Firmware pode influenciar o consumo no leaf2?
-
- Mensagens: 5
- Registado: 29 jan 2019, 17:25
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Lisboa
Firmware pode influenciar o consumo no leaf2?
Boa tarde!
Comprei o meu leaf 2 há 2 meses (zero kms). Já fiz 3000kms e a minha média é sempre ali nos 16kWh e faço maioritáriamente cidade, sem grandes acelaranços.
Pelo que já percebi, há pessoal a conseguir médias bem mais baixas que isto e num grupo de Facebook, alguém disse que se queixou à Nissan e lhe instalaram uma nova versão de firmware, que melhorou os consumos.
Alguém sabe alguma coisa sobre isto que me possa esclarecer?
Vale a pena ir a concessionário? (não tenho saudades nenhumas de ir a oficinas )
Comprei o meu leaf 2 há 2 meses (zero kms). Já fiz 3000kms e a minha média é sempre ali nos 16kWh e faço maioritáriamente cidade, sem grandes acelaranços.
Pelo que já percebi, há pessoal a conseguir médias bem mais baixas que isto e num grupo de Facebook, alguém disse que se queixou à Nissan e lhe instalaram uma nova versão de firmware, que melhorou os consumos.
Alguém sabe alguma coisa sobre isto que me possa esclarecer?
Vale a pena ir a concessionário? (não tenho saudades nenhumas de ir a oficinas )
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6362
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Firmware pode influenciar o consumo no leaf2?
A versão que firmware que tens de instalar é uma que se instala abaixo da canela direita, numa zona habitualmente designada por "pé"
Boas médias exigem tempo de habitação ao carro e, sobretudo, condução muito ponderada. Num Leaf fazer médias de 16 implica alguma agressividade no pedal e/ou velocidades praticadas relativamente altas
Que percurso fazes habitualmente?
Boas médias exigem tempo de habitação ao carro e, sobretudo, condução muito ponderada. Num Leaf fazer médias de 16 implica alguma agressividade no pedal e/ou velocidades praticadas relativamente altas
Que percurso fazes habitualmente?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Firmware pode influenciar o consumo no leaf2?
Esse é o consumo normal para cidade.
Eu até faço mais do que isso em cidade, porque gosto de o sentir a arrancar.
Onde ele se sente melhor, é em velocidade +/- constantes e abaixo dos 100Km/h.
A lógica é mais ou menos a mesma dos CI, consome mais em cidade, em em andamento regular, quanto mais rápido, maior o consumo.
Quanto ao firmware, nunca ouvi tal, mas seja como for, seria esconder o sol com a peneira!
Eu até faço mais do que isso em cidade, porque gosto de o sentir a arrancar.
Onde ele se sente melhor, é em velocidade +/- constantes e abaixo dos 100Km/h.
A lógica é mais ou menos a mesma dos CI, consome mais em cidade, em em andamento regular, quanto mais rápido, maior o consumo.
Quanto ao firmware, nunca ouvi tal, mas seja como for, seria esconder o sol com a peneira!
Re: Firmware pode influenciar o consumo no leaf2?
Mas estamos a discutir o quê na realidade? A minha média é de 17kWh/100km. Para teres médias de 14 ou 15kWh/100km és obrigado a abdicar de toda a piada que um carro eléctrico te pode proporcionar... para poupares 20 ou 30 centimos por cada 100km?!?!?!?
Diverte-te com o carro "masé"!
Diverte-te com o carro "masé"!
Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6362
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Firmware pode influenciar o consumo no leaf2?
E pneus
Cada um com a sua
Cada um com a sua
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Firmware pode influenciar o consumo no leaf2?
Perfeitamente de acordo.noway Escreveu: ↑01 mar 2019, 19:11Mas estamos a discutir o quê na realidade? A minha média é de 17kWh/100km. Para teres médias de 14 ou 15kWh/100km és obrigado a abdicar de toda a piada que um carro eléctrico te pode proporcionar... para poupares 20 ou 30 centimos por cada 100km?!?!?!?
Diverte-te com o carro "masé"!
A média geral do meu, desde o início é de 16,5.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2480
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Firmware pode influenciar o consumo no leaf2?
Isso e verdade na cidade em trajetos curtos. Naquelas viagems um pouco maiores a média conta, e muito!
-
- Mensagens: 812
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Firmware pode influenciar o consumo no leaf2?
Claro que sim Apr. Também estamos de acordo. Hehe.
O que nos referíamos é na generalidade do dia-a-dia. Eu não ando preocupado com médias. Desfruto do carro.
O que nos referíamos é na generalidade do dia-a-dia. Eu não ando preocupado com médias. Desfruto do carro.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Firmware pode influenciar o consumo no leaf2?
Eu no dia a dia, com o meu antigo Leaf tambem tinha médias miseráveis.
Quando comecei a andar com ele tambem não percebia como se faziam médias baixas mas depois, com o tempo, lá comecei a fazê-las...
Mas médias baixas só fora da cidade quando preciso da autonomia total do carro...
Quando comecei a andar com ele tambem não percebia como se faziam médias baixas mas depois, com o tempo, lá comecei a fazê-las...
Mas médias baixas só fora da cidade quando preciso da autonomia total do carro...
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Firmware pode influenciar o consumo no leaf2?
A minha média global anda em 14,1kW.h/100km, nos últimos 22k km. Em cidade faço menos que isso e não abdico de mostrar quem manda nas rotundas e semáforos
A questão a ter mais atenção em cidade para conseguir consumos baixos é minimizar o uso do travão mecânico. Isso exige algum treino mas depois fica automático.
A questão a ter mais atenção em cidade para conseguir consumos baixos é minimizar o uso do travão mecânico. Isso exige algum treino mas depois fica automático.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt