AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por cromero » 27 mar 2015, 13:33

Sim, é preciso alterar bastante o modo como se conduz, quando se passa de um carro com motor de combustão para um eléctrico puro como é o Leaf. Conduzo o meu Leaf desde Junho de 2014 e nunca, mas mesmo nunca, tive qualquer problema de stress de autonomia, nem me vi enrascado por falta de bateria para fazer o que quero. Devo isso a este fórum, que comecei a frequentar uns meses antes de comprar o Leaf.
Depois de 17.000 kms de eléctrico, ficam algumas ideias acerca da minha experiência:
1 – É fundamental saber com alguma antecedência que uso se quer dar ao carro no dia a dia. Eu faço isso quando meto o carro na garagem à noite. Normalmente, uma carga de 80% chega e sobra para as minhas necessidades diárias; muito raramente, carrego a 100%, para percursos que ultrapassem os 100 kms.
2 – A autonomia do Leaf é muito variável… Depende sobretudo do modo como se conduz e do perfil do percurso. No meu caso, a autonomia variou entre 213,4 kms (sim, é verdade!) e um pouco mais de 70 kms. O que quer dizer que quem conduz um carro como o Leaf deve saber com algum rigor o uso que quer dar ao carro, e conduzir em conformidade. Faço muitas vezes o percurso Porto/Póvoa de Varzim/Porto, de cerca de 70 kms. Posso fazê-lo sem problema a 90 ou 100 km/hora na auto-estrada, e ainda me sobram 10 ou 15 kms de autonomia, mesmo com um carga a 80%. Se eu quiser “esgalhar” a 130 ou 140 no mesmo percurso, é avisado carregar a 100% o Leaf para não haver surpresas. Esta gestão dos limites e das possibilidades do carro conquista-se com o uso, e passa a ser tão natural como o respirar. Um exemplo: depois de muitas dezenas de viagens Porto/Póvoa de Varzim, já sei que para os 35 kms que tenho de percorrer preciso de, pelo menos, 25% da bateria, com condução conservadora…
3 – A indicação de autonomia dada pelo Leaf é, na minha opinião, pouco mais do que inútil. É muito mais importante olhar para a percentagem da bateria, que nos dá uma informação mais útil. É que a autonomia reportada pelo carro varia muitíssimo com o tipo de condução que se está a fazer no momento e do perfil da estrada… É muito frequente a autonomia variar, sucessivamente, entre os 80 ou 90 kms e os 130 ou 140 kms… É por isso que eu ligo pouco à autonomia dada pelo Leaf e nunca entrei em pânico por causa disso.
4 – Nos meus nove meses de experiência e 17 mil kms com o Leaf, cobri praticamente todas as minhas necessidades de deslocação, com três ou quatro excepções de grandes viagens. Isso significa que as minhas necessidades encaixam como uma luva nas características do carro, e sinto-me muito feliz por isso. Quem quer comprar um eléctrico deve pensar, antes, no que precisa para a sua utilização diária, e verificar se o carro se encaixa nessas necessidades. Deve também meter na cabeça que a condução de um carro eléctrico (com exclusão do Tesla, claro) não obedece aos mesmos parâmetros da condução de um carro a combustão. No meu Golf, fazia Porto/Póvoa em 20 minutos; no Leaf, demoro 30 a 35 minutos… e gasto quatro vezes menos.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por Orlando » 27 mar 2015, 14:06

O Cromero disse tudo :D
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por lmmr74 » 27 mar 2015, 14:27

A forma de conduzir muda de forma natural, pelo facto da condução eléctrica ser muito mais relaxante e descontraída pela ausência da trepidação e do barulho do MCI, actualmente dou por mim a fazer a IC19 (via rápida que liga Sintra a Lisboa) a +/-80km/h quando antes o fazia a 100/110 ;)

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1267
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por mafgod » 27 mar 2015, 14:36

É tudo uma questão de mudança de hábitos.

A minha mudança para VE foi pacífica.
Demoro o mesmo tempo no trajecto visto que, no antigo CI, já andava em "modo eléctrico".
Ou seja, já fazia uma condução suave e descontraída.

Quem quer ter uma condução agressiva, despreocupada e stressante, não deve optar por um VE.
Nem mesmo um Tesla :-), se não, ainda quererá fazer Lisboa/Madrid em AE a 200Km e depois queixa-se que não dá :-) para chegar ou então demora um dia para o carregar :-)

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por Fil » 28 mar 2015, 00:59

Mesmo com supercarregadores, estava sempre a parar a cada 200 klms.

