Fiabilidade Hyundai Kauai Elétrico
- migle
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Re: FIABILIDADE HYUNDAI KAUAI ELETRICO
Pessoalmente, depois de falar mal do NEDC durante anos, e de falar mal também do teste da EPA, e depois de ter visto várias críticas que mostram que o WLTP é menos realista que o teste da EPA.... deixei de ligar. Acima de tudo, esses ciclos que pretendem ser representativos de toda a vida do carro não têm qualquer interesse para a autonomia em estrada, têm interesse apenas para os custos energéticos globais, é para isso que foram desenhados e não deviam confundir as pessoas a usar o resultado desses testes para dar um valor de autonomia, que as pessoas vão entender como autonomia numa viagem de estrada.
Então não sabia que o Ioniq já tinha autonomia WLTP. 204km? Esse valor é estranhamente próximo dos 200km EPA (124 milhas). Nada disto é muito importante. O Ioniq e o e-Golf têm a mesma autonomia EPA, e na prática não têm nada a ver um com o outro.
O Kauai é um carro bestial. Tem muitos atributos. Tem montes de autonomia. Se eu não tivesse já um belo VE, comprava um Kauai. Agora não vamos ficar cegos e achar que pode ser eficiente como o Ioniq, isso não dá, não há milagres, é outro tipo de corpo. E temos pessoas que testaram...
O Kauai está muito bem em termos de eficiência. Os 20kWh/100km do Ioniq a 140 dariam para que velocidade no i-Pace? 80km/h?
Então não sabia que o Ioniq já tinha autonomia WLTP. 204km? Esse valor é estranhamente próximo dos 200km EPA (124 milhas). Nada disto é muito importante. O Ioniq e o e-Golf têm a mesma autonomia EPA, e na prática não têm nada a ver um com o outro.
O Kauai é um carro bestial. Tem muitos atributos. Tem montes de autonomia. Se eu não tivesse já um belo VE, comprava um Kauai. Agora não vamos ficar cegos e achar que pode ser eficiente como o Ioniq, isso não dá, não há milagres, é outro tipo de corpo. E temos pessoas que testaram...
O Kauai está muito bem em termos de eficiência. Os 20kWh/100km do Ioniq a 140 dariam para que velocidade no i-Pace? 80km/h?
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Re: FIABILIDADE HYUNDAI KAUAI ELETRICO
Concordo que estão longe de ser ideais. Mas ir a um qualquer site/blog e ler que um sujeito qualquer na Tailândia conseguiu X com este ou aquele carro também não serve. Precisamos algo em que possamos confiar todos. Foi muito difícil encontrar o valor wltp do ioniq. Nem posso garantir que esteja certo
- migle
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Re: FIABILIDADE HYUNDAI KAUAI ELETRICO
Não é preciso ser grande druída para ver quanto é que o carro diz que gasta. Vê-se um, vê-se outro, tira-se a média.
Não sei qual é a área frontal do Kauai, mas ele é quase tão largo como o Ioniq e mais alto. Então se tem um Cd de 0.29, logo por aí tem de perder mais 20% (0.29/0.24) de energia para a resistência do ar que o Ioniq. Logo por aí, 18kWh/100km a 120km/h parece optimista.
Depois pesa 1685kg contra 1420kg, mais 18%. Em todos os componentes do consumo que dependem do peso, a resistência ao rolamento, a aceleração e a elevação, vai consumir mais 18%. E tem os pneus ligeiramente mais largos.
Portanto não é descabido estarmos à espera de um aumento de consumo na casa dos 18-20%. É engraçado que, comparando os resultados NEDC, disponíveis para ambos, o Kauai obtém 546km quando obteria 640km com a média do Ioniq (ou 660km se a capacidade útil da bateria for 66kWh), mais 17%.
Se eu tivesse de adivinhar diria que o Kauai faz 19kWh/100km a 120km/h e 24kWh/100km a 140km/h. E é muito bom! Quem dera a muitos carros.
Vocês não querem ter tudo, não? A maior autonomia, a maior bateria, o LFA, a possibilidade de configurar até que % o carro carrega, e ainda ter a maior eficiência!
