DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 29 jan 2014, 21:52

mjr Escreveu:Muito bom, apesar da degradação da bateria há uma apuração do condutor que permite equilibrar a balança. Os 3,64v da célula mais fraca significam pelo menos mais 2kW.h de energia. Provavelmente 21kW.h de 0 a 100% que é o que o meu teria se não fosse as células fracas. 21/25 dá 84%.
Muito obrigado pela análise hiper técnica da tua parte mjr :D

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por Malm » 29 jan 2014, 21:58

rdias Escreveu:Já alguém pensou ou se deu ao trabalho de fazer as contas de poupança relativamente aos vossos antigos carros ? Se um dia o valor de retoma for justo poderá ser o melhor negocio de uma vida. Parabéns por provar mais uma vez que o leaf quanto mais velho melhor.

Como conseguiu tao cedo o acesso aquela tomada ? Foi o segurança ? Pode se pedir a qualquer hora do dia ?
Essa parte do quanto mais velho melhor pode aplicar-se a muita coisa, mas a um Leaf, e mesmo a um i-MiEV, definitivamente não.

No meu caso, poupo cerca de 1800€/ano.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 29 jan 2014, 22:18

rdias Escreveu:Já alguém pensou ou se deu ao trabalho de fazer as contas de poupança relativamente aos vossos antigos carros ? Se um dia o valor de retoma for justo poderá ser o melhor negocio de uma vida. Parabéns por provar mais uma vez que o leaf quanto mais velho melhor.

Como conseguiu tao cedo o acesso aquela tomada ? Foi o segurança ? Pode se pedir a qualquer hora do dia ?
Em relação às poupanças, que segundo oe meus cálculos se encontram na casa dos € 7,501.60, mantenho uma folha excel sem grande apresentação que vou partilhar convosco a partir deste momento para terem ideia das poupanças obtidas...depois comentem ou coloquem dúvidas se não entenderem algum do meu racional uma vez que é para meu uso que foi criada

https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... _web#gid=0

Em relação ao aceso à tomada entrei em contacto com as informações do Fórum Montijo Balcão de Informações. Tel: 21 230 78 00. Domingo a Quinta-feira onde obtive o numero do Centro de Operações do Forum Tel: 21 230 78 02 que funciona 24H e contei das minhas necessidades que foram de imediato aceites. Sublinho que o Forum tem feito tudo para a EDP reparar o posto da Magnum Cap ao ponto de já se terem exaltado com os mesmos pois 2 meses é inaceitável para um posto tão essencial que anda naquela zona.

Agadeço comentários e questões

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por Malm » 29 jan 2014, 22:21

mjr Escreveu:Muito bom, apesar da degradação da bateria há uma apuração do condutor que permite equilibrar a balança. Os 3,64v da célula mais fraca significam pelo menos mais 2kW.h de energia. Provavelmente 21kW.h de 0 a 100% que é o que o meu teria se não fosse as células fracas. 21/25 dá 84%.
Convém referir que essa apuração/experiência do condutor passa muito para andar mais devagar.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por lmlr » 29 jan 2014, 22:28

Também me quer parecer que a EDP e outros já devem estar fartos com a fragilidade dos postos, é impressionante.

prgc
Proprietário Leaf
Mensagens: 259
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
Localização: Mafra

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por prgc » 29 jan 2014, 22:31

ruimegas, parabéns pela eficácia e eficiência! :)
Malm Escreveu:
rdias Escreveu:Já alguém pensou ou se deu ao trabalho de fazer as contas de poupança relativamente aos vossos antigos carros ? Se um dia o valor de retoma for justo poderá ser o melhor negocio de uma vida. Parabéns por provar mais uma vez que o leaf quanto mais velho melhor.

Como conseguiu tao cedo o acesso aquela tomada ? Foi o segurança ? Pode se pedir a qualquer hora do dia ?
Essa parte do quanto mais velho melhor pode aplicar-se a muita coisa, mas a um Leaf, e mesmo a um i-MiEV, definitivamente não.

No meu caso, poupo cerca de 1800€/ano.
A minha poupança está entre os 3000€ e os 4000€/ano. O valor mais baixo que me lembro de ter gasto em combustível foi 250€/mês, mas houve meses a gastar 400€... Com as distâncias que percorria, a carrinha precisava de 2 revisões por ano. Aliás, no mês de dezembro fiz 3000K no Leaf! Se tivesse feito no meu CI seriam 300€ em gasóleo.
No outro dia tava a fazer contas e cheguei a um número curioso: para que um CI a gasóleo ficasse equiparado a um EV, o litro de gasóleo teria que custar 0.25€ :shock:
Para mim tá a compensar muito!
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 29 jan 2014, 22:56

prgc Escreveu:ruimegas, parabéns pela eficácia e eficiência! :)
Malm Escreveu:
rdias Escreveu:Já alguém pensou ou se deu ao trabalho de fazer as contas de poupança relativamente aos vossos antigos carros ? Se um dia o valor de retoma for justo poderá ser o melhor negocio de uma vida. Parabéns por provar mais uma vez que o leaf quanto mais velho melhor.

