Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

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civic
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 05 mai 2020, 10:53

frankesousa Escreveu:
04 mai 2020, 22:00
Acho também que o SOH é pessimista nos de 40, até a Nissan se lembrar de atualizar o software como fez nos leaf30.

O meu leaf 30 não acho muito desfasado da realidade, pelo menos utilizável, não encontro mais do que os 23kWh anunciados.
A minha duvida não é saberes ao fim de tantos kms qual a capacidade utilizavel, mas sim a diferença ao longo do tempo, pois hoje falas desses 23kWh e antes sabias quanto era? Obviamente que era mais, mas se em novo não fazias esse exercicio como podes comparar?
Eu como faço sempre as mesmas viagens tento replicar as mesmas condições para obter um padrão (desde novo), tanto para o Inverno como para o Verão e vou vendo a evolução da coisa, o que me faz mais confusão é o proprio carro não assumir o valor do SOH, pois mantenho tudo desde os kms percorridos por carga, o consumo e a autonomia dada pelo carro, só a unica coisa que mudou foi o SOH, pressumo que o proprio carro não coloca o valor de SOH na contas da autonomia.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 05 mai 2020, 11:01

civic Escreveu:
05 mai 2020, 10:53
frankesousa Escreveu:
04 mai 2020, 22:00
Acho também que o SOH é pessimista nos de 40, até a Nissan se lembrar de atualizar o software como fez nos leaf30.

O meu leaf 30 não acho muito desfasado da realidade, pelo menos utilizável, não encontro mais do que os 23kWh anunciados.
A minha duvida não é saberes ao fim de tantos kms qual a capacidade utilizavel, mas sim a diferença ao longo do tempo, pois hoje falas desses 23kWh e antes sabias quanto era? Obviamente que era mais, mas se em novo não fazias esse exercicio como podes comparar?
Eu como faço sempre as mesmas viagens tento replicar as mesmas condições para obter um padrão (desde novo), tanto para o Inverno como para o Verão e vou vendo a evolução da coisa, o que me faz mais confusão é o proprio carro não assumir o valor do SOH, pois mantenho tudo desde os kms percorridos por carga, o consumo e a autonomia dada pelo carro, só a unica coisa que mudou foi o SOH, pressumo que o proprio carro não coloca o valor de SOH na contas da autonomia.
Eu não tinha o carro em novo, por isso não consigo comprar bem.

Mas eu não consigo replicar as viagens muito bem, por vezes tento fazer 2 viagens iguais e o consumo é muito díspar.
Ora uma ultrapassagem, ora temperaturas diferentes, transito.
Já desisti de tentar fazer 2 viagens e chegar ao destino com exactamente a mesma carga :?

Olha, é carregar e andar. Quando acabar logo faço as contas se valeu a pena ou não :D
Uma coisa é certa, o leaf já me "estragou" a vida automobilista, porque agora só consigo ver eléctricos e o resto são coisas. Agora é seguir para um Tesla e pronto :lol:
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 05 mai 2020, 11:14

Fazendo mais de 200kms seguidos 2x por semana é facil de replicar, obviamente que nunca será precisamente igual, mas basta teres a mesma media de consumos que dá para teres uma ideia da degradação ao longo do tempo.
Podes não ter o carro desde novo, mas tens "medido" a evolução, ou apenas o fazes pelos valores declarados?
Eu até gosto da Tesla. não gosto muito é da sua fiabilidade e a forma como lida com a parte da oficina, se vivesse em Lisboa ou Porto até seria uma opção, como está a coisa, duvido que enverede por esse caminho. ;)
O proximo Ev seria uma coisa que ainda só vejo no papel, gosto da abordagem da Honda ao Sports EV.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 05 mai 2020, 11:46