Por acaso, há um auto intitulado auto expert no YouTube, que entre as muitas asneiras que diz, diz que a frente plana dos SUV afasta o ar e por isso são muito aerodinâmicos...
Não sei qual é a área frontal do Kauai, mas ele é quase tão largo como o Ioniq e mais alto. Então se tem um Cd de 0.29, logo por aí tem de perder mais 20% (0.29/0.24) de energia para a resistência do ar que o Ioniq. Logo por aí, 18kWh/100km a 120km/h parece optimista.
Depois pesa 1685kg contra 1420kg, mais 18%. Em todos os componentes do consumo que dependem do peso, a resistência ao rolamento, a aceleração e a elevação, vai consumir mais 18%. E tem os pneus ligeiramente mais largos.
Portanto não é descabido estarmos à espera de um aumento de consumo na casa dos 18-20%. É engraçado que, comparando os resultados NEDC, disponíveis para ambos, o Kauai obtém 546km quando obteria 640km com a média do Ioniq (ou 660km se a capacidade útil da bateria for 66kWh), mais 17%.
Se eu tivesse de adivinhar diria que o Kauai faz 19kWh/100km a 120km/h e 24kWh/100km a 140km/h. E é muito bom! Quem dera a muitos carros.
Vocês não querem ter tudo, não? A maior autonomia, a maior bateria, o LFA, a possibilidade de configurar até que % o carro carrega, e ainda ter a maior eficiência!
Por acaso, há um auto intitulado auto expert no YouTube, que entre as muitas asneiras que diz, diz que a frente plana dos SUV afasta o ar e por isso são muito aerodinâmicos...
Última edição por migle em 22 nov 2018, 23:10, editado 1 vez no total.
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Re: FIABILIDADE HYUNDAI KAUAI ELETRICO
Bolas! Vocês até têm limpa vidros traseiro no Kauai!
- BrunoAlves
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Re: FIABILIDADE HYUNDAI KAUAI ELETRICO
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: FIABILIDADE HYUNDAI KAUAI ELETRICO
O que é que interessa essas pequenas diferenças na eficiência se logo à cabeça tens de pagar o dobro do kauai a gasolina.
O kauai tem 2 grandes problemas. O primeiro é o preço em comparação com a versão a gasolina. Depois é que parece apenas uma campanha de marketing com stock limitado para não perderem muito.
Infelizmente é um mal da generalidade dos fabricantes. Se estão a ter muita procura deviam aumentar a produção. Aumentar o preço só leva a que os clientes comparem com outras alternativas e acabem por comprar um ice
O kauai tem 2 grandes problemas. O primeiro é o preço em comparação com a versão a gasolina. Depois é que parece apenas uma campanha de marketing com stock limitado para não perderem muito.
Infelizmente é um mal da generalidade dos fabricantes. Se estão a ter muita procura deviam aumentar a produção. Aumentar o preço só leva a que os clientes comparem com outras alternativas e acabem por comprar um ice
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Re: FIABILIDADE HYUNDAI KAUAI ELETRICO
Não sei que sentido faz comparar os dois. A versão a gasolina tem binário de 170Nm, disponíveis quando a rotação permitir, a versão eléctrica tem 395Nm, disponíveis a partir do zero. A versão a gasolina faz quase 13s dos 0 aos 100, etc, etc. A versão eléctrica tem todas as assistências à condução, tem equipamento incomparável....
Não há nada de comum nos carros, nem os travões, nem engrenagens. Compras os carros a metro?
Depois, mesmo não sendo tão eficiente como o Ioniq, o Kauai eléctrico, para quem faz muitos kms, facilmente paga os 20k€ a mais no preço na diferença de custo de operação nos 200000km da garantia da bateria. A partir daí é tudo lucro.
Sim, um problema de marketing, porque leva as pessoas a comparar dois carros que são totalmente diferentes.
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Re: FIABILIDADE HYUNDAI KAUAI ELETRICO
Faz todo o sentido pois é o mesmo carro.
