Mega test-drive Leaf 2013
- t3lmo
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Mega test-drive Leaf 2013
Ora viva!
No primeiro fim de semana de abril irei realizar um mega test-drive ao Leaf 2013.
Agradeço desde já a cortesia da Nissan Portugal de me emprestar um veículo por alguns dias, e principalmente ao Seal ZEVTech por proporcionar o contacto para tal.
Já realizei os testes chamados 'normais' ao Zoe, Leaf e i3, e sempre ficou a dúvida principal: autonomia real, fator este relevante para fazer algumas das viagens regulares da família, que neste caso específico rondam os 160km.
Como tenho 3 crianças pequenas, torna-se difícil fazer viagens com carga 'lenta' a meio do percurso, e quem tem filhos nestas idades no banco de trás, deve compreender o que eu digo
Sendo assim, conto poder tirar a limpo esta dúvida que nem os vendedores Nissan (com quem lidei) souberam responder com segurança.
Espero/quero fazer os 160km com uma única carga, sendo o percurso constituído por 80km em AE (A2) e 80km em nacional (IC1).
Acham possível com os melhoramentos da versão 2013?
Velocidades médias para o fazer?... sem 'cansar' os passageiros menores.
Gostaria de ouvir opiniões de quem já tem alguns km's de Leaf.
Vou tentar deixar aqui o relato dos pormenores da viagem com tracking GPS, valores OBD, fotos, etc.
Obrigado!
No primeiro fim de semana de abril irei realizar um mega test-drive ao Leaf 2013.
Agradeço desde já a cortesia da Nissan Portugal de me emprestar um veículo por alguns dias, e principalmente ao Seal ZEVTech por proporcionar o contacto para tal.
Já realizei os testes chamados 'normais' ao Zoe, Leaf e i3, e sempre ficou a dúvida principal: autonomia real, fator este relevante para fazer algumas das viagens regulares da família, que neste caso específico rondam os 160km.
Como tenho 3 crianças pequenas, torna-se difícil fazer viagens com carga 'lenta' a meio do percurso, e quem tem filhos nestas idades no banco de trás, deve compreender o que eu digo
Sendo assim, conto poder tirar a limpo esta dúvida que nem os vendedores Nissan (com quem lidei) souberam responder com segurança.
Espero/quero fazer os 160km com uma única carga, sendo o percurso constituído por 80km em AE (A2) e 80km em nacional (IC1).
Acham possível com os melhoramentos da versão 2013?
Velocidades médias para o fazer?... sem 'cansar' os passageiros menores.
Gostaria de ouvir opiniões de quem já tem alguns km's de Leaf.
Vou tentar deixar aqui o relato dos pormenores da viagem com tracking GPS, valores OBD, fotos, etc.
Obrigado!
Última edição por t3lmo em 29 mar 2014, 16:36, editado 1 vez no total.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
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Re: Mega test-drive Leaf 2013
É claramente possível, mas, só agora enquanto a bateria é nova.
O grande problema é que se a Nissan não mudou a composição química da bateria nos de 2013 (como tudo indica) daqui a 3 anos com o clima da zona de Lisboa já deverá estar com 80% a 85% da capacidade inicial dependendo das ondas de calor nos Verões e já não vai dar.
Foi esse o problema que até agora me impediu de investir num carro elétrico: a degradação das baterias com a temperatura: hoje tenho carro que me garanta deslocações para um local de trabalho a 100 km, daqui a 5 anos já não.
E fazer 10.000km ano ou 30.000 km ano resulta na mesma degradação, o que conta é o tempo que passa com temperaturas amenas e quentes.
Até agora só se tem verificado taxas de degradação de capacidade desprezáveis na Noruega, onde no verão as temperaturas rondam 9ºC ~ 10ºC.
As baterias utilizadas nos carros (LiMn) não são como as LiFePO4 a que estás habituado nas motas.
A Nissan só garante 70% da capacidade durante 5 anos ou 100.000km e mesmo que a garantia seja ativada, o compromisso não é dar uma bateria nova, mas restaurar a capacidade de novo para pelo menos 70%.
Ver: http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=13&t=3430
Na coluna dos nicknames dos proprietários dos Leafs, também tens um campo para observare com a capacidade atual da bateria. Novas têm 66Ah.
Com os iMievs/C-Zero/iOn passa-se o mesmo, passa pelo DB do malm.
O grande problema é que se a Nissan não mudou a composição química da bateria nos de 2013 (como tudo indica) daqui a 3 anos com o clima da zona de Lisboa já deverá estar com 80% a 85% da capacidade inicial dependendo das ondas de calor nos Verões e já não vai dar.
Foi esse o problema que até agora me impediu de investir num carro elétrico: a degradação das baterias com a temperatura: hoje tenho carro que me garanta deslocações para um local de trabalho a 100 km, daqui a 5 anos já não.
E fazer 10.000km ano ou 30.000 km ano resulta na mesma degradação, o que conta é o tempo que passa com temperaturas amenas e quentes.
Até agora só se tem verificado taxas de degradação de capacidade desprezáveis na Noruega, onde no verão as temperaturas rondam 9ºC ~ 10ºC.
As baterias utilizadas nos carros (LiMn) não são como as LiFePO4 a que estás habituado nas motas.
A Nissan só garante 70% da capacidade durante 5 anos ou 100.000km e mesmo que a garantia seja ativada, o compromisso não é dar uma bateria nova, mas restaurar a capacidade de novo para pelo menos 70%.
Ver: http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=13&t=3430
Na coluna dos nicknames dos proprietários dos Leafs, também tens um campo para observare com a capacidade atual da bateria. Novas têm 66Ah.
