E o primeiro PCUR vai para...

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6466
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Mensagem por BrunoAlves » 25 set 2020, 22:31

Dinheiro público bem aplicado e de forma equilibrada :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 863
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Mensagem por t3lmo » 26 set 2020, 10:15

Não existe dinheiro público a ser aplicado nestes projetos.
O investimento é realizado 100% pelos operadores que ganharam o concurso.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Mikel
Mensagens: 98
Registado: 28 ago 2017, 21:54
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Mensagem por Mikel » 26 set 2020, 18:32

t3lmo Escreveu:
26 set 2020, 10:15
Não existe dinheiro público a ser aplicado nestes projetos.
O investimento é realizado 100% pelos operadores que ganharam o concurso.
Espero bem que sim.

De qualquer maneira embora se perceba que haja muito mais carros eléctricos nas grandes cidades, não percebo para que servem tantos carregadores rápidos nessas mesmas cidades. É preciso sim nas ligações entre cidades, não no meio delas. Pelo menos é o que me faz sentido a mim.

jart
Mensagens: 135
Registado: 27 jan 2016, 15:34
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Mensagem por jart » 26 set 2020, 18:53

Mikel Escreveu:
26 set 2020, 18:32
t3lmo Escreveu:
26 set 2020, 10:15
Não existe dinheiro público a ser aplicado nestes projetos.
O investimento é realizado 100% pelos operadores que ganharam o concurso.
Espero bem que sim.

De qualquer maneira embora se perceba que haja muito mais carros eléctricos nas grandes cidades, não percebo para que servem tantos carregadores rápidos nessas mesmas cidades. É preciso sim nas ligações entre cidades, não no meio delas. Pelo menos é o que me faz sentido a mim.

:clap:
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Mensagem por mjr » 26 set 2020, 19:48

Uma análise simples aos consumos dos PCRs mostra que onde há mais consumo é de longe nas cidades. Por isso é que os OPCs estão a investir na instalação nas cidades.

E a razão é simples: TVDE e táxis elétricos, pessoas sem possiblidade de carregar em casa.

Claro que para os outros que carregam em casa faz muito mais sentido fora das cidades, mas a utilização que dariam a esses postos é muito menor que a que os outros dão nas cidades.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 863
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Mensagem por t3lmo » 26 set 2020, 20:32

É simples, contem as áreas de serviço de combustível em zonas urbanas e fora delas. Com a rede de carregamento rápido será semelhante muito em breve.
E como demora ainda 4x mais tempo a abastecer, o nº de zonas será muito maior para haver mais disponibilidade a mais utilizadores.

Conheço que pode (e devia) carregar em casa, mas prefere ir 2x por semana ao PCR ao próximo.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3478
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Mensagem por RJSC » 27 set 2020, 12:37

t3lmo Escreveu:
26 set 2020, 20:32
Conheço que pode (e devia) carregar em casa, mas prefere ir 2x por semana ao PCR ao próximo.
:shock: Se fosse no tempo das borlas ainda conseguia compreender vagamente. Hoje mais caro que em casa e ainda com o inconveniente de ter que fazer um desvio para o posto de carregamento?
Nem no tempo das borlas eu ia fazer um desvio de 20km para o centro da cidade para carregar.

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 863
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Mensagem por t3lmo » 27 set 2020, 14:28

É muito simples: veículos de frota, que são mais de 60% dos veículos na estrada.
No PCR tem um cartão de frota ME ou uma fatura para a empresa restituir o valor.
Em casa é um processo ainda muito moroso de fazer essa contabilização com a wallbox para esse efeito (lá chegaremos pois já existem soluções).
Muitos preferem fazer a vida que sempre fizeram, mas agora trocam a mangueira pelo PCR, e em breve pelos PCUR.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Mensagem por rimsilva » 28 set 2020, 11:33

Não é preciso ser iluminado para se perceber que um privado vai instalar postos de carregamento num local onde exista procura (cidades, com TVDE's e por aí fora) de forma a gerar rendimento.

Agora, também não deveria ser dificil perceber que se o Estado/autarquias locais quer efectivamente que a mobilidade eléctrica cresça e que seja uma realidade nacional e não local, em vez de lançar concursos publicos para os privados instalarem postos e ainda receber taxas pelo local de instalação, deveria lançar concursos publicos onde pagasse os equipamentos, os serviço de manutenção, ficando o OPC a explorar a utilização do posto sem qualquer encargo, durante x anos (por exemplo).

Assim é que as pessoas iriam encarar ir de férias ou para o interior de VE, em vez de o deixar em casa e ir de fumarento, porque é isso que acontece hoje em dia em muitos casos.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1274
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: E o primeiro PCUR vai para...

Mensagem por mafgod » 28 set 2020, 12:11

rimsilva Escreveu:
28 set 2020, 11:33
Assim é que as pessoas iriam encarar ir de férias ou para o interior de VE, em vez de o deixar em casa e ir de fumarento, porque é isso que acontece hoje em dia em muitos casos.
Morando no concelho de Mafra, tendo apenas VEs, uso o Leaf40 nas minhas férias, e não foi por ser um Leaf sem gestão térmica de temperatura nem pela rede Mobi.e cmo está, que fez com que não tenha ido a Monte Gordo, ou ao Gerês ou a Trás-os-montes, com uma única paragem necessária por troço.

Penso que é mais uma questão de mentalidade, o petrolhead tem na cabeça que com o ICE podem ir a todo o lado, autonomias na ordem dos 1.000km com o depósito cheio, circular bem acima de 150km/h nas AEs porque senão adormece, mas quando vê um carro estacionado até quase que para, não vá a policia estar à caça da multa e que até consegue abastecer só num minuto (quem tenha um ICE veja o tempo que leva desde que chega ao posto até que sai, e não entro aqui o tempo perdido no trajeto até à bomba, já estou a admitir que a bomba fica de caminho)!

Quem já não tem essa mentalidade, "planeia" os seus passeios de modo a que, quando o carro estiver a carregar se esteja a tomar uma refeição, e para isso, sim, temos de contar com a incerteza da MOBI.e mas, felizmente, ainda não fui prejudicado.

Podem ver no meu DB essas viagens os meus relatos.

Responder

Voltar para “Postos carregamento grande Lisboa”