Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

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rjspedition
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 19 ago 2021, 14:24

De regresso, e mais umas voltinhas com mais um cromo para a nossa colecção: Alpiarça.
Untitled-1.jpg
:D

Regresso com ponto de paragem no PCR do Lidl de Santarém em viagem que correu sem qualquer stress. O carregamento foi feito enquanto se fazia umas compras e saímos com mais carga do que era efetivamente necessário: 89%.
Untitled-3.jpg
Capturar.JPG
A N3 foi feita com grande prazer a velocidades a rondar por vezes os 90 km/h onde permitido, já na A1 o sentimento é que acima dos 90/100 a bateria "desaparece", daí ter algum receio de imprimir algum andamento e limite a velocidade. Com o tempo deve passar. :lol:

Em relação a carregamento quando carregas a 100% os últimos 45m/30m (98%/100%) a quantidade de energia que o carro puxa não é uniforme, existem oscilações.
Correcto, era isso que esperava, mas o valor total carregado entre as 7:00 e as 8:00 é superior até ao valor que passou pela tomada das 6:00 às 7:00, o que esperava era um valor inferior como sinal que tinha chegado aos 100% e tinha terminado.


Já voltei a fazer o exato mesmo percurso após o situação idêntica:
Capturar2.JPG
Capturar2.JPG (43.52 KiB) Visto 3431 vezes
Sem abrandar na hora final e carro marca novamente 100%, sem o meter a carregar após as compras matinais e com o mesmo tipo de andamento chego ao final com menos 1km percorrido mas menos 5% de bateria. Obviamente que existem bastantes variáveis que não controlo, mas, estará o carro por algum motivo a calcular mal os 100% que apresenta?

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rjspedition
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 19 ago 2021, 22:25

Entretanto um "mea culpa" e alguma irresponsabilidade da minha parte.

Ao rever a ligação da tomada onde carregava o carro reparei que esta estava "pendurada" a um disjuntor de 10A com condutor de secção de 1.5mm2.

:doh:

Como já tinha por aqui o material, nem era tarde nem cedo, vamos iniciar a ligação à parede exterior com diferencial próprio e descarregador de sobretensão, já que tivemos por aqui casos de material danificado por picos de corrente por mais do que uma vez.
PSX_20210819_221356.jpg
Vai ficar para já apenas a 2.5mm2, já que não vou alterar na coluna do prédio do meu quadro do apartamento para a garagem e aqui infelizmente está também apenas a 2.5mm2.

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 20 ago 2021, 14:35

Das pequenas coisas que me irritam no Leaf

I : Se eu quiser bloquear o comando do vidro eléctrico nas portas para o meu filho não o abrir em demasia nem com o comando na porta do condutor ele dá para controlar.


II : Acima de 93% Não há qualquer regeneração digna desse nome.


Entretanto ontem chegámos a casa com 6%.
Com o carro a carregar até ao fim o Shelly contabilizou 24,41 kWh.

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por frankesousa » 20 ago 2021, 16:35

rjspedition Escreveu:
20 ago 2021, 14:35
Das pequenas coisas que me irritam no Leaf

I : Se eu quiser bloquear o comando do vidro eléctrico nas portas para o meu filho não o abrir em demasia nem com o comando na porta do condutor ele dá para controlar.


II : Acima de 93% Não há qualquer regeneração digna desse nome.


Entretanto ontem chegámos a casa com 6%.
Com o carro a carregar até ao fim o Shelly contabilizou 24,41 kWh.
Nem o passageiro consegue abrir o dele :lol: :lol:
Eu já estou treinado para desbloquear -> mexer no vidro -> bloquear :roll:

Quanto a regeneração, é sinal que a Nissan te deixa usar a bateria toda, o que para mim está bem.
Os que regeneram é porque a marca te esconde e inutiliza um pedaço da bateria, o que eu não acho bem.
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por ricardopereira » 21 ago 2021, 19:48

rjspedition Escreveu:
20 ago 2021, 14:35
II : Acima de 93% Não há qualquer regeneração digna desse nome.
O Caetano E-Citygold também só começa a regenerar aos 97%.

O Soul nem sei porque nunca carreguei até aos 100%.

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rjspedition
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 24 ago 2021, 23:11

rjspedition Escreveu:
20 ago 2021, 14:35
Das pequenas coisas que me irritam no Leaf
III - Para quê ter dois conta km parciais se nenhum faz reset automaticamente após paragem prolongada ou após carregamento acima de 80%, por exemplo?? :doh:


Entretanto hoje calculei mal uma viagem no Plugshare, com uma saída prevista de 133km com duas subidas da A8 até à A21. :lol:

Um ponto do percurso fora da ordem certa resultou em 20km a mais no fim do dia. A sair do Olival de Basto com 28% da bateria, 124 km percorridos e 52 km de autonomia estimada, não confiei que o carro fosse capaz de fazer a viagem de 27 km a subir a A8: optei por um ritmo não demasiado comedido na N8 dado que havia hora de chegada a cumprir.

Chegado ao fim do dia:
240396452_4203811853065724_6439671363709259410_n.jpg
240466854_4203812039732372_4349415196025945514_n.jpg

(passou a ---- quando baixou de 6%)

Os 23% utilizados da bateria corresponderam a 28,7 km, e com este foi o segundo dia quase até zero, sem carregar no exterior.

Amanhã regressará ao ritmo laboral, mais calmo.
Foram umas férias engraçadas de eléctrico! :mrgreen:

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus » 25 ago 2021, 09:34

rjspedition Escreveu:
20 ago 2021, 14:35

III - Para quê ter dois conta km parciais se nenhum faz reset automaticamente após paragem prolongada ou após carregamento acima de 80%, por exemplo?? :doh:
Imagina o seguinte. Trip A queres fazer a contagem do total de KM andados durante uma semana. Não fazia sentido ele "resetar" sozinho se durante essa semana carregasses acima dos 80%. Ias perder a informação.

Trip B querias saber quantos KM ias fazer num mês.

Em relação aos tracinhos o carro ainda faz alguns KM, afinal ainda lá estão 6%. Quando isso acontece é bom ter o Leafspy ligado para veres quantos kWh ainda existem na bateria.
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por BrunoAlves » 25 ago 2021, 15:43

No meu se há coisa que me irrita solenemente é ele limpar automaticamente um contador com cada carregamento e outro com cada vez que se "liga" o carro :doh:

O que eu não dava por um reset manual apenas :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus » 25 ago 2021, 15:49

BrunoAlves Escreveu:
25 ago 2021, 15:43
No meu se há coisa que me irrita solenemente é ele limpar automaticamente um contador com cada carregamento e outro com cada vez que se "liga" o carro :doh:

O que eu não dava por um reset manual apenas :mrgreen:
O teu Tesla faz isso? Tenho ideia de quando andei no 75D ele ficou com acumulado dos dias em que andei com o carro.
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Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por BrunoAlves » 25 ago 2021, 16:03

Yup, faz
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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