Com os iMievs/C-Zero/iOn passa-se o mesmo, passa pelo DB do malm.
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Re: Mega test-drive Leaf 2013
Pelo que vou verificando, tenho uma degradação semelhante a quem tem o dobro dos kilometros.
Falo pelo Leaf de 2011, embora pense que os outros não vão muito mais longe, diria que é má aposta em qualquer dos 3 ensaiados.
Falo pelo Leaf de 2011, embora pense que os outros não vão muito mais longe, diria que é má aposta em qualquer dos 3 ensaiados.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
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Re: Mega test-drive Leaf 2013
a velocidades normais: esquece lá isso
para fazeres 160km num Leaf tens de ir ridiculamente devagar: média de 50km/h
tenho 2 filhos pequenos e para fazer essa viagem preferia para em Setúbal num posto que tivesse um parque perto e carregar 1h
para fazeres 160km num Leaf tens de ir ridiculamente devagar: média de 50km/h
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Re: Mega test-drive Leaf 2013
Concordo. Uma paragem em Setúbal daria folga e permitiria fazer a viagem a uma velocidade maior. Um parque ou uma paragem para almoço são boas opções...joelfmachado Escreveu:a velocidades normais: esquece lá isso
para fazeres 160km num Leaf tens de ir ridiculamente devagar: média de 50km/h
tenho 2 filhos pequenos e para fazer essa viagem preferia para em Setúbal num posto que tivesse um parque perto e carregar 1h
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
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Re: Mega test-drive Leaf 2013
Acho que já disseram tudo. 160 km só muito devagar. A maioria não conseguiriam sozinhos, quanto mais com crianças. Mas se o tentares, eu vendo clorofórmio em mercado paralelo. 2 ml num lenço e dormem12 horas.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- t3lmo
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Re: Mega test-drive Leaf 2013
Obrigado pelas opiniões.dgalv Escreveu:Concordo. Uma paragem em Setúbal daria folga e permitiria fazer a viagem a uma velocidade maior. Um parque ou uma paragem para almoço são boas opções...joelfmachado Escreveu:a velocidades normais: esquece lá isso
para fazeres 160km num Leaf tens de ir ridiculamente devagar: média de 50km/h
tenho 2 filhos pequenos e para fazer essa viagem preferia para em Setúbal num posto que tivesse um parque perto e carregar 1h
Vou mesmo tentar fazer o ponto-a-ponto como se de uma viagem normal se tratasse, mas com velocidades bem mais conservadoras (70-80km/h).
A ideia de um VE para fazer este percurso é em parte a poupança económica e do ambiente, se o fizesse de ferry gastaria o que gasto hoje em gasóleo (25€ x 2) e a demorar praticamente o mesmo tempo de viagem (ou até bem mais se tiver que esperar e/ou carregar).
Se na viagem para lá virmos que não vai mesmo dar, paramos algures no fim da IC1 (120km) para almoçar e dar de comer ao Leaf.
A ideia é constatarmos a realidade e fundamentarmos a decisão de um 4 rodas VE para a família, pois para o percurso casa-trabalho já conto com +20.000km em 2 rodas elétricas.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
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- VETL
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Re: Mega test-drive Leaf 2013
Eu não faria um teste desses com crianças.
É um teste com alguma possibilidade de falhar para quem não tem experiência no Leaf e para as crianças meia dúzia de minutos são eternidades.
A acrescer a isso, existe o facto de em estados de carga médios e baixos, o Leaf ser pessimista a mostrar a autonomia e o estado da bateria. Isso vai assustar e criar ansiedade bem como frustração no condutor e passageiros.
Eu pessoalmente fazia-o sem qualquer problema...
Ainda gostava de ver o gráfico de altitudes desse percurso... Não dá para colocar isso no gpsvisualizer.com e mostrar aqui?
Escusado será dizer que nos dias de hoje jamais faria uma coisa dessas sem o LeafSpy
Nota: a 70/80km/h aposto que não consegue.
É um teste com alguma possibilidade de falhar para quem não tem experiência no Leaf e para as crianças meia dúzia de minutos são eternidades.
A acrescer a isso, existe o facto de em estados de carga médios e baixos, o Leaf ser pessimista a mostrar a autonomia e o estado da bateria. Isso vai assustar e criar ansiedade bem como frustração no condutor e passageiros.
Eu pessoalmente fazia-o sem qualquer problema...
Ainda gostava de ver o gráfico de altitudes desse percurso... Não dá para colocar isso no gpsvisualizer.com e mostrar aqui?
Escusado será dizer que nos dias de hoje jamais faria uma coisa dessas sem o LeafSpy
Nota: a 70/80km/h aposto que não consegue.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
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- t3lmo
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Re: Mega test-drive Leaf 2013
As crianças já conhecem veículos elétricos à 2 anos e desta vez vão partilhar a emoção de uma viagem, com ou sem paragensVETL Escreveu:Ainda gostava de ver o gráfico de altitudes desse percurso... Não dá para colocar isso no gpsvisualizer.com e mostrar aqui?
Escusado será dizer que nos dias de hoje jamais faria uma coisa dessas sem o LeafSpy
A gráfico de alturas assusta no fim (Serra de Grandola), e dai que talvez tenha mesmo que almoçar e carregar aos 100-120km.
Que ferramentas serão úteis para me acompanhar nesta pequena aventura? Que se consigam ligar ao OBD.
Os diários que tenho seguido, e dos amigos que têm Leafs, são todos < 2012. Algum proprietário por aqui com um 2013 que já tenha feito testes similares?
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
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Re: Mega test-drive Leaf 2013
Bem, se tens o ODB ELM327, é só levar o LeafSpy ou o LeafBatery num Android...
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