Tesla já em Português
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2629
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Tesla já em Português
O software da Tesla mostra a velocidade de carregamento em km/h, mas isso nada tem a ver com a autonomia restante, que pode ser mostrada em % ou em km.
Não conheço nenhum VE que mostre os kWh restantes na bateria sem aparelhos adicionais ou menus de serviço, por isso o normal para todos os condutores de VE saber que 100% de carga dá para x kilometros fazendo uma média conhecida.
Todas as marcas tem um GOM (Guess-O-Meter) que dá uma estimativa da autonomia restante, por vezes com resultados desastrosos.
Pessoalmente até gosto mais da estratégia da Tesla, que converte directamente a percentagem da bateria para km (typical ou rated), sem tentar adivinhar o futuro.
rimsilva, qual seria a alternativa? Mostrar os kWh?
Quem tem um carro a gasolina guia-se pela autonomia em kms ou pelos litros que ainda tem no depósito?
Não conheço nenhum VE que mostre os kWh restantes na bateria sem aparelhos adicionais ou menus de serviço, por isso o normal para todos os condutores de VE saber que 100% de carga dá para x kilometros fazendo uma média conhecida.
Todas as marcas tem um GOM (Guess-O-Meter) que dá uma estimativa da autonomia restante, por vezes com resultados desastrosos.
Pessoalmente até gosto mais da estratégia da Tesla, que converte directamente a percentagem da bateria para km (typical ou rated), sem tentar adivinhar o futuro.
rimsilva, qual seria a alternativa? Mostrar os kWh?
Quem tem um carro a gasolina guia-se pela autonomia em kms ou pelos litros que ainda tem no depósito?
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Tesla já em Português
Continuo a achar que esta rate de carregamento em km's leva a erros, concordo que a velocidade de carregamento não tem nada a haver com autonomia restante, mas a realidade é que os casos que encontrei era nesse sentido que o interpretavam.alexmol Escreveu:O software da Tesla mostra a velocidade de carregamento em km/h, mas isso nada tem a ver com a autonomia restante, que pode ser mostrada em % ou em km.
Não conheço nenhum VE que mostre os kWh restantes na bateria sem aparelhos adicionais ou menus de serviço, por isso o normal para todos os condutores de VE saber que 100% de carga dá para x kilometros fazendo uma média conhecida.
Todas as marcas tem um GOM (Guess-O-Meter) que dá uma estimativa da autonomia restante, por vezes com resultados desastrosos.
Pessoalmente até gosto mais da estratégia da Tesla, que converte directamente a percentagem da bateria para km (typical ou rated), sem tentar adivinhar o futuro.
As pessoas podem ter mais ou menos experiência e cometer erros de análise, mas achei curioso 3 casos com a mesma lógica de interpretação dos dados e quando eu questionei os gastos médios aos 100km a uma das pessoas, percebi que não sabia e depois disse-me que já teve que conduzir a 50km/h na AE com os camiões a buzinar, o que não é muito normal para um 90D.
O software da Tesla é excelente certamente, mas dar dados em km's não me parece muito lógico, sobretudo para quem não dominar a maquina.
Podemos ter uma situação do género :"bem já carreguei 120km/kWh por vou parar o carregamento... ", depois aumenta o ritmo da viagem e quando dá por ela já não vai ter autonomia suficiente e vai ter de reduzir a velocidade drasticamente.
Não se trata de alternativa, mas sim mostrar o que está a entrar no "depósito", afinal quando estamos a abastecer um CI também vemos os litros que estão a entrar no depósito.alexmol Escreveu:rimsilva, qual seria a alternativa? Mostrar os kWh?
Num CI a lógica é a mesma, a autonomia em km's vale pouco, tudo depende do peso no pé, só que aqui as coisas são bem mais simples porque basta olhar para o ponteiro e parar a qualquer momento, quando chega ao último quarto de depósito ou quando liga a luz de reserva (para os mais distraídos), por exemplo.alexmol Escreveu: Quem tem um carro a gasolina guia-se pela autonomia em kms ou pelos litros que ainda tem no depósito?
Eu preferia pensar sempre na percentagem que tenho de bateria.
