EVSE Colaborativo

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
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VETL
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Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por VETL » 24 jun 2016, 12:22

sparrow Escreveu:Eu ainda nem tenho carro eléctrico... Estou ainda na fase do suponhamos... Mas há users do fórum que têm um telemóvel continuamente a trabalhar no carro, como o VETL. Pode ser que ele venha cá explicar!
Não!
O telemóvel está sempre no carro mas só trabalha com o carro ligado.
Com o carro desligado, esgotaria a bateria dele que está quase morta... 8-)

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Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por Apr » 24 jun 2016, 18:42

Acabei de fazer uma pesquisa na NET e encontrei isto:
https://wiki.openwrt.org/toh/unbranded/a5-v11

Este router pode correr OpenWRT e custa ~8€, apenas precisa de uma PEN 3G e o respetivo cartão.

Dá para estabelecer uma VPN para entregar dados em casa de forma segura e manda SMS's:
https://wiki.openwrt.org/doc/howto/sms-from-shell

Falta-lhe uma bateria e um controlador de carga para aguentar algum tempo ligado.

É uma possibilidade, o EVSE vai integrar muito bem nesta solução através de WiFi, nem precisa de porta serie (apesar de a ter). Eu não estou para ai virado, não acho essencial nesta fase, por isso quem estiver interessado pode estudar o assunto manda vir o router, a pen, monta, poe a funcionar dados moveis e quando estiver tudo operacional eu dou a achega final nas configurações da VPN e dos SMS's.

Quem sabe se não há outros routers que sejam compativeis com OpenWRT e que já tragam slot para cartão de dados e bateria...? Eu tenho um ZTE móvel que se vende nas lojas dos operadores e é muito bom, só que não dá para lhe chegar às entranhas....

RNM?

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Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por RNM » 25 jun 2016, 12:17

very nice.

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Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por Apr » 25 jun 2016, 18:10

Bom, passamos agora para a terceira e última parte do sistema, a monitorização e controlo de energia.

Tenho a noção que para muitos esta parte não vai ser possível porque ainda não é um sistema que se pode ligar à corrente a fica a funcionar, mas à medida que o tempo passa as coisas vão ficando cada vez mais simples quem sabe um dia se consiga ter algo realmente intuitivo e simpes.

Este sistema é o Openenergymonitor, tal e qual como é apresentado no seu site: https://openenergymonitor.org/emon/. Podemos assumir que o EVSE é mais um sensor de energia que tira partido do ecossistema de programas que este fantástico projeto oferece.

Para quem não sabe, o openenergymonitor é um projeto que oferece uma solução completa de monitorização de energia, desde o hardware necessário para ler as grandezas fisicas até ao armazenamento o visualização em aplicações com gráficos. Acontece que há algum tempo é possivel fazer mais do que apenas monitorizar, é possivel tomar ações com base em acontecimentos. Foi a partir deste projeto que se desenvolveu o famoso desviador de autoconsumo das instalações solares em grid-tie.


Há muitas razões para arrancar com o projeto do openenergymonitor, é dos melhores sistemas para monitorizar o consumo de energia em casa, incluindo ou não monitorização de energia solar, medição de eficiencia de bombas de calor, AQS solares, etc. Agora com este EVSE há mais uma boa razão para ter este sistema.

Para não ficarem já intimidados com isto começamos de uma forma muito simples, o HW necessário:

- Um Raspberry Pi
- Um sensor de energia

Aqui fica uma foto de um sistema totalmente funcional, que montei para apresentar no ENVE - Levou 20 minutos a montar em casa:

[img]https://lh3.googleusercontent.com/wZNKO ... 40-h478-no[/img]

Desta foto, podem retirar o router que muito provavelmente já tem em casa, o transformador e a extensão!
Fica:
- caixa preta que contém um raspberry Pi lá dentro, uma fonte, cabo USB + cabo RJ45 e cartão SD!

agora um medidor de energia pra colocar no quadro:

[img]https://lh3.googleusercontent.com/d-g9l ... 15-h310-no[/img]


Nesta parte vão ter que se desenrascar sozinhos, vão ao site do openenergymonitor e encontram lá sistemas completos tudo-em-1, sistemas separados, distribuidos, etc. O que vêm na foto é um emonTx V2 simples, que está ligado ao circuito principal. Os dados são eviados por RF para o raspberryPi que está perto do router. No limite só é preciso 1 medidor de energia porque é possivel detetar a direção da energia, logo é possivel saber se se está a consumir ou se se está a exportar energia da rede elétrica.


Voltando ao setup do servidor principal, está é a página de referência:
https://github.com/openenergymonitor/em ... 6--release

faz-se download da imagem pré-cozinhada do sistema, coloca-se no cartão SD e já temos o ecossistema a funcionar!


ainda é preciso por os sensores a funcionar com os programas é tudo feito na interface web e é relativamente simples.

Em menos de nada pode-se integrar o EVSE neste sistema e copiando o codigo do Node-RED que tenho para a logica temos o sistema à escuta de EVSE's e a querer comandá-los:

[img]https://lh3.googleusercontent.com/aufgg ... 09-h537-no[/img]


Todo este esforço para no dia-a-dia não mexer mais nada no sistema, só se mexe no EVSE e nos modos de operação. E claro ficamos com o historico de todas as cargas do carro e uma monitorização do consumo de energia da casa, tão detalhado quanto se queira.


