Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Enviado: 11 nov 2021, 13:23
Abri este Diario de Bordo com o intuito de partilhar e ficar registado o que é fazer uma media de 350km diários em Veiculo Eléctrico.
Existem muitas duvidas aquando da compra de um veiculo eléctrico, muitos mitos sobre a residência e durabilidade das baterias.
Consegue fazer 1 milhão de KM ?
e o preço da bateria ?
e a manutenção ?
e os carregamentos ?
São estas duvidas que eu próprio quero ver respondidas, experimentando na 1 pessoa.
TVDE - TESTE DE FOGO
Sou Gerente/Motorista de uma empresa RNAVT + TVDE e actualmente os baixos custos de rentabilidade das viagens ao preço por KM exigem muitos km e horas na estrada, o que define a rentabilidade do negocio é ir do ponto A > B > B > A sempre com clientes.
É um negocio que requere uma gestão profissional com alguma sorte na durabilidade da viatura... pois no TVDE as plataformas teem o total control do preço das viagens, cobrando ainda 25% do valor da viagem, as empresas inscritos nas plataformas teem a seu encargo todas as despesas com empregados, contabilista, impostos, aquisição e manutenção de viaturas.
Actualmente considero algumas marcas de viaturas TVDE "descartáveis" pois os 100.000km a 120.000km anualmente, colocam um tremendo desgaste a nível de Motor, Caixa de velocidades, Interiores, Suspensões e agora Bateria.
Sempre fiz as revisões de todas as viaturas na marca, com intervalo com o máximo de 15.000km, pois considero que a qualidade do oleo é fundamental para a durabilidade da viatura a Diesel.
TIPO DE UTILIZAÇAO e DESGASTE
Entre um Misto entre Lisboa e Margem sul, que inclui AE, Vias Rápidas e Nacionais, calçadas e becos em lisboa com muito sobe e desce, muitas lombas e vias degradadas, muito para-arranca, os congestionamentos, acessos de terror as praia na costa da caparica no verão e aquelas infelizes viagens com estradas em terra batida, as malas e bagagens de diversos tamanhos e formatos...e o entra e sai de todo o tipo passageiros com uma diversidade de acessórios e vestuário... isto 30 vezes ao dia.
No fundo o automóvel é um carro de trabalho com uma utilização intensiva.
Razoes Porque escolhi um Veiculo Electrico e porque foi o Kia E-Niro
Carregamento em Casa
Protocolo Kia/Uber
Carregamento fora de casa Protocolo Uber
Iva Dedutivel p/ empresa
Feedback Geral sobre VE e o E-Niro
Refrigeração de baterias
Autonomia
Espaço Segmento B-SUV
Custos de Manutenção e operacionalidade
As razoes anteriores são perfeitamente compreensíveis, mas os Custos de Manutenção e operacionalidade requerem um registo diario de detalhado dos custos da viatura em combustíveis, carregamentos e manutenção.
Viatura a Diesel
350km por dia com um custo combustível 7€/100km = 24€ dia
Manutenção programada na marca para 150.000km - 2231€ ou 6€ dia (não inclui pneus, pastilhas, discos, peças de desgaste ou avarias)
total = 11430€
Viatura Eléctrica (Estimativa)
Valores estimados para 350km por dia com um custo de carregamento em casa de 1,5€/100km = 5,25€ dia
Valores Manutenção na Marca programada para 150.000km - 691€ ou 1,8€/dia (não inclui pneus, pastilhas, discos, peças de desgaste ou avarias)
total = 2573€
Os Custos de Manutenção e Operacionalidade após a dedução do IVA da energia, combustível e revisões rondara uma poupança de 7500€ por ano ou pelo menos é o que eu pretendo demostrar...
Carregamento em Casa (Estimativa)
O carregar em casa foi a principal razão para a compra do veiculo electrico, mas devido a uma media estimada de carregamento alto entre os 40kW e os 50kW diariamente e devido aos custos proibitivos de uma instalação trifasica era necessário obter o máximo de “sumo” em monofásico.
O carregador Onboard do Kia e-Niro carrega em monofásico até máximo de 7.2kWh
Alteração de potencia para 10.35kVa e 45A (Maximo )
Instalação da EVSE inteligente configuravel a 1A a 1A com cabo de 10metros
Instalação de quadro electrico parcial a 20metros do Quadro electrico com cabo de 6mm
Desta forma deverei conseguir carregar durante periodo bi-horario diario segundo o site https://evcompare.io/charging-calculator/ em cerca de 8h a 10h no bi-horario ou até menos.
Nota: estou a ter problemas com a visita da EDP/E-REDES com 1 mes de espera para alterarem o limitador de potencia no quadro de 20A para 30A
Carregamento fora de casa (estimativa)
Fora de casa será feito apenas feito em caso de extrema necessidade recorrendo aos postos da PowerDot Uber (lisboa) e com o pedido de alguns cartões caso necessite de fazer uma viagem mais longa.
