Página 5 de 61

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 17 mai 2018, 12:36
por Nonnus
Achas que é mais vantajoso fazer troços mais pequenos, estando menos tempo a carga, e como consequência fazendo mais uma paragem? Ou achas que essa opção é melhor porque a ultima parte da viagem (Coimbra -> Viseu) iria ter uma redução de 24km?

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 17 mai 2018, 13:00
por santanamos
Sou da mesma opinião pelas dois motivos. Paragens mais curtas e poupa esses 24km até Viseu.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 17 mai 2018, 13:09
por jfr2006
Acima de tudo porque a minha experiência (se bem que em AE não sou capaz de fazer ritmos abaixo dos 100km/h), de Aveiras a Pombal é muito esticado. Também o percurso até Viseu não é fácil, mesmo doseando o pedal.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 17 mai 2018, 17:11
por pemifer
Eu prefiro parar mais vezes menos tempo.
Até porque carregas mais energia em 2 vezes 15 minutos do que em 1 vez 30 minutos.
A experiência que tenho é que consigo carregar a mesma energia de 1 vez 30 minutos em 2 vezes 10 minutos.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 17 mai 2018, 17:30
por BrunoAlves
Depende do perfil de carga dos carros. Os de 24kWh começam a reduzir a potência logo por volta dos 50%, os de 30kWh já se mantêm a fundo até cerca dos 80%.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 17 mai 2018, 18:01
por Nonnus
Sim tenho essa experiência. Da ultima vez que usei um PCR já estava acima dos 80% e continuava a receber acima dos 40kw, até referi isso no tópico aqui no fórum.

Se bem me lembro, comecei a carga com 5 barras de temperatura e acabou com 6.

BrunoAlves, na tua opinião no meu caso (Leaf 30KWh) é um pouco indiferente?

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 17 mai 2018, 18:15
por BrunoAlves
A melhor opção, para mim, é aquela que me garante menos tempo de paragem total e mais carga no destino (se não tiver onde carregar por lá).
Para a tua viagem, eu faria Santarém - Coimbra. Sendo que Coimbra é um PCR de cidade, já sabes que a probabilidade de gramar seca à espera de vez é alguma...
Outra hipótese seria parares em Pombal (e podias ir à velocidade que quiseres até lá) em vez de Coimbra, depois ires almoçar ao Forum Coimbra em vez do PCR e carregar lá a 6,6kW. 2h ali e deves estar a 100% pronto para seguir.

edit: até me esqueci de te responder :P
Nonnus Escreveu:BrunoAlves, na tua opinião no meu caso (Leaf 30KWh) é um pouco indiferente?
Sim. O meu baixa para 22kW acima dos 80%, são 7-8 minutos a esta potência até se desligar aos 94%. Se não tiver ninguém a seguir para carregar prefiro usar estes 8min e sair com mais carga do que eventualmente ter de voltar a parar para repor estes 14% a 50kW (o saldo de tempo são mais 4min carregando, não é relevante).
Num Leaf de 24kWh a ginástica necessária é outra ;)

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 05 jun 2018, 14:07
por Nonnus
Estive a rever a hipóteses da viagem e em principio será Vendas Novas -> PCR de Santarém 106km sendo que até Santarém vou por estradas secundárias. PCR Santarém -> PCR Pombal 80km

PCR Pombal -> Viseu 140km acho que vai ser esticado devido ser sempre a subir, em todo o caso 24km antes de Viseu existe uns carregadores de 22KWh.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 08 jun 2018, 12:47
por Nonnus
Amanhã vai ser o grande dia :)

Trajecto Vendas Novas Viseu <- Quem quiser dar alguma dica, não se acanhem.

O facto do estarem assinalados esses PCR´s não quer dizer que seja onde eu vou parar, é só para o caso alguma coisa não corra como o previsto.

Tenho uma estimativa, se tudo correr bem, fazer a viagem em 5 horas.

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Enviado: 08 jun 2018, 13:22
por migle
Interessante, nunca tinha pensado na estrada das Cortiçadas como maneira de cortar caminho. Perspectivas! Estou formatado para passar por Lavre.

É curioso que são só 311km e nem é o caminho mais curto. Enquanto não acabarem de pôr os PCRs na N2 terá de ser assim (não há de faltar muito...).

PS: A propósito, tens um PCR em Abrantes (aliás, 2). Já lá carreguei, é óptimo não tem ninguém. Bem sei que a estrada é sinuosa demais...