Página 1 de 2

A primeira viagem

Enviado: 16 ago 2015, 10:49
por Carloselmano
Olá pessoal.
Ontem testei o Leaf acenta pela primeira vez numa viagem de cerca de 180 km ( ida e volta).
Sai de casa com 100% e cheguei ao destino passado 1h10, fazendo uma média de 80-90km/h. Temperatura exterior 25°C, sem vento e terreno praticamente plano. (Portel - Alcácer do Sal). Cheguei com 45% de bateria fazendo 90km. Fiquei bastante satisfeito com estes resultados mas o pior estava para vir.

- Chego a casa da minha sogra quando para meu espanto o carregador não carregava o carro... a tomada não tinha ligação terra!!! Valeu a tomada da vizinha. Cerca de 2h de carga, elevando a bateria para os 60% e dando uma estimativa de 90km para aquela percentagem.

Começa a verdadeira aventura ... inicio a viagem de regresso, pelas 22h30, sem vento, temperatura 20°C...
Fazendo uma média de 70-80km/h, cheguei a casa com o simbolo de "bomba de gasolina" ligado, os km e a percentagem de bateria com "traços". E o GPS a indicar para escolher um ponto de abastecimento.... nervos à flor da pele e confirmar se tinha rede no telemóvel para pedir o reboque.
Consegui chegar a casa com uma pilha de nervos...
Neste momento a bateria ainda não está totalmente carregada. Passado 10h ainda estava nos 85%...
Espero que estes valores melhorem, pois, questiono-me se foi uma boa compra!!!

Re: A primeira viagem

Enviado: 16 ago 2015, 11:06
por jasmim
Carloselmano Escreveu: Espero que estes valores melhorem, pois, questiono-me se foi uma boa compra!!!
Não duvides! :)

Re: A primeira viagem

Enviado: 16 ago 2015, 12:09
por Carloselmano
jasmim Escreveu:
Carloselmano Escreveu: Espero que estes valores melhorem, pois, questiono-me se foi uma boa compra!!!
Não duvides! :)
Isso quer dizer que a autonomia da bateria vai melhorar?

Re: A primeira viagem

Enviado: 16 ago 2015, 12:18
por ruimegas
Carloselmano Escreveu:
jasmim Escreveu:
Carloselmano Escreveu: Espero que estes valores melhorem, pois, questiono-me se foi uma boa compra!!!
Não duvides! :)
Isso quer dizer que a autonomia da bateria vai melhorar?
Carloselmano,

Penso que tens de te habituar a analisar o declive do percurso que vais fazer pois tudo indica que na primeira viagem baixaste a altitude relativa e no retorno tiveste de subir mais.

Aconselho-te a não considerares mais de 140/150 kms por viagem nesta altura para teres alguma paz de espírito no momento da chegada pois as subidas podem afectar bastante a autonomia, fora o peso do pé direito.

Na minha experiência de viagens de Lisboa para Évora utilisei uma técnica que pode ajudar a enfrentar essas dificuldades:

1 - Conduzir sempre em ECO e se tiveres nas descidas em B
2 - Tentar nunca ultrapassar as 2 bolas de consumo inclusive nas subidas desde que não baixe dos 65/70 kms/h senão pode afectar o transito.

Com o tempo vais conhecer cada vez melhor este maravilhoso veículo mas é preciso ter presente a suas limitações actuais.

São apenas conselhos ... desejo-te boa sorte

Cumprimentos

Re: A primeira viagem

Enviado: 16 ago 2015, 12:28
por mjr
Aconselho a usares o Leaf Spy Pro, pois mesmo com dois traços é possível que ainda tenha autonomia para 10-20km. Alguns LEAFs mk2 são conhecidos por subestimarem o estado de carga quando este é baixo, como o Leaf do cromero. Com o Leaf Spy desaparece a ansiedade pois ele indica o estado de carga até a bateria estar mesmo descarregada.

Re: A primeira viagem

Enviado: 16 ago 2015, 12:44
por Carloselmano
Se não esgotou a bateria, foi por pouco.
O carro demorou 12h até as luzes azuis desligarem.

Re: A primeira viagem

Enviado: 16 ago 2015, 13:10
por Carloselmano
mjr Escreveu:Aconselho a usares o Leaf Spy Pro, pois mesmo com dois traços é possível que ainda tenha autonomia para 10-20km. Alguns LEAFs mk2 são conhecidos por subestimarem o estado de carga quando este é baixo, como o Leaf do cromero. Com o Leaf Spy desaparece a ansiedade pois ele indica o estado de carga até a bateria estar mesmo descarregada.
Os traços a que te referes são os que aparecem por baixo do símbolo Luz de aviso de carga da bateria baixa, a piscar Acho que são 3 !!
O Leaf spy tem que ser com um adaptador bluetooth. Em Portugal não se vende esse adaptador?

Re: A primeira viagem

Enviado: 16 ago 2015, 15:19
por Fil
Se tivesse carregado a 16A em vez de 10A, tinha sido melhor. Se fizer esta viagem regularmente, os 16A ou 32A se possível, são o ideal para andar mais à vontade. Quando se fazem viagens maiores, o truque é esse, carregar sempre e o mais rápido possível ;)

Se calhar é melhor vender-me o carro, que isso não presta :D Com 2 fico mais satisfeito ;)

Re: A primeira viagem

Enviado: 16 ago 2015, 15:44
por Carloselmano
Fil Escreveu:Se tivesse carregado a 16A em vez de 10A, tinha sido melhor. Se fizer esta viagem regularmente, os 16A ou 32A se possível, são o ideal para andar mais à vontade. Quando se fazem viagens maiores, o truque é esse, carregar sempre e o mais rápido possível ;)

Se calhar é melhor vender-me o carro, que isso não presta :D Com 2 fico mais satisfeito ;)
Ehehe. Perto de Alcácer não existe nenhum ponto de abastecimento de 16A. A solução é o abastecimento a 10A.
Você faz a gestão com o Leafspy?

Re: A primeira viagem

Enviado: 16 ago 2015, 15:58
por Fil
Já carreguei a 16A em Alcácer do Sal, e só na carreguei em trifásica porque o carro não deixa, nos bombeiros de Alcácer;) E não me diga que nao há um vizinho com 30A em casa ;)

Sem o leafspy é como andar quase cego, ê imprescindível. É barato, pequeno (é apenas a peça azul das fotos aqui colocadas), e dá as informações todas que o carro devia dar. A aplicação leaf spy pro custa 12€ se bem me lembro, vale bem o dinheiro.