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Re: Autonomia Nissan Leaf...

Enviado: 29 mai 2014, 15:46
por OCasal
Estão sempre a stressar com as cargas a 100% aumentarem a degradação!

Ainda não comprovei a diferença de degradação para os mesmos quilómetros, tempo e temperatura se forem usadas ou não cargas a 100%!

Que me digam que se devem evitar estados de carga elevados quando não é necessário é diferente...

Re: Autonomia Nissan Leaf...

Enviado: 29 mai 2014, 15:52
por Malm
Tudo se resume a conhecer muito bem as capacidades do carro. Mais que ter nervos de aço, é preciso experimentar muito.

Re: Autonomia Nissan Leaf...

Enviado: 29 mai 2014, 18:42
por Apr
Eu não avançava com a compra de um VE se o tivesse que usar em qualquer um desses cenários e o meu ordenado dependesse disso.

São cenários desfavoráveis aos VE's e muito diferentes do que a maior parte das pessoas faz no dia a dia. Até para quem anda de ICE, fazer 140Km todos os dias não é para todos!

Pelo menos é a minha perceção da coisa.

Re: Autonomia Nissan Leaf...

Enviado: 29 mai 2014, 19:12
por RJSC
Pois, 140 km dia é muito...
Mas da maneira que estamos agora, hoje trabalhamos perto de casa "amanhã" (como quem diz passado um ano ou dois) dão-nos cabo da vida ao enviar-nos para longe...
Olhem o que aconteceu com o pafi... Primeiro em Coimbra, agora em São João da Pesqueira sem mais nem menos...
É muito stressante não ter garantias nenhumas sobre o futuro e isto reflete-se também na nossa saúde...

Re: Autonomia Nissan Leaf...

Enviado: 29 mai 2014, 19:28
por Orlando
RJSC Escreveu:Pois, 140 km dia é muito...
Mas da maneira que estamos agora, hoje trabalhamos perto de casa "amanhã" (como quem diz passado um ano ou dois) dão-nos cabo da vida ao enviar-nos para longe...
Olhem o que aconteceu com o pafi... Primeiro em Coimbra, agora em São João da Pesqueira sem mais nem menos...
É muito stressante não ter garantias nenhumas sobre o futuro e isto reflete-se também na nossa saúde...
Imagina o que ele não poupa nas viagens!

Re: Autonomia Nissan Leaf...

Enviado: 29 mai 2014, 21:39
por pafi
Orlando Escreveu:
RJSC Escreveu:Pois, 140 km dia é muito...
Mas da maneira que estamos agora, hoje trabalhamos perto de casa "amanhã" (como quem diz passado um ano ou dois) dão-nos cabo da vida ao enviar-nos para longe...
Olhem o que aconteceu com o pafi... Primeiro em Coimbra, agora em São João da Pesqueira sem mais nem menos...
É muito stressante não ter garantias nenhumas sobre o futuro e isto reflete-se também na nossa saúde...
Imagina o que ele não poupa nas viagens!
Quase um ano passado, o peso dos km começa a pesar ao final do dia...
Pelo menos mais um ano será assim. Em 2015 veremos como correm as "promessas" dos nossos "líderes"...

Quanto aos 100%, é sempre assim que o carrego. Desde maio 2013 devo ter carregado a 80% uma ou duas vezes. Claro que quando é fds fica dois dias com duas ou uma barra a fazer jejum.

Re: Autonomia Nissan Leaf...

Enviado: 30 mai 2014, 00:01
por mjr
Baterias novas e velocidade estabilizada. Numa estrada nacional a velocidade varia bastante, e apesar da regeneração muita energia é perdida nas variações de velocidade a não ser que se usem táticas de hipermiling. Já para não falar no frio e vento que pode comer uma boa parte da autonomia. Recentemente fiz 70km do Porto até depois de Aveiro com menos de 40% de SOC, mas ao voltar à tarde tive de parar para carregar pois a nortada não me ia deixar chegar ao Porto (na ida não havia vento favorável). Cheguei a casa com 3,5V na célula mais fraca, tendo carregado 2 horas em Aveiro (65% SOC) e vindo devagar a velocidade estabilizada (70km/h, mas equivalentes a quase 100km/h devido ao vento desfavorável).

Re: Autonomia Nissan Leaf...

Enviado: 02 jun 2014, 23:39
por raves
Boas,

Antes de mais, gostaria de agradecer todo o vosso feedback. É de facto muito importante perceber bem as limitações / caracteristicas antes de avançar para algo que me possa vir a arrepender.

De facto, o Cenário 1 que descrevi é o trajecto que faço diariamente de e para o meu local de trabalho e é neste que gostaria de me focar.
Para o Cenário 2 (raro) tenho outro carro que me permite ir sem restrições...

Assim, faço 60 km's para cada lado entre Alhandra e Pinhal Novo. Ao todo, 120 km's. (Os 140 km's que inicialmente indiquei já estavam a levar em consideração uma eventual deslocação ao Forum Montijo à hora de almoço, mas nesse caso posso deixa-lo a carregar lá nesse período).

O trajecto é feito pela recta do cabo (N10 e N118), bastante plano e que me permite velocidades de cruzeiro bastante constantes (80 a 90 kms/h). Travões nem lhes toco, antecipação extrema, pois o objectivo é mesmo a condução o mais fluída e eficiente possível. Só assim consigo médias reais de 4,0 a 4,2 L/100 km's.

Não me posso queixar do custo por KM, no entanto, a segurança passiva e qualidade de vida a bordo de um Citroen AX com 20 anos de vida na minha mão, cada vez mais me perturba, principalmente após o nascimento das minhas filhas.
Para ajudar, quase todos os dias me cruzo na N10 com um Leaf azulinho que faz o trajecto inverso ao meu e fico a matutar na ideia... :)

Obrigado mais uma vez pela vossa ajuda.

Re: Autonomia Nissan Leaf...

Enviado: 02 jun 2014, 23:56
por RJSC
rdias Escreveu:Eu acho uma vergonha a discrepância entre autonomias prometidas e reais..... apesar do metodo USA ser melhor... mas mesmo assim é uma vergonha...
As autonomias de novo nem acho vergonha nenhuma...
Vergonha é a Nissan continuar a dizer aos clientes que a degradação é 80% ao fim de 5 anos e 70% ao fim de 10 anos.
Que só por si já era uma degradação muito grande para um produto como um carro que tipicamente se usa por bem mais de 10 anos.
E uma grande vergonha é a degradação real...

Especialmente com os primeiros compradores, sem histórico das baterias em que lhes foi "prometido" 70% a 10 anos tendo pago 37000€ pelo carro.

Re: Autonomia Nissan Leaf...

Enviado: 03 jun 2014, 10:18
por Malm
RJSC Escreveu:
rdias Escreveu:Eu acho uma vergonha a discrepância entre autonomias prometidas e reais..... apesar do metodo USA ser melhor... mas mesmo assim é uma vergonha...
As autonomias de novo nem acho vergonha nenhuma...
Vergonha é a Nissan continuar a dizer aos clientes que a degradação é 80% ao fim de 5 anos e 70% ao fim de 10 anos.
Que só por si já era uma degradação muito grande para um produto como um carro que tipicamente se usa por bem mais de 10 anos.
E uma grande vergonha é a degradação real...

Especialmente com os primeiros compradores, sem histórico das baterias em que lhes foi "prometido" 70% a 10 anos tendo pago 37000€ pelo carro.
Em 2011 ainda havia subsídio, pelo que na prática pagaram 32.000€