-
- Mensagens: 724
- Registado: 25 dez 2015, 13:48
- Data de fabrico: 17 dez 2015
Re: Tesla já em Português
É verdade q o carro tem tanta coisa q demoramos a aprender a usar. Dito isto no Tesla Model S só fica com bateria a zero sem carga quem quer. Muito antes, mas muito antes mesmo, de ocorrer o q descreve o carro diz "mantenha-se abaixo de 120 km/h para chegar ao destino", ou 110, ou 95, o q for. Mas isto é o cenário pior, q só acontece se quisermos: há uma monitoria em tempo real que permite q isto nunca aconteça. E que permite também estar a carregar e em tempo real saber qdo posso parar a carga para continuar sem ficar a zero na bateria p chegar ao destino. O carro leva em linha de contarimsilva Escreveu: ...
Podemos ter uma situação do género :"bem já carreguei 120km/kWh por vou parar o carregamento... ", depois aumenta o ritmo da viagem e quando dá por ela já não vai ter autonomia suficiente e vai ter de reduzir a velocidade drasticamente.
. consumo médio
. declive do trajecto até ao destino q influencia consumo
. velocidade max dos troços do trajecto até ao destino
. trânsito nos troços até ao destino
Respeitando as velocidades máximas chega-se com = ou mais bateria do q ele indica. Como ou onde se vê? Trip.
Há dias um outro dono de Tesla Model S perguntou-me qdo entrou no meu carro:
- O que é isso?
O Trip. Pela reacção percebi que nunca tinha visto e nunca tinha usado. Tem o carro ha duas vezes mais tempo que eu. O trip permite perceber, qdo carrego, qdo posso parar a carga e seguir viagem p chegar com carga, e qta, ao destino. Neste link fiz uma pequena demo:
https://ontheroadwithtesla.wordpress.co ... e-model-s/
A demo só não mostra o trip em uso qdo em carga a meio da viagem mas no resto explica tudo com exemplos step by step. Com o trip em uso e em carga a curva sobe e mostra em tempo real a % de carga no fim. Se está a -1% no fim do trajecto pode ocorrer q para chegar tenha q ir a menos de 110 km/h (autoestrada). Se deixar carregar até o trip subir a 4 ou 5% no destino, podemos seguir viagem de imediato normalmente. E o AC ou o aquecimento pouco ou nada influenciam os cálculos.
Para viajar o Model S é o melhor, curtas ou longas viagens, com ou sem superchargers, mesmo a atravessar Espanha hoje (indo por Salamanca, já fiz várias vezes, tem 0 = zero drama), com o Trip o Model S é o VE de hoje para qq tipo de utilização.
Disclaimer: não tenho acções Tesla nem % nas vendas. Se quiserem usar o referal link estejam à vontade, 1000€ de desconto Gosto da Tesla, só isso.
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Tesla já em Português
Excelente informação. Obrigado.RS232CSerialUser Escreveu:rimsilva Escreveu: É verdade q o carro tem tanta coisa q demoramos a aprender a usar. Dito isto no Tesla Model S só fica com bateria a zero sem carga quem quer. Muito antes, mas muito antes mesmo, de ocorrer o q descreve o carro diz "mantenha-se abaixo de 120 km/h para chegar ao destino", ou 110, ou 95, o q for. Mas isto é o cenário pior, q só acontece se quisermos: há uma monitoria em tempo real que permite q isto nunca aconteça. E que permite também estar a carregar e em tempo real saber qdo posso parar a carga para continuar sem ficar a zero na bateria p chegar ao destino. O carro leva em linha de conta
. consumo médio
. declive do trajecto até ao destino q influencia consumo
. velocidade max dos troços do trajecto até ao destino
. trânsito nos troços até ao destino
Respeitando as velocidades máximas chega-se com = ou mais bateria do q ele indica. Como ou onde se vê? Trip.
Há dias um outro dono de Tesla Model S perguntou-me qdo entrou no meu carro:
- O que é isso?