Existem muitas duvidas aquando da compra de um veiculo eléctrico, muitos mitos sobre a residência e durabilidade das baterias.
Consegue fazer 1 milhão de KM ?
e o preço da bateria ?
e a manutenção ?
e os carregamentos ?
São estas duvidas que eu próprio quero ver respondidas, experimentando na 1 pessoa.
TVDE - TESTE DE FOGO
Sou Gerente/Motorista de uma empresa RNAVT + TVDE e actualmente os baixos custos de rentabilidade das viagens ao preço por KM exigem muitos km e horas na estrada, o que define a rentabilidade do negocio é ir do ponto A > B > B > A sempre com clientes.
É um negocio que requere uma gestão profissional com alguma sorte na durabilidade da viatura... pois no TVDE as plataformas teem o total control do preço das viagens, cobrando ainda 25% do valor da viagem, as empresas inscritos nas plataformas teem a seu encargo todas as despesas com empregados, contabilista, impostos, aquisição e manutenção de viaturas.
Actualmente considero algumas marcas de viaturas TVDE "descartáveis" pois os 100.000km a 120.000km anualmente, colocam um tremendo desgaste a nível de Motor, Caixa de velocidades, Interiores, Suspensões e agora Bateria.
Sempre fiz as revisões de todas as viaturas na marca, com intervalo com o máximo de 15.000km, pois considero que a qualidade do oleo é fundamental para a durabilidade da viatura a Diesel.
TIPO DE UTILIZAÇAO e DESGASTE
Entre um Misto entre Lisboa e Margem sul, que inclui AE, Vias Rápidas e Nacionais, calçadas e becos em lisboa com muito sobe e desce, muitas lombas e vias degradadas, muito para-arranca, os congestionamentos, acessos de terror as praia na costa da caparica no verão e aquelas infelizes viagens com estradas em terra batida, as malas e bagagens de diversos tamanhos e formatos...e o entra e sai de todo o tipo passageiros com uma diversidade de acessórios e vestuário... isto 30 vezes ao dia.
No fundo o automóvel é um carro de trabalho com uma utilização intensiva.
Razoes Porque escolhi um Veiculo Electrico e porque foi o Kia E-Niro
Carregamento em Casa
Protocolo Kia/Uber
Carregamento fora de casa Protocolo Uber
Iva Dedutivel p/ empresa
Feedback Geral sobre VE e o E-Niro
Refrigeração de baterias
Autonomia
Espaço Segmento B-SUV
Custos de Manutenção e operacionalidade
As razoes anteriores são perfeitamente compreensíveis, mas os Custos de Manutenção e operacionalidade requerem um registo diario de detalhado dos custos da viatura em combustíveis, carregamentos e manutenção.
Viatura a Diesel
350km por dia com um custo combustível 7€/100km = 24€ dia
Manutenção programada na marca para 150.000km - 2231€ ou 6€ dia (não inclui pneus, pastilhas, discos, peças de desgaste ou avarias)
total = 11430€
Viatura Eléctrica (Estimativa)
Valores estimados para 350km por dia com um custo de carregamento em casa de 1,5€/100km = 5,25€ dia
Valores Manutenção na Marca programada para 150.000km - 691€ ou 1,8€/dia (não inclui pneus, pastilhas, discos, peças de desgaste ou avarias)
total = 2573€
Os Custos de Manutenção e Operacionalidade após a dedução do IVA da energia, combustível e revisões rondara uma poupança de 7500€ por ano ou pelo menos é o que eu pretendo demostrar...
Carregamento em Casa (Estimativa)
O carregar em casa foi a principal razão para a compra do veiculo electrico, mas devido a uma media estimada de carregamento alto entre os 40kW e os 50kW diariamente e devido aos custos proibitivos de uma instalação trifasica era necessário obter o máximo de “sumo” em monofásico.
O carregador Onboard do Kia e-Niro carrega em monofásico até máximo de 7.2kWh
Alteração de potencia para 10.35kVa e 45A (Maximo )
Instalação da EVSE inteligente configuravel a 1A a 1A com cabo de 10metros
Instalação de quadro electrico parcial a 20metros do Quadro electrico com cabo de 6mm
Desta forma deverei conseguir carregar durante periodo bi-horario diario segundo o site https://evcompare.io/charging-calculator/ em cerca de 8h a 10h no bi-horario ou até menos.
Nota: estou a ter problemas com a visita da EDP/E-REDES com 1 mes de espera para alterarem o limitador de potencia no quadro de 20A para 30A
Carregamento fora de casa (estimativa)
Fora de casa será feito apenas feito em caso de extrema necessidade recorrendo aos postos da PowerDot Uber (lisboa) e com o pedido de alguns cartões caso necessite de fazer uma viagem mais longa.