Diario de Bordo FullElectric

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por FullElectric » 12 out 2015, 01:58

VETL Escreveu:Isso não tem nada a ver com a questão inicial pela qual estive aqui a batalhar:
Só quis refutar estas questões que não são verdadeiras. Não há nenhuma energia escondida. No Leaf usa-se tudo.
Pois pois..só se for no teu
no meu o máximo que consegui usar, quando era novo, foi 21 kWh.
Esgota um novo até cortar, mede no LS a energia que ele volta a carregar até full e tens a resposta

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por VETL » 12 out 2015, 07:09

FullElectric Escreveu:
VETL Escreveu:Isso não tem nada a ver com a questão inicial pela qual estive aqui a batalhar:
Só quis refutar estas questões que não são verdadeiras. Não há nenhuma energia escondida. No Leaf usa-se tudo.
Pois pois..só se for no teu
no meu o máximo que consegui usar, quando era novo, foi 21 kWh.
Esgota um novo até cortar, mede no LS a energia que ele volta a carregar até full e tens a resposta
E acha portanto que ele tinha lá mais energia para gastar em segurança. É isso?
Como é que mediu esses 21kwh?
Última edição por VETL em 12 out 2015, 07:13, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por marcopns » 12 out 2015, 08:04

Os 24kwh do Leaf resultam do seguinte: 3,75v (voltagem nominal) x 32,5ah x 192 células = 23,4kwh.

O Leaf mk2 tem indicação em percentagem e esta baseia-se nos gids. Usando o LeafSpy, encontramos 3 níveis diferentes do estado da bateria. O mais fiável é o que se baseia na percentagem de gids, mas numa descarga profunda devemos olhar para a voltagem da célula mais fraca. Quando esta atinge os 2,75v ou 3v significa que esta quase descarregada. Ainda seria possível descarregar mais alguns ah mas com correntes mais baixas que não são suficientes para fazer mover o carro. Depois ainda sobra energia nas células mais altas, mas como o pack esta ligado em serie não é possível fazer uma descarga selectiva de algumas células.

Mas olhando para o gráfico vemos que há muito pouco abaixo dos 3v e acima dos 4,1v
Imagem
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por mjr » 12 out 2015, 10:39

Só carregando até 4,2V é que é seria possível extrair os 24kW.h de uma bateria nova, a 0,3C. Descargas mais lentas dariam um pouco mais de energia e descargas mais rápidas um pouco menos devido às perdas por efeito de Joule na bateria (dependem da corrente) e, em menor escala, ao efeito de Peukert.

Como o LBC só deixa carregar até 4,11-4,13V (mk1-mk2), não é nunca possível obter os 24kW.h de uma bateria.

Na verdade a tensão de fim de carga de 4,2V não é uma parede a partir da qual não é possível carregar mais energia nas células. Se formos até aos 4,3V será possível colocar ainda um pouco mais, mas com a condição de sofrer uma degradação muito acelerada. Os 4,2V foram convencionados como o valor de tensão máximo em que a degradação ainda é aceitável nos aparelhos de consumo. É daí que indicam os 24kW.h.

Eu no meu entender acho que não deveriam publicitar valores de energia que não são possíveis atingir, e por isso os fabricantes apenas deveriam indicar a capacidade útil do pack. Penso que a Kia é a única que o faz.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por FullElectric » 12 out 2015, 12:38

VETL Escreveu:eheh

A questão aqui, Batotinha, era esta:
galt Escreveu:...A nissan devia fazer o mesmo que a Tesla/Mercedes classe B (espero n estar enganado) que permite carregar mais energia na bateria quando o utilizador precisa de realizar uma viagem longa...
E os users não podiam, em minha opinião, ficar com esta ideia.
O Leaf não permite isto. O Leaf usa tudo o que pode ser usado sem danificar o pack.
Não há margem de segurança ou de proteção que pudesse ser usada quando nos desse jeito.

Espero também que o amigo FullElectric tenha percebido e tenha deixado de pensar que por ter tirado apenas 21Kwh do pack, não quer dizer que o pack lá tivesse mais energia para usar ou que o carro lhe tenha escondido/impedido de utilizar algo que pudesse ser utilizado.

Ora vamos lá ver se nos entendemos
O que eu disse foi exatamente isto. A bateria é de 24 kWh e não consegues retirar dela mais de 21. Ou seja, tem 21 kWh úteis.
Das duas uma, ou lá fica energia para reserva de protecção ou fomos todos enganados.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por FullElectric » 12 out 2015, 12:49

VETL Escreveu: Só quis refutar estas questões que não são verdadeiras. Não há nenhuma energia escondida. No Leaf usa-se tudo.
Eu só tentei refutar esta afirmação e ve-la melhor esclarecida

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por VETL » 12 out 2015, 13:23

Eu perguntei como foram medidos esses 21kwh.
Não vou opinar sem esclarecer esta questão.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por FullElectric » 13 out 2015, 01:29

VETL Escreveu:Eu perguntei como foram medidos esses 21kwh.
Não vou opinar sem esclarecer esta questão.
Vou tentar resumir o procedimento
Num Leaf mk2 com uma semana, 600km e SOH96% fiz estas medições
Descarreguei a bateria na sua totalidade até o BMS cortar fazendo uma descarga ao longo de um percurso plano de forma a descarregar a menos de 0,5C
O carro percorreu 193km até à tartaruga num período de 4h:20m
Dados reportador pelo LS no Aviso Tartaruga
Imagem

5 min com carro parado na garagem com o AC ligado foi o suficiente para esgotar o restante e o BMS cortar. A energia consumida aqui daria pelas minhas contas para fazer mais 1 km
Imagem

estado final das celulas. Aqui vemos que já não resta energia praticamente nenhuma.
Imagem

Teste seguinte, fazer carga total medindo com o LS a energia que entra na bateria
Como fiz um teste 3 em 1 medi também a energia que retirou da tomada. A carga foi a 16A
No final da carga tinha carregado 25,1kWh da tomada e o LS reportava isto
Imagem

Ou seja, carregou exatamente 21,3-0,3=21kWh. Esta é a capacidade util da bateria

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por VETL » 13 out 2015, 07:16

FullElectric Escreveu:Ou seja, carregou exatamente 21,3-0,3=21kWh. Esta é a capacidade util da bateria
Conclusão errada em minha opinião.
21kwh é o que o carro pensa que carregou.
Tendo em conta um ligeiro aumento de eficiência no carregamento (de 87 para 89% por ser mk2) e presumindo que o aparelho que mediu o consumo na tomada é fiável, terá carregado 22,5kwh, o que penso ser normal para uma bateria nova.
Agora estou no telemóvel e sem tempo, mas há aqui relatos de outros testes da tomada mas 25kwh tenho ideia que é o valor expectável.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Diario de Bordo FullElectric

Mensagem por FullElectric » 13 out 2015, 10:42

Ok
Tópico aberto à comunidade

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”