Diário de Bordo - Lifo

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
lifo
Mensagens: 134
Registado: 27 jul 2016, 15:24
Data de fabrico: 01 nov 2014
Capacidade bateria: 12 barras

Diário de Bordo - Lifo

Mensagem por lifo » 16 ago 2016, 13:58

mais um diário de bordo... :)

leaf 24kwh usado (2014), comprei-o há poucos dias, ainda estou na fase de habituação (até porque o carro anterior não tinha nada a ver) mas está a correr bem.

O objetivo principal é usar em cidade (Lisboa), com algumas deslocações um pouco mais longe de vez em quando.
A deslocação para o trabalho é relativamente curta e não gasta muito, ainda assim, tem boa diferença entre ida e regresso. a Ida gasta à volta de 10%, o regresso (mesma distância) fica nos 6%.

Para já fiz 2 experiências, ambas bastante cautelosas (vel. máxima 80/90 kmh) com AC ligado na ida e desligado no regresso. Saí com 100%.

Lisboa (oriente) - Praia Meco
Correu bem, a restrição de velocidade não incomodou muito porque muito do percurso nem permite velocidades superiores, regressei com 39% ainda disponiveis, da proxima vez posso esticar um pouco mais. :D

Lisboa (oriente) - Ericeira
Esta não correu tão bem, sempre pela auto-estrada (caminho mais curto) com muitas subidas e descidas, foi bastante incómodo manter a restrição de velocidade com o percurso quase todo de auto-estrada. regresso com 34%, apesar da distancia ser quase igual ao meco, o consumo foi superior. Embora seja viável, não fiquei com vontade de repetir esta viagem de elétrico, a não ser que encontre um caminho mais agradável mas que não demore muito mais tempo. :( Não foi agradável andar tao devagar tanto tempo em auto-estrada e ter a noção que nao deve dar para puxar muito mais porque a folga de bateria que sobrou deve desaparecer rápido. talvez ir a 100km/h, no máximo.

De futuro vou tentar mais uns passeios e talvez arriscar uma viagem ao Algarve, mas ainda não estou com muita vontade..

Em relação ao Leaf, aprecio o conforto e silêncio. Sinto falta de mais feeling de condução. Apesar de ser um carro normal la dentro parece que vou num suv, devido à altura. A camera de marcha-atrás é interessante mas os beeps são muito mais práticos de usar. O aviso sonoro alerta-nos melhor do que o video da camera, alem disso a camera é pouco pratica para obstaculos laterais (estacionar ao lado de uma parede, por exemplo).

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6362
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo - Lifo

Mensagem por BrunoAlves » 16 ago 2016, 14:25

Parabéns pela compra ;)
Auto estrada nos nossos carros implica velocidade mais reduzida, não há volta a dar. Ontem fiz a A2 toda a 85km/h. Não sendo assim, a autonomia evapora-se.
Para aproveitares ao máximo a experiência deves comprar um OBD e usar a aplicação LeafSpy para saberes exactamente qual o tamanho da "reserva" ;)

Bons kms que isso quer é rolar!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

lifo
Mensagens: 134
Registado: 27 jul 2016, 15:24
Data de fabrico: 01 nov 2014
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Diário de Bordo - Lifo

Mensagem por lifo » 16 ago 2016, 14:28

obrigado pela dica.
experimentei ontem o leafspy pela primeira vez (versão free), dá bastante informação técnica, alguma ja percebi mas nao estou a ver como é que vai ajudar a ter melhor noção da reserva disponivel.

tenho-me orientado pela % de bateria e parece ser uma medida mais ou menos regular, exceto no inicio, entre os 90-100% parece que evapora em metade do tempo. talvez por a bateria ja ter quase 2 anos (embora com pouco uso).

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6362
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo - Lifo

Mensagem por BrunoAlves » 16 ago 2016, 14:38

A primeira barra de energia é a que representa menos carga, por isso desaparece em menos de nada.

O LS ajuda-te quando estás "nas lonas" ao analisares a tensão das células. O carro vai parar quando qualquer uma das células atingir os 2,75V.
Dependendo de como o carro estima a capacidade da tua bateria, podes ficar sem indicação de bateria restante e ainda conseguires fazer 20kms ou coisa que o valha, controlando a tensão das células.

Agora obviamente que a forma mais directa de ver o estado da coisa é olhar para o painel à tua frente e é isso que todos fazemos normalmente ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Diário de Bordo - Lifo

Mensagem por pafi » 16 ago 2016, 15:05

Parabéns pela aquisição!
Bons passeios :)
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo - Lifo

Mensagem por Fil » 16 ago 2016, 15:54

Parabéns pela máquina. Andar sem leafspy pro é para mim andar cego. A informação que o painel dá é claramente insuficiente. Com o LS pro tem indicação dos kWh restantes e da voltagem das células, algo que é essencial, sem isso a ansiedade aumenta desnecessariamente.

Não sei se existe alguém aqui no fórum que não use o leafspy pro ;)

lifo
Mensagens: 134
Registado: 27 jul 2016, 15:24
Data de fabrico: 01 nov 2014
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Diário de Bordo - Lifo

Mensagem por lifo » 16 ago 2016, 16:29

mas entao voces conduzem sempre com o obd e o telemovel ligado com o leafspy? ou é para dar uma vista de olhos de vez em quando?

Se a questao principal é a autonomia entao poderá bastar ver só quando, pela indicação do display do carro, a margem já pareça demasiado curta.. acho que nesse caso mesmo com o LS ia stressar, alem de que provavelmente ia ter de andar com o telemovel sempre em carga para aguentar essa utilização. :)

Se é essa questao da voltagem de uma das celulas baixar a um certo valor, tambem nao é uma coisa que se consiga prever assim com muita fiabilidade, nao? :)

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Diário de Bordo - Lifo

Mensagem por jasmim » 16 ago 2016, 16:44

Parabéns pela compra!
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

lifo
Mensagens: 134
Registado: 27 jul 2016, 15:24
Data de fabrico: 01 nov 2014
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Diário de Bordo - Lifo

Mensagem por lifo » 16 ago 2016, 16:55

obrigado a todos pelos esclarecimentos e ajuda que tem dado e pelas informações disponiveis neste forum.
Facilitaram imenso a minha adesão. :)

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Diário de Bordo - Lifo

Mensagem por RNM » 16 ago 2016, 17:22

Bem vindo Lifo.

Oriente->Ericeira->Oriente faz-se sem problemas com o CC a 100 km/h.
Carregando na Ericeira, restaurante D.Carlos ou parque de campismo, dá para ir e voltar a 130 (~120 reais)
http://www.electromaps.com/puntos-de-re ... dom-carlos

Eu costumo ir para os lados de Peniche e bastam 3h30 de carga a 16A para voltar tranquilamente.

A principal dificuldade na região oeste não é o sobe e desce, é o vento!

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”