Como conseguiu tao cedo o acesso aquela tomada ? Foi o segurança ? Pode se pedir a qualquer hora do dia ?
Essa parte do quanto mais velho melhor pode aplicar-se a muita coisa, mas a um Leaf, e mesmo a um i-MiEV, definitivamente não.

No meu caso, poupo cerca de 1800€/ano.
A minha poupança está entre os 3000€ e os 4000€/ano. O valor mais baixo que me lembro de ter gasto em combustível foi 250€/mês, mas houve meses a gastar 400€... Com as distâncias que percorria, a carrinha precisava de 2 revisões por ano. Aliás, no mês de dezembro fiz 3000K no Leaf! Se tivesse feito no meu CI seriam 300€ em gasóleo.
No outro dia tava a fazer contas e cheguei a um número curioso: para que um CI a gasóleo ficasse equiparado a um EV, o litro de gasóleo teria que custar 0.25€ :shock:
Para mim tá a compensar muito!
É isso ai.... o tempo a mais que se demora a chegar aos locais mais longinquos é absolutamente compensado com esse tipo de racional e outros factores tipo conforto e a sensação de estar efectivamente a gastar pouco quer do bolso quer ao planeta.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por Malm » 29 jan 2014, 23:21

Ora lá vou eu mais uma vez ser do contra, que estou a ver entusiasmo a mais - isto não é assim tão maravilhoso. O ruimegas fez, sim senhor, a viagem do Montijo até Évora com a folga que convém, mas há dois anos ia a 80 km/h, agora se quer lá chegar com a mesma carga de antigamente tem de ir a 70 km/h. O prgc diz que poupa 3.500 € por ano e, sim senhor, só pode ser verdade, mas a fazer a quilometragem que faz por ano, a taxa de degradação do Leaf dele vai ser claramente superior à dos restantes, e os 100.000 km da garantia das baterias vão-se em 3 anos. O Leaf do prgc pode, daqui a três anos, ter a sua autonomia reduzida em 70%.

Eu conheço muito bem as virtudes dos VE. Tão bem como os defeitos.

"É isso ai.... o tempo a mais que se demora a chegar aos locais mais longinquos é absolutamente compensado com esse tipo de racional e outros factores tipo conforto e a sensação de estar efectivamente a gastar pouco quer do bolso quer ao planeta." 100% a favor.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 29 jan 2014, 23:27

Malm Escreveu:Ora lá vou eu mais uma vez ser do contra, que estou a ver entusiasmo a mais - isto não é assim tão maravilhoso. O ruimegas fez, sim senhor, a viagem do Montijo até Évora com a folga que convém, mas há dois anos ia a 80 km/h, agora se quer lá chegar com a mesma carga de antigamente tem de ir a 70 km/h. O prgc diz que poupa 3.500 € por ano e, sim senhor, só pode ser verdade, mas a fazer a quilometragem que faz por ano, a taxa de degradação do Leaf dele vai ser claramente superior à dos restantes, e os 100.000 km da garantia das baterias vão-se em 3 anos. O Leaf do prgc pode, daqui a três anos, ter a sua autonomia reduzida em 70%.

Eu conheço muito bem as virtudes dos VE. Tão bem como os defeitos.

"É isso ai.... o tempo a mais que se demora a chegar aos locais mais longinquos é absolutamente compensado com esse tipo de racional e outros factores tipo conforto e a sensação de estar efectivamente a gastar pouco quer do bolso quer ao planeta." 100% a favor.
Tens razão na generalidade mas tenho de discordar num ponto que foi eu não diminui a velocidade, leia-se 100 a 105 kms a descer e minimo 65 a 70 kms a subir as mais dificeis.

No fim chego é com menos kws disponíveis porque se bem me lembro sempre gastei na ordem dos 12 a 13 kwh cada 100 kms.

Enfim é só a minha sensação que não difere assim tanto da tua.

Já agora acrescento que a técnica que utilizo para controlar o consumo baseia-se em cumprir estritamente as seguintes regras:

1 - Nunca ultrapasso as duas bolas de consumo a não ser que baixe dos 60 kms por hora a subir e só o tempo necessário para voltar às duas bolas de consumo, preferencialmente uma bola ou seja neutro evitando regenerar.

2 - outro guia visual que utilizo é o do consumo que faz crescer as eco árvores baseado na barra que circunda as árvores que vão sendo feitas que é não deixar ela recuar mais de dois traços.

Estas são técnicas fáceis de usar e que desde que não afectem o trânsito a mim me têm dado bons resultados.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por Malm » 29 jan 2014, 23:50

As minhas contas baseiam-se na informação dada de saída do Montijo às 9:04 e chegada às 10:50. Se são 104 km, então a média de velocidade não chega a 60 km/h. Isso não é compatível com ir a 100 km/h a ir a 65 km/h a subir. Mas pelo perfil do percurso, então foi bem mais tempo a 65 km/h do que a 100 km/h, e já não é assim tão discrepante. O que me parece é que num VC, a maioria de nós faria esse percurso em menos de uma hora. Agora, eu não teria qualquer dúvida em escolher o VE para fazer essa viagem, aliás escolho o VE para fazer viagens ainda maiores, e não estou a dar novidade nenhuma.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”