Eu e tu que temos carros eléctricos vemos as virtudes da versão eléctrica, mas a maioria das pessoas até pode ouvir falar das virtudes do eléctrico e ir ao stand, mas quando vê o preço, o tempo de espera e provavelmente a ajuda do vendedor. .. Ou opta pela versão "normal" ou vai a outra marca.
O kauai electrico é um bom carro (pelo menos todas as reviews dizem isso), mas em Portugal tem um preço demasiado elevado e não existe suficiente para entregas
É infelizmente um problema que não é só da hyundai, mas a hyundai já é segunda vez que faz o mesmo. O ioniq é um bom carro, mas só alguns felizardos é que o têm.
Eu e tu que temos carros eléctricos vemos as virtudes da versão eléctrica, mas a maioria das pessoas até pode ouvir falar das virtudes do eléctrico e ir ao stand, mas quando vê o preço, o tempo de espera e provavelmente a ajuda do vendedor. .. Ou opta pela versão "normal" ou vai a outra marca.
O kauai electrico é um bom carro (pelo menos todas as reviews dizem isso), mas em Portugal tem um preço demasiado elevado e não existe suficiente para entregas
É infelizmente um problema que não é só da hyundai, mas a hyundai já é segunda vez que faz o mesmo. O ioniq é um bom carro, mas só alguns felizardos é que o têm.
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Re: FIABILIDADE HYUNDAI KAUAI ELETRICO
Isto é uma questão filosófica?
As duas versões não são, de forma nenhuma, equivalentes. Da maneira como a questão está posta, existe a sugestão de que o Kauai a gasolina é o equivalente a gasolina, e não é, longe disso.
Quanto ao preço, é caro, como todos os VEs. Porém, o preço tem de ser visto entre os VEs, que dão o valor equivalente. Se por um lado o Leaf sobressai por ser económico, o Kauai está muito bem situado em termos de preço. É mais barato que Ampera-e, etc, e todos os modelos com baterias grandes. É o preço antecipado do TM3 short range, com a autonomia do LR. E antecipa o LR na Europa por um ano.
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Re: FIABILIDADE HYUNDAI KAUAI ELETRICO
Eu percebo o que dizes. Mas o meu ponto não é esse. Na minha opinião a hyundai/Kia usa os veículos eléctricos como forma de promoção das suas versões normais.
O que já é bom pois mostra à generalidade das pessoas que os veículos eléctricos são muito melhores que os ICE.
Contudo, parece só marketing, pois se no ioniq já tinham excesso de procura face à oferta, com o kauai não fizeram nada para aumentar a capacidade de produção.
Por isso nos mercados core metem preços mais baixos e nos mercados mais periféricos como o nosso metem preços mais caros. Se a lógica fosse rentabilidade então as vendas em Portugal seriam logo entregues porque aqui fazem mais dinheiro que em França por exemplo.
Ao não produzirem o suficiente provavelmente vão perder a vantagem que teriam agora.
Uma razão que desconheço é que se calhar não querem produzir muito porque podem estar a perder dinheiro em cada um que vendem.
Por isso digo que o grande problema da hyundai kauai-eletric é ser "uma miragem" que poucos vão conseguir ter.
Mas pelo menos tem a vantagem de ser mais um a mostrar que os VE são muito melhores do que os ICE
O que já é bom pois mostra à generalidade das pessoas que os veículos eléctricos são muito melhores que os ICE.
Contudo, parece só marketing, pois se no ioniq já tinham excesso de procura face à oferta, com o kauai não fizeram nada para aumentar a capacidade de produção.
Por isso nos mercados core metem preços mais baixos e nos mercados mais periféricos como o nosso metem preços mais caros. Se a lógica fosse rentabilidade então as vendas em Portugal seriam logo entregues porque aqui fazem mais dinheiro que em França por exemplo.
Ao não produzirem o suficiente provavelmente vão perder a vantagem que teriam agora.
Uma razão que desconheço é que se calhar não querem produzir muito porque podem estar a perder dinheiro em cada um que vendem.
Por isso digo que o grande problema da hyundai kauai-eletric é ser "uma miragem" que poucos vão conseguir ter.
Mas pelo menos tem a vantagem de ser mais um a mostrar que os VE são muito melhores do que os ICE