Nissan Leaf - Um carro quase igual aos outros

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ruimegas
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Nissan Leaf - Um carro quase igual aos outros

Mensagem por ruimegas » 23 set 2012, 10:52

Nissan Leaf - Um carro quase igual aos outros | Razão Automóvel

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"“Vamos para a auto-estrada para ver como isto realmente anda!” – Quando ouvi estas palavras pensei: “O vendedor passou-se? Qual o objectivo de levar um eléctrico para a auto-estrada? Bater o record de ficar apeado?”

E lá fomos os dois com o Nissan Leaf para a A8, para ver do que realmente era capaz. Digamos que mal carreguei no acelerador, o motor eléctrico de 120 cv e 280 N.m de binário catapultou o Leaf para os 150 Km/h. Os 100 km/h foram atingidos em 9,5 segundos. Isto é que é poder de aceleração! A velocidade máxima, apesar de não ser nada de especial, já dava para apanhar uma multa avultada! Outra coisa incrível é a aerodinâmica do carro, mesmo a 150 km/h não se ouvia muito barulho.

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Só mesmo experimentando este carro é que se vê que o futuro electrizado não é assim tão mau quanto isso. Digamos que o Leaf é em tudo igual a um carro de gama média do segmento C. Leva 5 passageiros confortavelmente, tem espaço na bagageira, tem todos os extras que um carro normal tem e anda surpreendentemente bem! É realmente incrível o poder de aceleração deste carro e digo-vos já que não vale a pena ver se o vosso VW Golf TDI 1.6 105cv consegue acompanhar este carro num arranque nos semáforos, pois o que mais vos pode acontecer é serem completamente humilhados pelo Leaf.

Como é óbvio, o Leaf não foi feito para andarmos a acelerar, mas graças à Nissan se quiseres acelerar, o carro responde muito bem. Com o Toyota Yaris Hybrid, isso não acontece. Este carro foi feito para andar na cidade e mais uns trocos. A Nissan diz que em condições ideais e com todos os sistemas do carro desligados, o Leaf tem uma autonomia de 200km. Numa utilização mais normal, poderá ficar-se nos 150 km. Não é nada mau, mas para a grande maioria das pessoas, ainda é pouco.

Carregar a bateria deste carro a 100% demora 9 horas. Nos postos eléctricos que existem nas cidades e em alguns postos de abastecimento é possível carregar 80% da bateria do carro em 30 min. Não é o ideal para quem vai fazer viagens grandes. Se querem fazer grandes viagens, o melhor é optar pelo Chevrolet Volt ou pelo Opel Ampera.

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O automóvel testado tinha todos os extras, incluindo um painel solar atrás que permite recolher energia do sol para alimentar alguns sistemas do veículo. Diria que é um extra que vão querer ter no vosso Leaf, já que toda a ajuda é bem-vinda. Só tenho realmente pena que a Nissan não tenha sido mais ambiciosa, colocando um painel maior que permitisse recolher energia para as baterias principais do automóvel e dar assim mais autonomia em dias solarengos.

Em termos de design, o Leaf é horrível! Muitas das escolhas estéticas foram feitas de forma a aumentar a aerodinâmica, mas infelizmente o Leaf é um carro bastante feio. Por outro lado, é muito agradável o seu habitáculo. É tudo muito limpo e tem muita claridade graças aos interiores em tons bastante claros. Tudo dentro do Leaf foi desenhado de uma forma fantástica, eu diria que possui o interior mais Zen do mundo!

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Fiquei muito satisfeito com o carro! É surpreendentemente agradável de se conduzir, é relativamente potente, tem uma autonomia muito generosa, tem espaço e é económico! Muito económico: para além de não se gastar dinheiro em gasolina, o Leaf não tem quase manutenção nenhuma. Digam adeus a mudar o óleo, a comprar velas, a mudar a embraiagem e a mudar correias de transmissão. A única coisa que este carro precisa é de água para limpar os vidros, calços para os travões, pneus e electricidade. Ah! E já agora, digam adeus ao IUC que, por enquanto, é isento para os veículos eléctricos.

Claro, que o problema deste carro é custar 35.990 euros. A versão com o painel solar fotovoltaico fica nos 36.290 euros. É um investimento muito avultado que só compensaria quem fizesse cerca de 100/150 km por dia. Mesmo com todos os incentivos, com a gasolina ao preço que está e mesmo com as manutenções reduzidas, tendo por base um carro a gasolina do mesmo segmento e com um motor similar, o retorno do investimento poderá demorar 5, 6 ou até 7 anos. Para que estes carros façam realmente sentido, é preciso haver uma redução do preço.

O Leaf marca o início de uma nova era e mostra as potencialidades de um automóvel eléctrico. Surpreendentemente, é quase um carro como os outros e isso é excelente, mostra que o futuro dos eléctricos é muito promissor!

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Em: http://razaoautomovel.com/2012/09/nissa ... utros.html
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

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