Página 1 de 8

Elétrico, 28 (Kwh)

Enviado: 30 jun 2018, 23:46
por ZEdaCaparica55
Despertei para a mobilidade elétrica no Forum Nova Energia.
Daí para o NissanLeaf foi um passo.
Desde há muitos anos que tenho preocupações ecológicas, pelo que diminuir a dependênca dos combustíveis fóssseis foi um objectivo que começou em 2006, com a compra de um veículo híbrido (Honda Civic Hybrid), que ainda possuo, e passou pela microprodução fotovoltaica, mas que não podia ficar por aí, pelo que se impunha dar o passo seguinte que só poderia ser um veículo elétrico.
Ainda hesitei entre um hibrido plug in e um elétrico, mas porquê ficar a meio da ponte? Um híbrido tem o dobro das peças e o dobro das despesas de manutenção, pensei.
Bom, mas esta conversa seria mais apropriada nas Apresentações, pelo que passemos a uma espécie de Diário de Bordo do "Elétrico, 28 (Kwh)".
Quando abordei o Jasmim no meu interesse por um Ioniq, frisei que queria o modelo menos equipado. Porém, e após meses de pesquisa infrutífera nos sites franceses e alemães, um dia fui surpreendido pelo Jasmim com a proposta de escolher entre um Creative e um Executive, com quilometragem muito idêntica.
Fechei os olhos a uma diferença de algumas centenas de euros e atirei-me para o Executive.
O que é certo é que estou muito satisfeito, só me arrependo de não ter dado mais cedo o passo nesse sentido.
Passados menos de três meses já tive o prazer de fazer mais de 6000 kms.
Falando de viagens "grandes" (custa-me utilizar este termo depois de ler as aventuras do Migle por terras de França) já fui 3 vezes ao Algarve, 2 a Évora e uma à Nazaré.
As viagens para o Algarve são fáceis (PCR de Aljustrel), o que custa é regressar. Não tendo nas primeiras vezes onde carregar no destino (Portimão), socorria-me do Acqua de Portimão para o desenrasca, e no regresso tinha de arranjar autonomia para ir até ao PCR de Loulé (isto porque os PCRs de Lagos estão fora de serviço há meses).
Felizmente que agora já descobri o posto de carregamento semi rápido do Intermarché de Lagos, o que permite um regresso sem stress, tomando a nacional por Silves, Messines até Ourique, onde apanho a A2.
Évora é uma viagem calma pois felizmente tem um PCR a funcionar.
Na ida à Nazaré o problema é a A8 ser um deserto em termos de PCRs, tive de ficar numa casa com garagem para poder carregar no destino.
O carro veio de França com uma média de 12,7 Kw. Na primeira viagem por auto estrada para o Algarve atingiu os 13,1 (acumulado). Presentemente já anda pelos 12,3 Kw, pois nas minhas voltas (pequenas) por Almada e arredores não passo dos 11Kw.
Pronto, não me alongo mais, penso ter feito um resumos dos últimos meses. Prometo não demorar o mesmo tempo até ao próximo post.
PS - O Ioniq foi batizado de "Elétrico 28" em "homenagem" ao símbolo de Lisboa, falando em termos turísticos.

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Enviado: 01 jul 2018, 00:05
por migle
Eu tive esperança de que me aparecesse 28 na matrícula, para poder baptizar o meu assim, mas não... Não me ocorreu o 28 da capacidade da bateria!

Os PCRs de Lagos existem apenas há meses. Estão fora de serviço? Eu usei-os uma vez cada um. O problema é que para quem vai para Portimão não dão jeito nenhum. Só fica de caminho para quem vai para a parte de lá de Lagos... É um bocado mal pensado porem-nos numa ponta. Os de Loulé estão mais bem situados. Um PCR aí deveria estar entre Portimão e Lagoa.

Enfim, é ridículo.... com o movimento que o Algarve tem, e o gasto de electricidade, era no mínimo um em Lagos, outro em Portimão, outro em Lagoa, outro em Albufeira, outro em Tunes, outro em Messines... etc, etc...