Avatar do Utilizador
dmorgado
Proprietário Leaf
Mensagens: 311
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por dmorgado » 28 mar 2015, 13:34

Concordado com o Cromero, aproveito para te fazer o relato do que sinto depois de comprar um leaf há 6 meses, depois de fazer 13500km, depois de poupar bem mais de 1000euros, depois de sentir quase tudo que dizes...
Comprei um carro elétrico que me possibilitasse fazer facilmente os km que apenas uma minoria dos portugueses fazem (cerca de 70 km) por viagem, pois havendo alguns que fazem mais, são muito maiz oz que fazem menos km por viagem.
Como em tudo na vida coloquei uma fasquia mais alta para algumas vezes que tornasse mais aventureiro! Neste caso, um percurso de Castro Daire Porto e o inverso.
Quando fiz o meu teste drive, não tive dúvidas que conseguia o objetivo diário, mas os segundo deixou-me reticente! Quase desitia da compra, não fosse a ajuda dos amigos aqui do fórum (obrigado Orlando e Ogadive).

Pode ser que te ajude uma constatação. Passados 6 meses da aquisição do meu leaf Acenta, do Porto Castro Daire (115km com subida dos quase 0m alt até 1260m altitude) por Entre os Rios e Portas do Montemuro, comecei por fazer 3horas, depois 2,5h, 2,20h e onte , com menos um viajante (total 4pessoas) aproximei o tempo e viagem no leaf do que fazia com uma carrinha ford galxy vindo pelo mexmo grajeto (2h) com 30%autonomia restante. O que quer dizer que conseguirei reduzir bastante este valor.
Alternativas da viagem? AE (160 km num ci, mais caro em combustivel e portagens)

Um detalhe importante que adquires rapidamente se comprares o Leaf, deixas de ter intusiasmo com a velocidade e passas a itusiasmar-te com "o fazer mais km, com menos dinheiro e com a qualidade de condução" que apenas um condutor habitual de um Leaf pode dizer).

sangriaman
Mensagens: 36
Registado: 19 mar 2015, 01:24

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por sangriaman » 28 mar 2015, 13:53

Obrigado pelas vossas respostas.

Na verdade, naquele dia desanimei mesmo. Tanto que no dia seguinte tive de ligar ao vendedor a dizer que tinha de fazer novos testes, para ter mais garantias de que o Leaf cobre as minhas necessidades.

Ele foi espetacular e prontificou-se a deixar-me experimentar o carro durante o fim de semana.

Como trabalho hoje à tarde e amanhã todo o dia, vou poder experimentar o carro duas vezes, no percurso para o qual foi pensado. E sem os 30km de autoestrada a mais, a 120km/h, que fiz da outra vez.

Portanto hoje vou fazer o meu percurso normal (casa-trabalho por auto-estrada e estrada nacional e trabalho-casa por estrada nacional). E seguir os vossos conselhos e moderar a velocidade na auto-estrada.

Amanhã vou fazer os dois percursos só por estrada nacional. E vamos ver.

A verdade é que ontem, depois de ir buscar o carro já estava mais animado, poia fiz Braga- Guimarães (31km) com um gasto de 13% de bateria, por estrada nacional.

Matematicamente, conseguiria fazer o meu percurso diário (94km) e ainda ter metade da bateria disponível. :P

A ver vamos. Logo à noite já coloco aqui os resultados.

Abraço a todos e mais uma vez obrigado pelo vosso feedback.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por Orlando » 28 mar 2015, 14:18

Atenção que essa percentagem que vês não é do Leaf spy, quando o tiveres verás que a autonomia estica, nunca mais olharás para as barras nem para a percentagem que te apresenta o carro. :D
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

sangriaman
Mensagens: 36
Registado: 19 mar 2015, 01:24

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por sangriaman » 28 mar 2015, 16:23

Orlando Escreveu:Atenção que essa percentagem que vês não é do Leaf spy, quando o tiveres verás que a autonomia estica, nunca mais olharás para as barras nem para a percentagem que te apresenta o carro. :D
Espero que sim.

De qualquer forma, a primeira parte do teste, acabou de ser concluída com sucesso diria eu.

Cheguei ao destino ainda com 64% bateria.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: AJUDA para decisão de comprar NISSAN LEAF

Mensagem por Orlando » 28 mar 2015, 18:43

sangriaman Escreveu:
Orlando Escreveu:Atenção que essa percentagem que vês não é do Leaf spy, quando o tiveres verás que a autonomia estica, nunca mais olharás para as barras nem para a percentagem que te apresenta o carro. :D
Espero que sim.

De qualquer forma, a primeira parte do teste, acabou de ser concluída com sucesso diria eu.

Cheguei ao destino ainda com 64% bateria.
Boa, afinal ainda há esperança para este homem :mrgreen:
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”