DB Marmelo e Raio-X

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Marmelo
Proprietário Leaf
Mensagens: 119
Registado: 31 jul 2016, 14:44
Data de fabrico: 29 set 2016
Capacidade bateria: 30 kWh

Re: DB Marmelo e Raio-X

Mensagem por Marmelo » 22 mar 2017, 18:28

mjr Escreveu:Essa zona é crítica devido ao emissor do monte da virgem, muitas interferências.
Pois, foi o que pensei. Só estranho o facto de nos meus carros antigos nunca ter tido esse problema e estar a tê-lo agora com o Leaf! :?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB Marmelo e Raio-X

Mensagem por mjr » 22 mar 2017, 18:57

Nesse sítio exato nunca tive problemas nem com o Leaf nem com outros carros, mas junto ao Hospital no monte da virgem é o silêncio total.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jpgoncalves2
Proprietário Leaf
Mensagens: 516
Registado: 27 set 2015, 21:56
Data de fabrico: 31 jul 2015
Capacidade bateria: 61,5 Ah

Re: DB Marmelo e Raio-X

Mensagem por jpgoncalves2 » 24 mar 2017, 10:14

Marmelo Escreveu: Uma coisa que reparei nestes dias um pouco mais quentes que tivemos é que a minha média desceu dos 13,5 kWh para 12,5 kWh (sempre a fazer o mesmo percurso). Será que fui eu que melhorei o meu estilo de condução ou é mesmo assim com temperaturas altas? Como ainda não conduzi de verão fiquei na dúvida... Será que a temperatura faz assim tanta diferença?
Parabéns Marmelo por essa cativadora descoberta a que a condução do teu VE te vai conduzindo!;-) Tentando avançar-te uma resposta, baseada em factos que integram a minha experiência de condução de um Leaf MK2 de 24kWh, o teu carro consumirá mais sim, com temperaturas baixas que determinem a ligação automática do sistema de climatização para aquecimento. Da minha experiência resulta que , mesmo dispondo o meu carro e o teu de uma bomba de calor para aquecimento, o consumo no aquecimento se tem revelado maior do que com ar condicionado (frio) no verão.
Posso partilhar uma experiência recente deste mês, duas viagens idênticas em distância, com a mesma velocidade de CC (75kmh), em AE, mas com condições meteorológicas bastante distintas, em termos de temperatura e vento. A primeira, foi em 08 de Março, com temperatura mais elevada , o climatizador a atuar na zona do ar condicionado (frio) e vento fraco. A segunda foi esta semana, dia 22 de março, temperatura significativamente mais baixa e vento moderado, climatizador a atuar na zona de aquecimento.
Primeira: AS Santarém SN -AS Pombal SN : 81km: 9,2kWh (08 de março)
Segunda: AS Santarém SN -AS Pombal SN : 81km: 11,4kWh (22 de março)

Uma diferença de 2,2kWh num trajeto de derca de 80km...
É claro que estamos deliberadamente a menosprezar outras razões, como por exemplo a temperatura da própria bateria, embora o SOC de partida seja idêntico e o SOH também. Mas em minha opinião, o contributo deste factores foi menos determinante para aquele comportamento, do que as condições meteo.
Espero ter ajudado? ;)
Continuação de boas descobertas elétricas! :)

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”