Viagem Lisboa - Monte Gordo (322km)
Apesar de o carro apresentar estimativas com e sem AC eu conduzo sempre com AC ligado apenas alternando entre AC para todos e AC só para o condutor.
Carregamento a 100% antes da partida.
Autonomia com AC
Autonomia sem AC. Antes de acabar de carregar a 100% ainda dei umas voltas no total de 15.5km, 38 minutos
Antes da partida ainda fiz mais uns quilómetros, à partida tinha 32,4km, 2:16h.
95% de bateria, 405km de autonomia com AC, 433km sem AC
Queria mesmo partir com 100% mas não deu...
Em auto-estrada com o CC nos 119km/h
São só 298km até ao destino
1ª hora de viagem (a roxo a velocidade, a azul o SOC, a vermelho a potência, a amarelo a temperatura da bateria) Cerca de 52 minutos a 120km/h
2ª hora de viagem (a roxo a velocidade, a azul o SOC, a vermelho a potência, a amarelo a temperatura da bateria) 1 hora a 120km/h
Ultimos minutos antes da paragem. Cerca de 12 minutos a 120km/h
Chegada ao PCR de Loulé (O/E)
102 com AC ligado, 105 sem AC
Apesar de me faltarem apenas 68,1km, não sabia o que me esperava em Monte Gordo, por isso decidi carregar o suficiente para ir e vir, ou seja para fazer 140km. Além de que morria de curiosidade de ver a curva de carregamento.
Estes foram os quilómetros desde o inicio do dia, mas os quilómetros da viagem foram: 283,6 - 32,4 = 251,2.
Os quilómetros desde o carregamento a 100% foram 283,6 - 15,5 = 268,1 (de onde se pode conluir que a 120km/h o carro fará mais de 350km)
Igualmente os tempos têm de ser calculados:
tempo desde o carregamento a 100% 4:37 - 00:38 = 3:59
tempo de viagem: 4:37 - 2:16 = 2:21
velocidade média da viagem: 107km/h
Pus este contador a zero quando comecei a viagem, o consumo dos quilómetros que fiz em Lisboa antes de vir não influenciaram o consumo da viagem.
Começou carregar a 44kW
Durante o carregamento: andou entre os 45 e 46kW
Estava a pensar carregar 30 minutos mas distrai-me um pouco.
Como o mostrador do posto está danificado, tive de recorrer à Miio para saber quanto carreguei.
A App Torque mede a potência que sai da bateria, naturalmente, a que entra é considerada potência negativa.
30 minutos de potência constante, 39 minutos de temperatura de bateria quase constante, só o SOC não foi constante.
Afinal não vi curva nenhuma...
Lá vamos nós para o resto da viagem, será que 239km de autonomia com AC ligado darão para 140km? Que exagero!
Na verdade fiquei indeciso acerca da melhor altura para parar o carregamento, porque queria obter um bom gráfico, pensei em parar aos 66%, depois decidi parar aos 30 minutos.
61% de bateria, 239km de autonomia com AC, 249km sem AC
O resto da viagem foi feito outra vez a 120km até ao final da auto-estrada.
Não fui direto a Monte Gordo, ainda fui ao Pingo Doce buscar algo para comer.
Cerca de 32 minutos a 120km/h
Final da viagem: pelo que se pode ver pelos gráficos terei feito 2:36 a 120km/h (cerca de 80% do tempo)
Tempo total da viagem sem carregamento: 3:16 (velocidade média 99km/h)
Quilómetros totais: 322
Quilómetros de 100% até carregar: 268
Teria chegado a Monte Gordo se não tivesse carregado?
Sim!
O carro apresentava 102km de autonomia quando parei para carregar e eu gastei 62km de autonomia para fazer os 71km que fiz depois de carregar.