Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 05 ago 2013, 17:36

Ora boas!
Finalmente e a pedido de várias famílias abro aqui mais um diário de bordo de um Nissan Leaf.
É uma viatura de serviço da Rotor (Entreposto) do Campo Alegre no Porto.
Veio com 12850Km.
Fui buscá-lo no dia 06 de Julho (no dia do 16.º encontro de VE em Viseu).
É este o "gajo":
DSC09142a.jpg
DSC09142a.jpg (74.13 KiB) Visto 13454 vezes
Na primeira semana levei-o para o trabalho e, como fazemos carpooling, andou sempre cheio de gente.
Num dos primeiros dias, andou "sempre a abrir" (naquela de impressionar aqueles cépticos que lá iam) e com ar condicionado sempre ligado etc.
Ao fim do dia, como ainda tinha autonomia, fui dar uma volta com o RJSC e vejam como chegámos a casa:
DSC08771a.jpg
DSC08771a.jpg (54.11 KiB) Visto 13454 vezes
Não chegou a aparecer a tartaruga. Fez 100,7Km e carregou 20Kwh certinhos para repor os 100% de carga.

Apesar de eu ter um "pezinho complicado" no que toca ao pedal do acelerador, não fiquem a pensar que ando "sempre a abrir". Não sei se haverá muitos que já tenham feito isto:
DSC09059a.jpg
DSC09059a.jpg (45.22 KiB) Visto 13454 vezes
Como não tinha tomadas de jeito na garagem, assessorei-me junto do RJSC e colocámos lá um quadro com contador e umas tomadas:
DSC09144a.jpg
DSC09144a.jpg (56.05 KiB) Visto 13454 vezes
Apesar do concessionário se ter comprometido a fornecer-me o cabo "Menekes" e a entregar o carro com o "Carwings" ligado, ainda não cumpriu esta parte do negócio.
Entretanto está já agendada uma visita à oficina para fazer um reset à TCU. O cabo "Menekes", comprometeram-se a entrega-lo assim que ele chegar.
A este nível ainda estou muito apreensivo. Cheguei mesmo a estar completamente desiludido. Confesso que não esperava encontrar aquilo que vivi com o próprio representante do carro. Vou entretanto esperar dando o benefício da dúvida para ver como se comportam daqui para a frente. Se as coisas se resolverem estou disposto a "passar um pano" sobre o assunto.

Bem, o discurso já vai longo.
Seguir-se-ão com certeza outros posts...
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 20:25, editado 2 vezes no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 05 ago 2013, 17:47

No passado sábado fui ao 17.º encontro de VE em Águeda.
Foi um convívio muito bom e tive oportunidade de conhecer mais alguns utilizadores de VE.
Pena que não tenha ido mais gente.
Vejam as fotos, resumo do encontro e nota de imprensa aqui.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 05 ago 2013, 17:55

No final do encontro de Águeda o RJSC ligou o "ELM327 Bluetooth Car Diagnostic" (penso que é isto) e fez uns screenshots.
RJSC, podes coloca-los aqui.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por pafi » 05 ago 2013, 20:08

Ora viva! Mais um DB ao dispor da comunidade elétrica.
E que inveja de tomadas. Até uma trifásica tens!!!
Podes tirar uma foto com mais detalhe do contador de kWh?
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 05 ago 2013, 20:30

pafi Escreveu:...
Podes tirar uma foto com mais detalhe do contador de kWh?
O contador é este.

Imagem
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 20:31, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 05 ago 2013, 21:04

Só vais ser cá dos meus, se dentro de dois anos tiveres de mudar os pneus :lol: .
O que eu quero dizer é: muitos e bons passeios, que agora quase não vão pesar na carteira.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por RJSC » 05 ago 2013, 22:38

Aqui está o estado da bateria no fim do 17º Encontro VE NovaEnergia:
Imagem

Este Leaf já fez 6 cargas rápidas (QC Count) - Nenhuma nas mãos do VETL.

A aplicação aparenta não reportar com rigor quais a células que têm o shunt ativo para as descarregar, já que tanto a célula com a tensão mais baixa, como a com a tensão mais alta estão a vermelho.
pafi Escreveu: E que inveja de tomadas. Até uma trifásica tens!!!
Já que lá estava a trabalhar e a baixada é trifásica, aproveitou-se.
Última edição por RJSC em 05 ago 2013, 22:49, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 05 ago 2013, 22:41

...nem na carteira nem na consciência ;)

Parabéns VETL pelo carro e pelo DB. Estes tópicos são os mais vistos e os que melhor divulgam a mobilidade elétrica.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por vgomes » 06 ago 2013, 00:10

estou há montes de tempo a procura de um contador digital desses (calha din) mas que tenha em conta tarifa Bi-Horaria... a um preço decente.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 06 ago 2013, 00:21

vgomes Escreveu:estou há montes de tempo a procura de um contador digital desses (calha din) mas que tenha em conta tarifa Bi-Horaria... a um preço decente.
Bi-Horaria... Hum!! Bem lembrado.
Confesso que não pensei nisso. Estamos sempre a aprender.
Mesmo que não tencione carrega-lo em horário proibido, haverá sempre uma altura em que isso poderá ter que acontecer.
E uma coisa dessas podia revelar-se útil.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”