Boas amigos!
Já há algum tempo que não atualizo o DB, mas nada de novo tem surgido, para além de kms percorridos sem qualquer problema, no entanto e na sequência de uma ida do TB à oficina para (mais uma vez) trocar o espelho do lado direito em virtude de estar de novo a ranger quando fecha (o ano passado trocou primeiramente o direito e posteriormente o esquerdo), tive a oportunidade de efetuar um test drive (estendido) ao Nissan Leaf N-Connecta 40kWh durante 2 dias, cortesia da Entreposto Porto.
O test drive surgiu também na sequência da encomenda de um Nissan Leaf N-Connecta 40kWh branco com teto preto
e de termos alguma curiosidade nas diferenças em relação ao de 30kWh.
Confesso que fiquei ligeiramente desapontado com esta versão, estava a contar com algo diferente no entanto acho o carro extremamente parecido com o de 30kWh a nível de interior (à excepção do tablier), com anotação negativa para a ausência do porta-óculos, do apoio de braço mais pequeno e para o plafonier frontal que aparenta ser muito mais retrógado do que o anterior!
Continuo a achar que a qualidade de construção é sofrível, o carro do test drive tinha apenas 7.000kms e já conta com uma porrada de ruídos (pilar A direito, tablier e parte superior do espelho frontal), aliás todos os ruídos que existem no meu
A nível aerodinâmico o Leaf 30kWh é muito menos ruidoso, aqui houve uma clara perda de qualidade no conforto.
Bom, mas não são só pontos negativos, a par do novo look e gostei dos novos bancos, do novo volante, do menor erro do velocímetro (confesso que é uma coisa que me incomoda no modelo anterior), do espaço adicional na mala e como geek que sou adorei os novos gadgets (alguns dos quais já tinha no Pulsar), embora considere que o Propilot terá muito a melhorar, mas ainda assim é bem superior ao sistema equivalente que equipa o novo VW Tiguan. Adorei o e-Pedal, em cidade é muito menos cansativo conduzir.
Para terminar e em relação ao fator que considero mais diferenciador, os 10kWh adicionais, acho sinceramente que seriam muito mais aproveitados se os consumos deste novo Leaf não fossem superiores aos do modelo anterior, o que acaba por diminuir a proporcionalidade de aumento de autonomia. Em trajetos que faço todos os dias notei uma diferença de 3 a 4kWh para cima (sim considerei as diferenças de velocidade face à diferença de precisão do velocímetro).
Bom, foram 400kms de teste, resta-nos agora esperar os 2/3 meses que nos deram como prazo de espera para poder disfrutar do novo brinquedo, ainda que ligeiramente desiludidos face às expectativas que criamos…
Fica uma imagem do modelo testado:
Abraços elétricos!