Conseguiram estragar o que seria um excelente carro e possivelmente o melhor concorrente ao model 3. Demonstra mais uma vez o pouco interesse que a Hyundai tem em vender EVs :(

Re: Ioniq facelift 2019

Enviado: 03 mai 2019, 10:58
por rnlcarlov
No artigo falam que o carregador actual AC é de 6.6kW. No entanto tenho visto o meu carregar a 7kW.

Re: Ioniq facelift 2019

Enviado: 03 mai 2019, 11:47
por BrunoAlves
Pode ser a tensão que esteja mais alta. Eu nunca vi o meu a carregar a mais de 29A
jfr2006 Escreveu:
03 mai 2019, 10:53
Conseguiram estragar o que seria um excelente carro e possivelmente o melhor concorrente ao model 3. Demonstra mais uma vez o pouco interesse que a Hyundai tem em vender EVs :(
O ioniq tem um grande problema, que é o espaço. Para aumentar a capacidade teriam de sacrificar alguma coisa, desde o início que leio que não havia espaço para mais.
A construção actual é boa, a circulação da ventilação é boa e parece manter a temperatura bem controlada. Empilhar mais células no mesmo espaço terá obviamente outras limitações.

Re: Ioniq facelift 2019

Enviado: 03 mai 2019, 14:15
por jfr2006
Podiam usar células com maior densidade energética, quase de certeza :!:

Re: Ioniq facelift 2019

Enviado: 03 mai 2019, 14:22
por brunoa
Falta saber um pormenor que pode ser preponderante.

Custo inicial do veiculo!

Re: Ioniq facelift 2019

Enviado: 03 mai 2019, 16:20
por migle
rnlcarlov Escreveu:
03 mai 2019, 10:58
No artigo falam que o carregador actual AC é de 6.6kW. No entanto tenho visto o meu carregar a 7kW.
É. Tem um autocolante. Máximo 6.6kW de output. Pode puxar mais à entrada, desde que menos que 32A.
2v14654.jpg
2v14654.jpg (47.02 KiB) Visto 5982 vezes
A imagem veio deste tópico de 2017 quando surgiram rumores deste aumento.
jfr2006 Escreveu:
03 mai 2019, 14:15
Podiam usar células com maior densidade energética, quase de certeza :!:
Tudo indica que usa. Todos os leaks têm sido de que usa as mesmas células e drivetrain do Kauai, Niro e novo Soul, para reduzir custos, portanto NCM 622.

Mas puxa-se a manta para um lado e destapa-se do outro. Mais densidade energética à custa de menor densidade de potência e robustez.

Depois, não devem ter conseguido enfiar lá mais células... E eram 320V ou então 480V... Na segunda hipótese, o máximo iria lá para os 550V. Talvez isso dificultasse o carregamento em PCR de 50kW... Talvez os outros componentes não suportassem...

Mas acho que ainda é cedo para dizer que não presta... É melhor ver o carro a ser testado primeiro.

Re: Ioniq facelift 2019

Enviado: 03 mai 2019, 16:46
por sparrow
um carro com 294km de range....

por exemplo, para ir do Porto a Albufeira, só precisa de parar uma vez... se essa paragem durar 50min é assim tão mau?

no meu caso que moro a 5km da saída da A8 de Lousa/Montachique para ir de férias para albufeira nem preciso de parar... consigo fazer direto!

literalmente posso ir a todo o Portugal só com uma paragem para carregar.

para mim chegaria perfeitamente!

ele que venha é a bom preço!

Re: Ioniq facelift 2019

Enviado: 03 mai 2019, 17:01
por jfr2006
É mau no sentido de que só para uma vez, mas essa vez dura tanto como parar 2 vezes. Não considero uma evolução.

Além disso, em casos como o nosso país, onde apenas há um PCR e uma boa parte cobra só tempo, só piora.

Poderiam ao menos ter colocado um carregador AC 22kW, que sempre compensava um bocado as coisas.