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Enviado: 01 jul 2018, 00:06
por BrunoAlves
Muito bom :clap:

Já sabes, fotos ou não aconteceu :mrgreen:

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Enviado: 01 jul 2018, 17:33
por Gameiro101
ZEdaCaparica55 Escreveu:
30 jun 2018, 23:46

Na ida à Nazaré o problema é a A8 ser um deserto em termos de PCRs, tive de ficar numa casa com garagem para poder carregar no destino.
Existe na Prio de Obibos, 2 fichas manekes, a 22kwh, não é o ideal, mas ajuda, e na Nazaré já relatos de poderes carregar no parque de estacionamento no centro da vila, num carregador da Moveoeste, https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... cionamento

Parabéns pela compra.

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Enviado: 01 jul 2018, 22:27
por aaasilva
Bom Início de DB,

Essa foi ideia do 28 Eléctrico não me vinha à cabeça. Achava que era da bateria - como o Miguel - mas cada um tens as suas referências.😃

Tens painéis solares? Podias partilhar a experiência.

Ab aguardamos mais partilha.

PS. Entretanto tenho de começar a fazer o meu. Yes!

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Enviado: 01 jul 2018, 22:54
por ZEdaCaparica55
BrunoAlves Escreveu:
01 jul 2018, 00:06
Muito bom :clap:

Já sabes, fotos ou não aconteceu :mrgreen:
Pois, fotos ainda não me sinto à vontade para postar ... :(
Mas estou a ponderar ir ao ENVE a Leiria, e se isso se concretizar, será ao vivo e a cores. Esqueci-me na descrição de referir que o Ioniq é cinzento.

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Enviado: 01 jul 2018, 23:06
por ZEdaCaparica55
migle Escreveu:
01 jul 2018, 00:05


Os PCRs de Lagos existem apenas há meses. Estão fora de serviço? Eu usei-os uma vez cada um. O problema é que para quem vai para Portimão não dão jeito nenhum. Só fica de caminho para quem vai para a parte de lá de Lagos... É um bocado mal pensado porem-nos numa ponta. Os de Loulé estão mais bem situados. Um PCR aí deveria estar entre Portimão e Lagoa.
Desde de meados de Abril que tentei nos dois lados da A22 e estavam (e continuam) inoperacionais. Tive de ligar uma extensão de quase 20 metros e carregar na área da restauração, por gentileza da funcionária. Daí segui para o Intermarché de Lagos para arranjar autonomia para chegar ao PCR de Loulé. Quer dizer, a pouca autonomia que dispunha gastei-a a percorrer PCRs desligados, PCNs, etc.
Faz mesmo falta um PCR na área de serviço de Alcantarilha para não estarmos a desbaratar autonomia até Loulé e voltar, para depois apanhar a A2 ou a nacional, por Messines.

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Enviado: 01 jul 2018, 23:11
por ZEdaCaparica55
Gameiro101 Escreveu:
01 jul 2018, 17:33
e na Nazaré já relatos de poderes carregar no parque de estacionamento no centro da vila, num carregador da Moveoeste, https://www.electromaps.com/puntos-de-r ... cionamento

Parabéns pela compra.
Obrigado, Gameiro.
Sim, na Nazaré carreguei no estacionamento municipal, mas é lento e além disso paga-se 0,80 € por hora.
Agradecido no entanto pelas indicações de Óbidos.

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Enviado: 03 jul 2018, 00:02
por ZEdaCaparica55
aaasilva Escreveu:
01 jul 2018, 22:27

Tens painéis solares? Podias partilhar a experiência.
Tenho 16 painéis de 250 w, instalados em 2011 no anterior regime de Microprodução.
Dentro de poucos meses já estarão pagos pela venda de energia. Não produzem no máximo porque estão instalados no telhado, virados a oeste.

Re: Elétrico, 28 (Kwh)

Enviado: 03 jul 2018, 14:47
por pemifer
ZEdaCaparica55 Escreveu:
01 jul 2018, 22:54
Pois, fotos ainda não me sinto à vontade para postar ... :(
Eu uso o flickr e estou muito satisfeito.
Faço a maior parte dos uploads no telemóvel tem uma App super simples de utilizar, até podes optar por guardar as tuas fotos de telemóvel no Flickr em vez de as guardares no telemóvel.
A primeira foto que tirei ao meu carro:
ImagemP7280007 by Pedro Fernandes, on Flickr