civic Escreveu:
05 mai 2020, 10:46
Pois na minha opinião a Nissan até é a mais transparente nesse aspecto, as outras marcas simplesmente não referem nada em relação a isso.
Por exemplo, a Hyundai nos Ioniq, conheço casos que se nota a degradação e continua a dar 100% de SOH na app Torque, o carro continua a dar a mesma autonomia de sempre e só se nota a degradação quando se utiliza a bateria toda, os ultimos numeros de percentegem cada vez mais descem mais rapido, ou seja, quem não usa a bateria toda só vai saber da degradação muito mais tarde, mas o que fica na fotografia é que as baterias não degradam ou degradam pouco, nesse aspecto prefiro a abordagem da Nissan. ;)
Alem disso, dificilmente vejo alguem que tenha Nissan a referir-se à realidade da autonomia, todos a abordam pelos numeros declarados...

Eu tinha dito a mim mesmo que não discutia mais assuntos contigo sobre a Nissan, porque temos maneiras muito diferentes de ver as coisas, da ultima vez ultrapassas-te alguns limites que acho importantes manter num espaço de discussão como este. Vou fazer mais uma tentativa, mas assim que isto descambar acaba-se logo a discussão.

Quando digo que não é transparente aos nossos olhos é porque ainda não conseguimos perceber o que é que realmente provoca a degradação acelerada das baterias da Nissan comparado com as outras marcas. O facto de não ter refrigeração pode explicar muita coisa, mas na minha opinião não explica tudo.

Em relação aos números reais de autonomia existem alguns tópicos onde eu menciono que quando o meu carro começou a mostrar uma degradação mais acentuada (no meu caso foi de repente), eu continuava a fazer 200km quando o carro reportava 80% de SOH. Aliás a minha mulher chegou a fazer uma viagem de 190km e chegou a casa ainda com 15% da bateria.

Vale o que vale, é o que é.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 05 mai 2020, 11:56

Nonnus Escreveu:
05 mai 2020, 11:46
civic Escreveu:
05 mai 2020, 10:46
Pois na minha opinião a Nissan até é a mais transparente nesse aspecto, as outras marcas simplesmente não referem nada em relação a isso.
Por exemplo, a Hyundai nos Ioniq, conheço casos que se nota a degradação e continua a dar 100% de SOH na app Torque, o carro continua a dar a mesma autonomia de sempre e só se nota a degradação quando se utiliza a bateria toda, os ultimos numeros de percentegem cada vez mais descem mais rapido, ou seja, quem não usa a bateria toda só vai saber da degradação muito mais tarde, mas o que fica na fotografia é que as baterias não degradam ou degradam pouco, nesse aspecto prefiro a abordagem da Nissan. ;)
Alem disso, dificilmente vejo alguem que tenha Nissan a referir-se à realidade da autonomia, todos a abordam pelos numeros declarados...

Eu tinha dito a mim mesmo que não discutia mais assuntos contigo sobre a Nissan, porque temos maneiras muito diferentes de ver as coisas, da ultima vez ultrapassas-te alguns limites que acho importantes manter num espaço de discussão como este. Vou fazer mais uma tentativa, mas assim que isto descambar acaba-se logo a discussão.

Quando digo que não é transparente aos nossos olhos é porque ainda não conseguimos perceber o que é que realmente provoca a degradação acelerada das baterias da Nissan comparado com as outras marcas. O facto de não ter refrigeração pode explicar muita coisa, mas na minha opinião não explica tudo.

Em relação aos números reais de autonomia existem alguns tópicos onde eu menciono que quando o meu carro começou a mostrar uma degradação mais acentuada (no meu caso foi de repente), eu continuava a fazer 200km quando o carro reportava 80% de SOH. Aliás a minha mulher chegou a fazer uma viagem de 190km e chegou a casa ainda com 15% da bateria.

