Página 5 de 31
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Enviado: 19 ago 2021, 14:24
por rjspedition
De regresso, e mais umas voltinhas com mais um cromo para a nossa colecção: Alpiarça.
Regresso com ponto de paragem no PCR do Lidl de Santarém em viagem que correu sem qualquer stress. O carregamento foi feito enquanto se fazia umas compras e saímos com mais carga do que era efetivamente necessário: 89%.
A N3 foi feita com grande prazer a velocidades a rondar por vezes os 90 km/h onde
permitido, já na A1 o sentimento é que acima dos 90/100 a bateria "desaparece", daí ter algum receio de imprimir algum andamento e limite a velocidade. Com o tempo deve passar.
Em relação a carregamento quando carregas a 100% os últimos 45m/30m (98%/100%) a quantidade de energia que o carro puxa não é uniforme, existem oscilações.
Correcto, era isso que esperava, mas o valor total carregado entre as 7:00 e as 8:00 é superior até ao valor que passou pela tomada das 6:00 às 7:00, o que esperava era um valor inferior como sinal que tinha chegado aos 100% e tinha terminado.
Já voltei a fazer o exato mesmo percurso após o situação idêntica:
- Capturar2.JPG (43.52 KiB) Visto 3633 vezes
Sem abrandar na hora final e carro marca novamente 100%, sem o meter a carregar após as compras matinais e com o mesmo tipo de andamento chego ao final com menos 1km percorrido mas menos 5% de bateria. Obviamente que existem bastantes variáveis que não controlo, mas, estará o carro por algum motivo a calcular mal os 100% que apresenta?
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Enviado: 19 ago 2021, 22:25
por rjspedition
Entretanto um "mea culpa" e alguma irresponsabilidade da minha parte.
Ao rever a ligação da tomada onde carregava o carro reparei que esta estava "pendurada" a um disjuntor de 10A com condutor de secção de 1.5mm2.
Como já tinha por aqui o material, nem era tarde nem cedo, vamos iniciar a ligação à parede exterior com diferencial próprio e descarregador de sobretensão, já que tivemos por aqui casos de material danificado por picos de corrente por mais do que uma vez.
Vai ficar para já apenas a 2.5mm2, já que não vou alterar na coluna do prédio do meu quadro do apartamento para a garagem e aqui infelizmente está também apenas a 2.5mm2.
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Enviado: 20 ago 2021, 14:35
por rjspedition
Das pequenas coisas que me irritam no Leaf
I : Se eu quiser bloquear o comando do vidro eléctrico nas portas para o meu filho não o abrir em demasia nem com o comando na porta do condutor ele dá para controlar.
II : Acima de 93% Não há qualquer regeneração digna desse nome.
Entretanto ontem chegámos a casa com 6%.
Com o carro a carregar até ao fim o Shelly contabilizou 24,41 kWh.
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Enviado: 20 ago 2021, 16:35
por frankesousa
rjspedition Escreveu: ↑20 ago 2021, 14:35
Das pequenas coisas que me irritam no Leaf
I : Se eu quiser bloquear o comando do vidro eléctrico nas portas para o meu filho não o abrir em demasia nem com o comando na porta do condutor ele dá para controlar.
II : Acima de 93% Não há qualquer regeneração digna desse nome.
Entretanto ontem chegámos a casa com 6%.
Com o carro a carregar até ao fim o Shelly contabilizou 24,41 kWh.
Nem o passageiro consegue abrir o dele
Eu já estou treinado para desbloquear -> mexer no vidro -> bloquear
Quanto a regeneração, é sinal que a Nissan te deixa usar a bateria toda, o que para mim está bem.
Os que regeneram é porque a marca te esconde e inutiliza um pedaço da bateria, o que eu não acho bem.
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Enviado: 21 ago 2021, 19:48
por ricardopereira
rjspedition Escreveu: ↑20 ago 2021, 14:35
II : Acima de 93% Não há qualquer regeneração digna desse nome.
O Caetano E-Citygold também só começa a regenerar aos 97%.
O Soul nem sei porque nunca carreguei até aos 100%.
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Enviado: 24 ago 2021, 23:11
por rjspedition
rjspedition Escreveu: ↑20 ago 2021, 14:35
Das pequenas coisas que me irritam no Leaf
III - Para quê ter dois conta km parciais se nenhum faz reset automaticamente após paragem prolongada ou após carregamento acima de 80%, por exemplo??
Entretanto hoje calculei mal uma viagem no Plugshare, com uma saída prevista de 133km com duas subidas da A8 até à A21.
Um ponto do percurso fora da ordem certa resultou em 20km a mais no fim do dia. A sair do Olival de Basto com 28% da bateria, 124 km percorridos e 52 km de autonomia estimada, não confiei que o carro fosse capaz de fazer a viagem de 27 km a subir a A8: optei por um ritmo não demasiado comedido na N8 dado que havia hora de chegada a cumprir.
Chegado ao fim do dia:
(passou a ---- quando baixou de 6%)
Os 23% utilizados da bateria corresponderam a 28,7 km, e com este foi o segundo dia quase até zero, sem carregar no exterior.
Amanhã regressará ao ritmo laboral, mais calmo.
Foram umas férias engraçadas de eléctrico!
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Enviado: 25 ago 2021, 09:34
por Nonnus
rjspedition Escreveu: ↑20 ago 2021, 14:35
III - Para quê ter dois conta km parciais se nenhum faz reset automaticamente após paragem prolongada ou após carregamento acima de 80%, por exemplo??
Imagina o seguinte. Trip A queres fazer a contagem do total de KM andados durante uma semana. Não fazia sentido ele "resetar" sozinho se durante essa semana carregasses acima dos 80%. Ias perder a informação.
Trip B querias saber quantos KM ias fazer num mês.
Em relação aos tracinhos o carro ainda faz alguns KM, afinal ainda lá estão 6%. Quando isso acontece é bom ter o Leafspy ligado para veres quantos kWh ainda existem na bateria.
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Enviado: 25 ago 2021, 15:43
por BrunoAlves
No meu se há coisa que me irrita solenemente é ele limpar automaticamente um contador com cada carregamento e outro com cada vez que se "liga" o carro
O que eu não dava por um reset manual apenas
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Enviado: 25 ago 2021, 15:49
por Nonnus
BrunoAlves Escreveu: ↑25 ago 2021, 15:43
No meu se há coisa que me irrita solenemente é ele limpar automaticamente um contador com cada carregamento e outro com cada vez que se "liga" o carro
O que eu não dava por um reset manual apenas
O teu Tesla faz isso? Tenho ideia de quando andei no 75D ele ficou com acumulado dos dias em que andei com o carro.
Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition
Enviado: 25 ago 2021, 16:03
por BrunoAlves
Yup, faz