A Tesla que se apresenta tão inovadora, se calhar, não sei se isto já foi discutido, podia desenvolver um automatismo de reconhecimento facial de forma a detetar se o condutor vai com atenção à estrada ou não.
Para a tecnologia de hoje isto não é nada de especial uma vez que já existem programas para controlar o rato do computador com o olhar.
A meu ver seria uma coisa do assim: se o condutor desvia o olhar, ou fecha os olhos por mais de X segundos o carro abranda automaticamente e abranda cada vez mais consoante o tempo de olhos desviados.
Para alem de detetar casos de adormecimento ao volante também detetaria envio de sms e outro tipo de distrações.
Penso que seria um automatismo bem mais útil do que detetar se o condutor vai agarrado ao volante.
Lembro aqui como morreu o ex líder do CDS Lucas Pires. Ia na A1 de Lisboa para Coimbra, parou numa AS, pediu a alguém que lhe conduzisse o carro porque não se estava a sentir bem e morreu durante a viagem entre a AS e Coimbra. Caso não tivesse passado a condução a outra pessoa a probabilidade ter um acidente grave era grande.
Quantos serão os acidentes que se dão por pessoas que morrem, que adormecem, que se distraem?
Nem sei se com um automatismo assim não se detetaria que o condutor está bêbado ou drogado...
Espero não ter escrito um monte de parvoíces.
Automatismos Tesla
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Automatismos Tesla
off-topic - Essa do Lucas Pires é curiosa, porque ao que parece ele sentiu-se mal na AS de Aveiras e seguiu viagem com outro condutor até Coimbra. Se tivesse decidido voltar para trás (Lisboa) talvez se salvasse.
Voltando ao tópico, eu acho que seria um bom complemento, não há já marcas que o fazem?
Voltando ao tópico, eu acho que seria um bom complemento, não há já marcas que o fazem?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 173
- Registado: 04 ago 2016, 18:43
- Data de fabrico: 11 mar 2016
- Capacidade bateria: Tesla S 90D
Re: Automatismos Tesla
Não está mal visto. Eu, por ex, uso isto http://www.tobiipro.com/
No que se refere a mudanças o novo update da Tesla vai ter alterações para melhorar a deteção usando o radar, mas também alertas para quem tira a mão do volante e não reage a desafios durante muito tempo.
Em termos de custos, acho que serria mais um gadget bastante caro para se colocar e encarecer um Tesla visto a tecnologia não estar tão desenvolvida assim a nível de preços..esta-se no fundo a falar de coisas que neste momento de série somente num capacete de um F22
No que se refere a mudanças o novo update da Tesla vai ter alterações para melhorar a deteção usando o radar, mas também alertas para quem tira a mão do volante e não reage a desafios durante muito tempo.
Em termos de custos, acho que serria mais um gadget bastante caro para se colocar e encarecer um Tesla visto a tecnologia não estar tão desenvolvida assim a nível de preços..esta-se no fundo a falar de coisas que neste momento de série somente num capacete de um F22
-
- Mensagens: 204
- Registado: 22 jan 2016, 11:55
Re: Automatismos Tesla
Por curiosidade, usa isto para quê?VascoV Escreveu: Eu, por ex, uso isto http://www.tobiipro.com/
E já agora, apesar de os fins e os processos poderem até ser semelhantes, a motivação que levou que a monitorização fisiológica fosse integrada nos F22 é bem diferente da que aqui está a ser discutida...
-
- Mensagens: 173
- Registado: 04 ago 2016, 18:43
- Data de fabrico: 11 mar 2016
- Capacidade bateria: Tesla S 90D
Re: Automatismos Tesla
Claro, eu estou a falar da tecnologia, não da motivação..não tenho intenção de deitar abaixo MigsMINInDalila Escreveu:Por curiosidade, usa isto para quê?VascoV Escreveu: Eu, por ex, uso isto http://www.tobiipro.com/
E já agora, apesar de os fins e os processos poderem até ser semelhantes, a motivação que levou que a monitorização fisiológica fosse integrada nos F22 é bem diferente da que aqui está a ser discutida...
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Automatismos Tesla
Não me parece que os custos sejam um fator muito importante.
Como já referi, hoje em dia já há software para controlar o rato do computador através da webcam.
Uma ou duas webcams a detetar os olhos do condutor não me parece que iria encarecer muito um carro de mais de 50000€.
Para alem disso não iria fazer nada tão complexo como controlar o rato, iria "só" detetar se o condutor está com os olhos abertos e a olhar para a estrada (pela minha maneira simples de ver a coisa).
http://www.cameramouse.org/videos.html
http://www.abilities.com/community/assi ... ntrol.html
Como já referi, hoje em dia já há software para controlar o rato do computador através da webcam.
Uma ou duas webcams a detetar os olhos do condutor não me parece que iria encarecer muito um carro de mais de 50000€.
Para alem disso não iria fazer nada tão complexo como controlar o rato, iria "só" detetar se o condutor está com os olhos abertos e a olhar para a estrada (pela minha maneira simples de ver a coisa).
http://www.cameramouse.org/videos.html
http://www.abilities.com/community/assi ... ntrol.html
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2629
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Automatismos Tesla
Isso implica ter uma câmara a filmar o condutor, o que pode levantar questões de privacidade.pemifer Escreveu:A meu ver seria uma coisa do assim: se o condutor desvia o olhar, ou fecha os olhos por mais de X segundos o carro abranda automaticamente e abranda cada vez mais consoante o tempo de olhos desviados.
Para alem de detetar casos de adormecimento ao volante também detetaria envio de sms e outro tipo de distrações.
Penso que seria um automatismo bem mais útil do que detetar se o condutor vai agarrado ao volante.
Mas do ponto de vista tecnológico não há dificuldade nenhuma, o hardware que a Tesla tem nos modelos novos já dá para isto, vejam a partir do minuto 51:
(atenção ao Gaze-tracking)
https://www.youtube.com/watch?v=jmY2LXy-hXU