Vale o que vale, é o que é.
Desculpa lá, se não queres discutir não o faças, não precisas de vir é com tretas antes de teres alguma coisa a acusar, as discussões são para aprender alguma coisa e é isso que pretendo com estas minhas duvidas, se não queres fazê-lo é contigo.
Mesmo neste post estás a contradizer-te, primeiro falas de degradação acentuada
porque ainda não conseguimos perceber o que é que realmente provoca a degradação acelerada das baterias da Nissan comparado com as outras marcas.
A seguir já dizes que afinal a degradação não é tão acentuada assim na realidade.
quando o meu carro começou a mostrar uma degradação mais acentuada (no meu caso foi de repente), eu continuava a fazer 200km quando o carro reportava 80% de SOH.
Desculpa lá insistir nisto, é que como tu fazes aqui, o pessoal costuma fazer isso, parece que preferia que o carro tivesse mais degradação do que a que mostra. Por isso sempre disse que o melhor que a Nissan deveria fazer era deixar de ser transparente, e fazer como a hyundai, por exemplo.
Não quero criar guerras nem discussões desnecessárias, mas parece-me que num forum da Nissan, ou que começou com a Nissan, dizer alguma coisa que seja a favor da marca é um sacrilégio.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 05 mai 2020, 11:58

civic Escreveu:
05 mai 2020, 11:14
Fazendo mais de 200kms seguidos 2x por semana é facil de replicar, obviamente que nunca será precisamente igual, mas basta teres a mesma media de consumos que dá para teres uma ideia da degradação ao longo do tempo.
Podes não ter o carro desde novo, mas tens "medido" a evolução, ou apenas o fazes pelos valores declarados?
Eu até gosto da Tesla. não gosto muito é da sua fiabilidade e a forma como lida com a parte da oficina, se vivesse em Lisboa ou Porto até seria uma opção, como está a coisa, duvido que enverede por esse caminho. ;)
O proximo Ev seria uma coisa que ainda só vejo no papel, gosto da abordagem da Honda ao Sports EV.
Não ando constantemente a registar valores e por isso não tenho isso escrito para fazer uns gráficos e assim (infelizmente).
Mas sinto que tem um pouco menos autonomia do que antes.

Quanto às viagens, várias vezes que já fiz a mesma viagem, com o mesmo consumo declarado pelo carro (em kWh/100km) e no final cheguei com % de bateria bem diferentes. Simplesmente parece que todos esses dados são aproximações, e o pior que isso o consumo declarado pelo carro deve ter muitos cálculos e "harmonizações" por trás, tanto que muitas vezes desvia-se muito do calculo do Leaf Spy (que parece fazer uma simples conta de consumo em kWh/ km percorridos).
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 05 mai 2020, 12:11

civic,

Tu tens dificuldade em perceber o que eu escrevo, ou eu tenho dificuldade em me explicar a ti.

O meu caso, não são casos (ponto). Ainda assim o meu carro apresenta uma degradação mais alta que por exemplo o Ioniq do migle e são da mesma altura, é certo que o meu tem mais KM o que dentro de pouco tempo será invertido e por essa altura talvez possamos fazer comparações mais realistas.

Não sei se reparaste, mas estamos a várias paginas a falar de um carro em concreto que não é o meu e que apresenta uma degradação estupidamente alta. E não é caso único...

Talvez tu saibas explicar o porquê desse carro ter uma degradação tão alta ou como dizes, pode ser só uma ilusão optica e afinal o carro mesmo com 8 barras com 3 anos e 50000km ainda faça os 200km com uma carga.

E a discussão da minha parte terminou aqui porque mais uma vez esta visto que não conseguimos manter uma discussão. Não vale a pena insistir.
Última edição por Nonnus em 05 mai 2020, 12:13, editado 1 vez no total.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 05 mai 2020, 12:13

frankesousa Escreveu:
05 mai 2020, 11:58


Não ando constantemente a registar valores e por isso não tenho isso escrito para fazer uns gráficos e assim (infelizmente).
Mas sinto que tem um pouco menos autonomia do que antes.

