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Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 13 fev 2021, 11:15
por RJSC
A Nissan tem a garantia bem estudada.
Se não se abusar da bateria todos morrem na praia.

Prefiro de longe ter uma bateria de 30kWh que pagar mais do dobro à Nissan por outra de 24kWh com garantia que certamente ia morrer na praia também.

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 13 fev 2021, 14:44
por OCasal
Concordo contigo.

Há 3 anos quando avancei para a troca da minha, não havia outra solução. Até se pode dizer que não fiz mau negocio naquele tempo. Contudo, se o meu mk1 chegar ao terceiro pack, certamente vou ter outras hipóteses em cima da mesa!

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 13 fev 2021, 15:27
por RJSC
O problema disro é que não há baterias quando se quer.
Só quando alguém tem um acidente com perda total.

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 13 fev 2021, 16:13
por Apr
Vi o video e ainda assim é um trabalho bem dificil, então as adaptações das fichas é logo um "pormenor" que se for mal feito fica logo um grande ponto de falha.

mais uma vez muitos parabéns por teres sido capaz de fazer.

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 13 fev 2021, 17:24
por VETL
RJSC Escreveu:
12 fev 2021, 21:35
Já que a Nissan não faz upgrades de bateria, tive eu que o fazer:
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:arrow: Arranjei uma bateria de 30kWh praticamente nova na sucata.
:arrow: Comprei uma CAN Bridge da Dala's EV Repair: https://dalasevrepair.fi/can-bridges/
:arrow: O chicote de adaptação , em vez de gastar mais 250€, retirei a ficha de 22 pinos do pack de 24kWh e a de 36 pinos trouxe da sucata também:
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No final de um dia de trabalho, com um amigo, 3 macacos hidráulicos, 4 suportes de automóvel, um porta paletes e uns barrotes de madeira lá conseguimos trocar o pack até à meia noite.
Resultado final, melhor que novo.
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Muito bom!
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Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 13 fev 2021, 22:20
por papacurvas
Muitos parabéns.

Se encontrar bateria é difícil encontrar uma a 102%, deve ter sido um achado.

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 18 fev 2021, 18:24
por RJSC
Fiz uma descarga completa, seguida de carga, para ver se o BMS estava a sobre-estimar a capacidade.
Até ver parece que não, apenas o Hx desceu, o SOH não mexeu.
Tenho 4 células ainda com mais capacidade que a média.
30kWh.png

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 19 fev 2021, 00:13
por LuisG
Parabéns Ricardo, excelente trabalho :clap: :clap:

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 19 fev 2021, 06:17
por corrisi
RJSC Escreveu:
18 fev 2021, 18:24
Fiz uma descarga completa, seguida de carga, para ver se o BMS estava a sobre-estimar a capacidade.
Até ver parece que não, apenas o Hx desceu, o SOH não mexeu.
Tenho 4 células ainda com mais capacidade que a média.
30kWh.png
Viva. Contabilizaste a energia que entrou? O que indicava o leafspy com o SOC a 100%?

Obrigado

Re: Diário de Bordo - RJSC

Enviado: 16 mar 2021, 23:47
por RJSC
Screenshot_20210316-214727849.png
Como era de esperar a capacidade milagrosa desapareceu.
Deve estar a subestimar um pouco como é típico nas baterias de 30kWh mas tendo em conta que a bateria é de 2016, está com a degradação em linha com a do Leaf 30kWh de 2016 que vendi apesar desta bateria só ter percorrido 7000km.
Como tem sido a minha experiência com as células da Nissan, elas degradam-se bastante apenas por envelhecimento, não precisam sequer de fazer muitos ciclos de carregamento / descarregamento.
Talvez o facto de esta bateria de 30kwh estar instalada num Leaf 24kWh com o limitador 80% de carregamento ativo tenha contribuído para a queda do SOH.
Vou ter que organizar as coisas de modo a fazer um "Teste da Tomada".

Outro pormenor que me deixa intrigado é que mais uma vez, exatamente como a bateria de 30kWh de 2016 que tive no outro carro, esta continua mostrar as 12 Barras de capacidade com o com o SOH abaixo de 85%. :roll: