Eu tinha que fazer isto um dia, e foi ontem, no domingo.
Sabia que não era difícil, e já tinha antes feito 268km só com um depósito. Agora era questão de fazer tudo sempre a apontar para o mesmo lado, aguentando o ritmo de passeio ao longo de todo o caminho.
Tudo se resume a duas coisas: escolher uma velocidade máxima que permita fazer a distância, este limite tem de ser obedecido e escolhido desde início, porque não dá para fazer ajustes mais tarde; e encontrar estradas pelas quais se possa circular à velocidade desejada sem causar turbulência.
A velocidade máxima que escolhi foram os 75km/h indicados (cerca de 72km/h reais). Tipicamente, seleccionava os 75km/h no CC, e de vez em quando, largava o CC com a regeneração em nível 0 para aproveitar a embalagem, e deixava-me ir, às vezes até perto dos 100km/h. Na Serra do Caldeirão, não podia ir em CC, pus o limite de velocidade em 75km/h, de resto, quase inútil, porque só nalgumas rectas se chega a essa velocidade.
Quanto à estrada, de Águas de Moura a Alcácer, o caso estava arrumado: ao arranjarem a estrada, limitaram a velocidade aos 70km/h. Embora ninguém ali circule abaixo dos 100, para mais com a estrada arranjada, sem intersecções, grandes bermas... pelo menos eu tinha desculpa para ir nos 75.
Ao chegar a Águas de Moura, dei a escolher à minha mulher 3 hipóteses. Em qualquer dos casos, era completamente seguro, porque eu ia em direcção a Loulé, que são menos 18km do que Faro, onde há um PCR.
- Podíamos comer no Canal Caveira, entrar na A2, carregar no PCR e fazer a segunda parte da viagem por auto-estrada, como habitualmente.
- Podíamos ir sem carregar, em Alcácer seguíamos pela N5 para o Torrão e depois a N2 (total 272km). Esta alternativa evitava-nos ir a 75km/h em estradas com trânsito.
- Podíamos ir sem carregar, parar mesmo assim no Canal Caveira, e virar depois para Aljustrel (total 265km). Como o troço entre Alcácer e Grândola tem várias partes limitadas a 70 ou 50, e outras com duas faixas...
Outra coisa que faço é estabelecer um limite para o consumo. Para fazer 270km preciso de autonomia para 300km. Se tenho 27kWh o máximo é 9kWh/100km. Infelizmente, logo agora que ia fazer um record de autonomia, só me lembrei de zerar o trip B e o coiso da média já tinha andado uns 13km. Mesmo assim, era uma indicação... A média descia facilmente abaixo dos 9 sempre que havia regularidade no percurso, chegou a ir aos 8.1kWh/100km. Mas neste caso, com serra no final, não vale a pena olhar, porque a partir do momento em que se começa a subir a serra...
Relato:
- 16:15 partida de casa a 100%.
- Paragem de 4' para encher os pneus (apenas nos 2.8).
- Paragem de 2' para deixar passar o comboio no Poceirão.
- 17:54 chegada ao Canal Caveira para jantar com 74% de SoC (1h33').
- 18:23 nova partida.
- Paragem de 1' para substituir a 2.ª piloto, que não se sentia confortável em estradas alentejanas sem berma.
- Atingidos os 60% perto de São João de Negrilhos. Na anterior, os 60% foram atingidos só mais à frente, em Aljustrel. Mas desta, em Aljustrel, a autonomia do GoM já excedia a distância remanescente.
- Chegada a Almodôvar com 39% e já com uns 14km de margem no GoM (tinha chegado com 38% na anterior). Na realidade, este 0.5% de 39% a 38.5% rendeu-me 2.9km.
- Mú, ponto mais alto da viagem, com 26.5% e 56km restantes (altitude ao WGS 84 pelo telemóvel 623m). O consumo médio atingiu os 9.8kWh/100km!
- Malhão, segundo ponto mais alto e início da descida, com 22% e 43km restantes (570m ao WGS 84). Logo a seguir o SoC subiu para os 25%.
- Novo alto em Salir, 305m ao WGS 84, com 22% e 31km restantes. Por esta altura o GoM indicava-me tipo 63km.
- Antingidos os 17% de SoC a 4km de Loulé e 23km restantes.
- Entrada em Loulé com 18%. Diversas paragens num total de 2'.
- Entrada em Faro com 15% e 2km restantes.
- 21:25 chegada à garagem com 14.5% (3h, 69m ao WGS 84, 10m acima do ponto de partida).
Números globais:
- Total de 4h32' em trânsito.
- Média real 58km/h. Se não contar com a serra, até Almodôvar, a média foi 64km/h (187km em 2h59').
- 29.7 (ED) - 6.0 (EC) = 23.7kWh
- Consumo médio real = 9.0kWh/100km
- Medido pelo EVSE do Apr = 25.6kWh (2.80€ IVA e IEC incl.)
- Consumo médio incluindo OBC = 9.8kWh/100km
- Bifana com queijo, sandes de queijo de Serpa, água, compal de frutos vermelhos mais 2 empadas, uma queijada de requeijão e outra de pinhão para o caminho = 14.85€
- Cheguei ao Canal Caveira com 74%! E em 1h33'. Habitualmente, pelo mesmo caminho, chego com 50% e demoro 1h20'-1h30'... Como a estrada pelo Poceirão é lenta, neste caso o limite de velocidade quase não afectou o meu tempo de viagem. Porém, afectou o meu SoC e de que maneira!
- Apenas 3% de Loulé a Faro, 18km. Se alguma vez estiver em Loulé e o PCR estiver avariado, e tiver dúvidas se a autonomia permite chegar a Faro...
- 0% de Malhão a Salir, 12km.
- 8% de Malhão a Faro, 43km.
- Continua a ser difícil detectar degradação da autonomia no meu Ioniq com 72 mil km, pelo menos sem ir a SoCs muito baixos. A minha ideia é que abaixo dos 5%, aí sim, se nota que 1 ou 2% desaparecem mais depressa.
- Dá-me ideia que a média que mostra o painel de instrumentos, aqui 8.5kWh/100km afinal não é a mesma que eu calculo com os dados do BMS.
- Sem dúvida, com a velocidade limitada a 75km/h no painel, consegue-se fazer 300km. A 90km/h, uns 240km... Assim se percebe como haja quem tenha feito mais de 400km por roda dos 50km/h...
- Como era bom ter um PCR fora da auto-estrada! Ou até mesmo, uns 30-40 minutos em PCN bastaria para fazer a viagem por estrada à velocidade das outras pessoas e ao preço da chuva.