Quanto às viagens, várias vezes que já fiz a mesma viagem, com o mesmo consumo declarado pelo carro (em kWh/100km) e no final cheguei com % de bateria bem diferentes. Simplesmente parece que todos esses dados são aproximações, e o pior que isso o consumo declarado pelo carro deve ter muitos cálculos e "harmonizações" por trás, tanto que muitas vezes desvia-se muito do calculo do Leaf Spy (que parece fazer uma simples conta de consumo em kWh/ km percorridos).
Não é isso que tenho visto, não sei se será difernte entre o de 30 e o de 40, pois com as diferenças de temperatura, clima ou velocidades a media de consumo altera também, para o mesmo consumo costumo fazer sempre a mesma percentagem de carga, não estarás equivocado? è que falo do consumo dessa viagem apenas não do geral do carro, por exemplo, estas viagens que no verão costumo andar nos 13kWh/100 no Inverno passa para os 14kWh/100 +\-, tenho um acrescimo de cerca de 1 kWh/100 e no Inverno costumo andar mais devagar, isto consumos especificos dessa viagem, obviamente. ;)
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por corrisi » 05 mai 2020, 12:21

Nonnus Escreveu:
05 mai 2020, 12:11
civic,

Tu tens dificuldade em perceber o que eu escrevo, ou eu tenho dificuldade em me explicar a ti.

O meu caso, não são casos (ponto). Ainda assim o meu carro apresenta uma degradação mais alta que por exemplo o Ioniq do migle e são da mesma altura, é certo que o meu tem mais KM o que dentro de pouco tempo será invertido e por essa altura talvez possamos fazer comparações mais realistas.

Não sei se reparaste, mas estamos a várias paginas a falar de um carro em concreto que não é o meu e que apresenta uma degradação estupidamente alta. E não é caso único...

Talvez tu saibas explicar o porquê desse carro ter uma degradação tão alta ou como dizes, pode ser só uma ilusão optica e afinal o carro mesmo com 8 barras com 3 anos e 50000km ainda faça os 200km com uma carga.

E a discussão da minha parte terminou aqui porque mais uma vez esta visto que não conseguimos manter uma discussão. Não vale a pena insistir.
Nonnus, tem uma degradação acelerada, é um facto, mas ainda está nas 9 barras e ainda não tem 50 mil kms. 😉👍😇
Quanto ao resto, julgo que devemos debater de forma saudável os nossos pontos de vista sem melindrar nada nem ninguém.
Poderá efetivamente o BMS estar a estimar por baixo o SOH mas é um facto que este carro, agora meu, tem uma degradação acima da média para a idade e kms que apresenta.
Não fiz qualquer teste de tomada como já mencionei, mas das poucas vezes que lá coloquei o obd2 do meu leaf 24kwh, a 100% de carga o leaf spy de ambas as vezes marcou 20.6Kwh.
Anexos
Screenshot_20200501-125954.png
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 05 mai 2020, 12:22

Sim os consumos também alteram com a temperatura e assim, não é isso que me estava a referir.

Tenho alguma duvidas sobre "onde" são medidos os consumo, se conta "com tudo", AC/Heating, aquecimentos de bateria (devido à resistência) etc.

Podes fazer a conta com km percorridos vs energia gasta (calculada como kWh inicial- kWh final) ou então usando por exemplo só o consumo do motor (em W*tempo, tal como o cantador de casa faz) e isso dará valores diferentes.

Quanto às viagens acabarem com % diferentes e consumos iguais, sim é verdade que acontece, mais uma vez porque até o SOC é um calculo teórico!
Ainda estes dias o Leaf acordou com + 1% do que tinha já há vários dias parado :lol: e não foi carregado por indução. A temperatura aumentou e tal e o BMS percebeu que afinal tinha mais um pouquinho de bateria.


Conclusão: São tudo cálculos aproximados e percepções individuais (as minhas) nada mais que isso. E a degradação efectiva parece-me existir mesmo, e parece ser superior na Nissan do que em "quase" todas as outras marcas. Por mim tudo bem, desde que a substituição da bateria seja feita a um valor aceitável.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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