Os beneficios deste sistema são obvios:
Com o algoritmo que tenho, uma casa com 30A contratados pode carregar um VE a 25A com completa paz de espirito, sem ter que fazer qualquer compromisso de utilização de nenhum equipamento em casa! Mais paz de espirito do que se tivesse o EVSE da Nissan a 10A a carregar!!!


cmps

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Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por Filipe » 25 jun 2016, 20:27

Muito fiche 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
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Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por jfr2006 » 25 jun 2016, 22:46

O melhor de tudo é o bloco MAGIA!! :lol: :lol:

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sergiomms
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Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por sergiomms » 02 ago 2016, 22:19

Olá Apr e RJSC, ouvi-vos em Coimbra e da mesma forma que os restantes presentes, eu também fiquei muito entusiasmado com o que fizeram e apresentaram. Parabéns.
Estou a montar o sistema em casa, o saxo não tem um carregador como o os novos VEs mas, por pwm, também permite redução de potência, e vou tentar aplicar este sistema cá em casa.
Assim, e nesse sentido, acabei de montar o ShieldTx do arduino e o Rpi, mas.... e da forma como referes, como é que envias por RF a informação para o Rpi, que, pelo que consigo ver na foto, e tal como o meu, não tem receptor RF.
Ou tem e não se vê?
Entretanto estou a alterar o sketch do arduino para fazer o envio por ethernet.
Queres dizer como é que fizeram com o modulo WiFi? E a página com as opções de escolha da potência de carregamento foi desenhada no Rpi ou no modulo Wifi?
Como ainda não tenho tudo ligado, poderei estar a fazer perguntas óbvias, mas, é o que me vai na alma :)
sergiomms
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Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por Apr » 03 ago 2016, 00:01

Ola sergiomms, estás a montar a componente da monitorização de energia e tens um arduino a capturar a corrente e tensão e queres enviar para o rpi por RF? Precisas de um recetor RF do lado do rpi a trabalhar na mesma freq do emissor : https://shop.openenergymonitor.com/rfm6 ... ver-board/

Ou então como alternativa, se tiveres ethernet à mão fazes logo direto como eu tenho, posso partilhar o meu sketch contigo, ou melhor ainda tens aqui algumas considerações de um medidor que fiz na altura com um arduino mega e um enc28j60 que tinha na gaveta: https://openenergymonitor.org/emon/node/10878 . O sketch completo está lá algures.

Quanto ao EVSE WiFi, a implementação é totalmente independente, ou seja, como se pretende que seja portátil, as paginas de comando estão todas embebidas no microprocessador, assumindo que não há conetividade com a internet, que é o caso mais desfavorável.
Os modos de operação são configurados no EVSE porque é suposto ser o unico ponto de contacto entre o utilizador e o sistema e não varia se estivermos em casa com gráficos ou fora de casa apenas com o EVSE. Ou seja, tem o inconveniente de se poder selecionar modos de operação e não ter efeito nenhum porque não se garante que há um sistema a montante que descasque e aplique a lógica de carga correspondente. Outro ponto negativo é que as paginas são básicas e não são muito apelativas. Mas caso se consiga fazer uma pagina de controlo a sério, toda polida, o EVSE pode ser controlado em tempo real por middleware (MQTT), desde que haja conetividade com a internet.

Se houver alguam parte confusa avisa.

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Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por Apr » 13 ago 2016, 16:17

Não havendo possibilidade de carregar uma percentagem fixa da bateria do carro sem aceder diretamente à instrumentação do mesmo, e sabendo que é uma feature muito apetecivel, tentei dar a volta à questão com as ferramentas que existem.

Não podemos carregar até x% mas podemos carregar uma percentagem de bateria. Se deixamos o carro com 20% e o quisermos carregar até 70% podemos programar meter 50% através do EVSE.

Para isso é preciso saber mais dados, a capacidade útil da bateria os kWh liquidos que entram durante o carregamento e já agora a média de consumo e também pode ser inserida para poder carregar em numero de Km.


Imagem

Estes novos limites não são exclusivos, pode-se no absurdo carregar 5Km daqui a 2 horas.

Primeira experiência de carga até 80%, que em rigor parou nos 78,9% reportados pelo LS

Imagem

Imagem

78,9% - 28,5% = 50,4% de energia liquida que carregou o carro.

O fim de carga, com o meu modelo simples (assumindo uma eficiencia de 90% a 16A com o meu mk2 e uma capacidade total de bateria de 83% tal como o SOH reporta) deu 46%, cerca de 5% ao lado . Mas já é qualquer coisa.


Estou agora a tentar fazer curvas de eficiencia de carregamento para os diferentes VEs que existem e até agora tenho os seguintes dados aproximados:

Leaf mk1 / Fluence
6A - 80%
16 - 90%

Leaf mk2
6A - 80% (assumido)
16A - 90% (assumido)
32A - 90%

Zoe:
10A mono - 53%
(necessário mais dados)

Tesla:
120V 12A mono - 53%
(necessário mais dados)
20A - 85%
80A - 90%

Quem não tiver nada para fazer e quiser ajudar ou confirmar / corrigir os dados que existem ou faltam está à vontade, entretanto à medida que for descobrindo vou colocando aqui. A ideia é ter uma serie de curvas tipicas de eficiencia de carregamento para poder usar o EVSE neste modo e não haver muito erro.
Se conseguir ter um erro inferior a 2% era fantástico!

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Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por Apr » 17 ago 2016, 00:49

Eficiencias detalhadas dos Leafs mk1:
http://avt.inel.gov/pdf/fsev/SteadyStat ... 12Leaf.pdf


e Mk2 aqui:
http://avt.inel.gov/pdf/fsev/SteadyStat ... 15Leaf.pdf


É curioso que no MK2 a eficiencia do carregador é maior quanto maior a potencia de carga, no entanto, segundo este report, o carregador interno do mk1 atinge a eficiencia máxima por volta dos 12A.


Este site tem muitos mais testes, espero encontrar aqui para outros:
https://avt.inl.gov/vehicle-type/bev

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