O Trip. Pela reacção percebi que nunca tinha visto e nunca tinha usado. Tem o carro ha duas vezes mais tempo que eu. O trip permite perceber, qdo carrego, qdo posso parar a carga e seguir viagem p chegar com carga, e qta, ao destino. Neste link fiz uma pequena demo:
https://ontheroadwithtesla.wordpress.co ... e-model-s/
Só não tem o trip em udo qdo em carga mas no resto explica tudo com exemplos step by step.
Não duvidava que seria assim, mas possivelmente a pessoa que referi não definiu o destino e depois aconteceu essa situação.
Custa-me aceitar que um 90D tenha de circular a 50km/h na autoestrada, mas lá está, também vemos CI's parados na estrada por falta de combustível.
Ainda por cima fez-me perder imenso tempo em Pombal, quando cheguei faltavam 8min para os 30min estabelecidos, mas ficou a carregar mais de 20min até aos 99%, porque tinha medo de não conseguir fazer 350km!
-
- Mensagens: 204
- Registado: 22 jan 2016, 11:55
Re: Tesla já em Português
Para além do que já foi referido relativamente à aplicação trip, o carro também disponibiliza a informação de carga em distancia ou energia. Quando selecionada a opção energia, o estado da carga é disponibilizada sob a forma de percentagem (em vez de autonomia) e durante a carga, disponibiliza info de "rate of charge" em kW (em vez de km/h) e carga adicionada em kWh (em vez de km). A adicionar a isto, só por desconhecimento é que não se sabe o consumo do carro porque o carro diz-nos em vários locais os seu consumo (em Wh/km)...
(PS: Fazer Pombal-Salamanca direto é possível mas fica próximo limite da autonomia dos carros porque há um ganho em altitude de 750m.)
(PS: Fazer Pombal-Salamanca direto é possível mas fica próximo limite da autonomia dos carros porque há um ganho em altitude de 750m.)
-
- Mensagens: 724
- Registado: 25 dez 2015, 13:48
- Data de fabrico: 17 dez 2015
Re: Tesla já em Português
Verdade!MINInDalila Escreveu: ...
(PS: Fazer Pombal-Salamanca direto é possível mas fica próximo limite da autonomia dos carros porque há um ganho em altitude de 750m.)
De ou para o centro, pessoalmente sou cauteloso e conservador: faço pela Covilhã, Serra Shopping, há quem pare em Castelo Branco.
Antes de haver PCR em Santarém: Aveiras-Covilhã-Salamanca-Burgos (museu, agora já tem Superchargers).
Agora com o PCR de Santarém até é mais fácil e faz-se mto bem.
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Tesla já em Português
Depois do Tesla que falei (90D) estava outro (julgo que 85) à espera do fim do meu carregamento que também ía para Salamanca, por precaução disse-me que iria carregar em Viseu, no posto de 22Kw junto da EDP.RS232CSerialUser Escreveu:Verdade!MINInDalila Escreveu: ...
(PS: Fazer Pombal-Salamanca direto é possível mas fica próximo limite da autonomia dos carros porque há um ganho em altitude de 750m.)
Pessoalmente sou cauteloso e conservador: faço pela Covilhã, Serra Shopping, há quem pare em Castelo Branco.
Antes de haver PCR em Santarém: Aveiras-Covilhã-Salamanca-Burgos (museu, agora já tem Superchargers).
Agora com o PCR de Santarém até é mais fácil e faz-se mto bem.
-
- Mensagens: 204
- Registado: 22 jan 2016, 11:55
Re: Tesla já em Português
A Tesla vai estar no Porto de 23 a 26 de março.
https://www.tesla.com/pt_PT/event/test- ... x-em-porto
https://www.tesla.com/pt_PT/event/test- ... x-em-porto
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9900
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Tesla já em Português
Estou à espera do contacto deles para marcar
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 204
- Registado: 22 jan 2016, 11:55
Re: Tesla já em Português
Mais três Destination Charger em Portugal.
- Pena Park Hotel (2 x 22 kW)
- Holiday Inn Express Porto Exponor (22 kW)
- Palacio Estoril Hotel Golf & Spa (22 kW)
- Pena Park Hotel (2 x 22 kW)
- Holiday Inn Express Porto Exponor (22 kW)
- Palacio Estoril Hotel Golf & Spa (22 kW)